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Funil de Vendas: Como implementar e analisar para aumentar suas vendas

Você já conhece esta estratégia de gestão de vendas? Entenda melhor como funciona o funil de vendas, tenha mais público e converta visitantes em compradores. A seguir você verá o que é, quais são as etapas e como o utilizar o funil de vendas a seu favor.

Afinal, o que é o Funil de vendas?

Funil de vendas é uma descrição, em forma de etapas, de quais são os passos que o cliente passa desde o primeiro contato até a decisão de compra. Ao entender melhor este processo, você será capaz de desenvolver gatilhos e estratégias de vendas mais eficazes para captar mais clientes compradores.

Também conhecido como papeline, nada mais é do que uma estratégia para evitar a evasão do cliente, que é aquele que entra em contato com a marca, mas não efetua a compra. O principal objetivo do funil de vendas, portanto, é diminuir esta evasão agindo de forma proativa, adiantando demandas e trazendo soluções.

Quando bem aplicado, pode fazer grande diferença no seu faturamento de vendas e te auxiliar a bater as metas e até ultrapassa-las. Veja mais informações sobre esta estratégia de gestão de vendas a seguir.

Como funciona o Funil de vendas?

Ele divide os seus clientes em 3 etapas: Topo, meio e fundo. Cada uma delas descreve uma das fases que o cliente passa antes de tomar a tão esperada decisão de compra.  A principal funcionalidade do funil de vendas é te levar a interferir nestas etapas para que um número maior de meros espectadores se torne compradores de fato, ou seja, passe do topo para o fundo do funil.

Etapas do Funil de Vendas

Veja quais são estas etapas, as suas características e entenda qual é a importância e aplicação desta estratégia para sua empresa.

Topo do Funil

O topo do Funil de vendas é a parte mais larga do funil, este estágio inicial é o primeiro contato do cliente com sua empresa. Este é momento de atrair o cliente para olhar para sua marca ou produto, para que mais tarde, através do relacionamento o fazer ir descendo no funil até que tome a decisão de compra.

Quanto maior for o alcance do topo do funil, mais pessoas poderão chegar ao fundo do funil, mas nem por isso, basta produzir qualquer coisa e otimizar as visualizações. Você deve chamar a atenção positiva do seu cliente, oferecendo algo de que ele precise e ir estreitando seu relacionamento até que seja possível concretizar a venda.

Existem diversas estratégias de topo de funil, entre elas estão anúncios pagos em meios de comunicação e internet, onde grandes massas têm acesso à sua marca. Outra tática de topo de funil é a produção de conteúdo (inbound marketing), para educar o seu cliente e demonstrar que você tem autoridade no assunto em que ele tem necessidade. É possível aliar as duas estratégias.

Meio do Funil

Infelizmente, muitos erram nesta parte do funil. Já que, a maior parte dos empreendedores já sabe são necessários métodos de divulgação, e também não é novidade que é fundamental transformar isto em vendas. Entretanto, muitos negligenciam justamente a etapa intermediária, o faz com que possíveis clientes abandonem a ideia (ainda que remota) de adquirir o produto ou serviço.

É neste momento (no meio do funil) que um potencial cliente ou curioso considera que seu serviço ou produto pode solucionar seu problema. É nesta fase que você deverá fornecer mais informações sobre sua marca ou solução, é aqui que você quebra as objeções e demonstra que a sua oferta resolve o problema ou necessidade do cliente.

As estratégias de meio de funil, podem ser newsletters com e-mails explicativos, contato diretamente com cliente com ligações, e-mails ou calls pelo Skype; quando você, de alguma forma, retira as possíveis dúvidas do seu cliente possa ter.

Fundo do funil

O principal objetivo desta fase é levar o seu cliente ao checkout, adquirir o seu serviço ou produto, é quando (aquele que era) um simples visitante resolve tomar a decisão de compra. Mas, para passar do meio para o fundo do funil, o cliente, além de perceber a necessidade, deverá avaliar que a sua empresa é de fato, a melhor solução. Este é, portanto, o principal desafio desta fase.

Quando você está trabalhando com o fundo de funil você precisa ser direto, claro, convincente e objetivo. Pois, é agora que o seu cliente vai avaliar seus concorrentes também, então, esta é a hora de reforçar a sua autoridade no assunto, mostrar cases de sucesso, demostrar com fatos as vantagens da sua empresa, entre outros.

Existem diversas estratégias para o fundo do funil, entre elas podemos citar: cupons de ofertas, amostras, conteúdo mais técnico, oferecer mais formas de pagamento, período de demonstração, frete grátis, e outros. A intenção aqui é dar o toque que faltava para seu cliente tomar a decisão final.

Como aplicar esta estratégia de vendas na minha empresa?

Vimos até aqui diversas estratégias para implementar o funil de vendas e tornar visitantes em compradores. Agora, o primeiro passo é reavaliar os seus processos e reorganizar ou mudar as técnicas utilizadas até aqui. Neste momento,  uma ajuda profissional pode te auxiliar a passar por este processo de uma forma mais suave e eficaz.

Podemos dizer que o topo do funil são todos os negócios que chegam a sua empresa, cerca de 30% deles, vão para o meio do funil, e do meio para o fim do funil passam outros 30%.  Esta porcentagem é geral, e pode funcionar diferente no seu negócio.

Se você está precisando bater as metas, invista nos clientes que estão no fim do funil, onde os contatos estão prontos para fechar o negócio, pois isto fará com que seja  muito mais fácil chegar ao seu objetivo. Outra informação importante é que você não esqueça do pós-venda, já que é bem mais barato manter um cliente do que conquistar outro.

Conclusão

Enfim, neste artigo você descobriu como funciona esta estratégia de vendas que pode te auxiliar a tornar visitantes em compradores ativos. Também vimos qual é a ideia central de um funil de vendas e como ele pode ser útil para seus negócios. Quer saber mais sobre o assunto? Conheça os serviços da Consultoria Ideia e descubra como podemos te ajudar!

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