Ideia Consultoria Empresarial e Treinamentos

Quando e como planejar meu tempo?

Porque temos a impressão que o tempo passa cada vez mais rápido? Simples, porque temos excesso de compromissos, volume de trabalho acima do que podemos realizar um número elevado de eventos, em suma, precisamos dividir nosso tempo entre trabalho, lazer, família, leitura, estudar, dormir, meditar, comer etc.

No Brasil comenta-se que o país começa a funcionar somente depois do carnaval, discordo disso, porque estamos dizendo que vamos perder 42 dias do ano até este evento chegar. Empresas, colaboradores, institutos, igrejas, nada pode parar. Precisamos rever esta prática no Brasil se queremos ser uma economia consolidada e produtiva.

Como fazer então para termos mais tempo e produtividade? A principal forma de fazer isso é gerenciar o tempo com um bom planejamento, essa simples palavra significa ações que tomamos para atingir um determinado objetivo ou um processo de programação do que iremos fazer para alcançar um resultado futuro, em outras palavras, planejar é pensar antes de fazer.

Se planejar traz benefícios tais como aumento da produtividade e da qualidade, porque não praticamos? Porque temos medo da incerteza quanto ao futuro, desconfiamos, duvidamos, não temos o hábito da programação futura e sim de “consertar” o rumo do presente. Não recebemos isso como família, como empresa e como pessoa. Existe uma aversão natural das pessoas quanto a planejamento futuro.

Então antes de falarmos quando devemos iniciar um planejamento, entendo que cada um deve querer mudar seus hábitos e desejar mudar para planejar, pois do contrário nenhuma técnica e/ou ferramenta poderá ajudar neste processo de projeção futura. Começa em cada um de nós a vontade de mudar para planejar.

Mas quando devo começar a planejar, a resposta é hoje, agora… quanto antes começar, mais cedo perceberá os benéficos do que estará fazendo para sua vida pessoal e empresarial.

Como fazer um planejamento pessoal?

A primeira etapa é definir uma missão pessoal, em outras palavras, qual será sua contribuição que deixará no tempo que viver? A missão fala da causa que cada um de nós tem e luta por acontecer, reflete nosso desejo, por exemplo: A missão de uma professora é educar alunos formando bons cidadãos, já a missão de um profissional de finanças é promover a saúde financeira das organizações. Já parou pra refletir que cada um de nós tem uma contribuição para este mundo e a definição desta vai dar forma para gerenciarmos o nosso tempo.

A segunda ação a fazer é começar a definir quais são os papéis que exerce no dia a dia, por exemplo: Pai, professor, amigo, esposo (a), líder de uma instituição, etc. Em outras palavras quais são os papéis desempenhados no dia a dia.

A terceira etapa consiste em quantificar o tempo, ou seja, calcular em função do que tem de missão e papel qual o tempo destinado para cada uma destas atividades, é necessário fazer uma agenda de segunda a domingo, dimensionando simplesmente tudo. Após isso basta fazer uma análise de como tem gerido o tempo e quais são as prioridades atuais, conferindo se atendem a sua missão de vida. Calcular o tempo é fundamental para entender o que fazemos, quando fazemos e onde fazemos.

Finalizando será necessário re-planejar o tempo utilizando três critérios básicos: atividades que são importantes, urgentes e circunstanciais. A atividade importante tem a ver com aquilo que temos de prioridade para a vida, ações que geram satisfação pessoal e empresarial.  Já atividades urgentes ocorrem pela falta de planejamento, não cumprimento de prazos e acabam minando o tempo daquilo que hora fora importante. Já as circunstanciais são atividades que fogem da programação, uma reunião de ultima hora, uma atividade não prevista.

Utilizando os três critérios como análise será mais fácil ter uma agenda que proporcione qualidade de vida e um bom planejamento pessoal.  O resultado será um gráfico que atenda a suas prioridades identificadas na sua missão, aplicando isso teremos mais tempo para renovar os pensamentos e gerar novas ideias e a realização de novos sonhos.

Lembre-se, a decisão de planejar pode ser tomada com a leitura deste artigo, mas o tempo e os velhos hábitos vão lutar contra isso, por isso mantenha firme seus propósitos e viva melhor com a aplicação destas recomendações para uma vida com mais tempo.

Maicon Putti

Consultor Empresarial

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

Search

Compartilhe

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos