Ideia Consultoria Empresarial e Treinamentos

5 dicas para fazer uma gestão de estoque eficiente

gestão de estoque

A preocupação com a gestão de estoque é comum às pequenas, médias e grandes empresas. Isso porque o estoque impacta diretamente nas vendas e no faturamento. Além dos custos e do impacto que pode causar em uma linha de produção, por exemplo.

Por isso, errar no gerenciamento do estoque compromete muitos outros aspectos da empresa. Afinal, o controle garante a redução de perdas e danos, além de garantir mais eficiência.

Antes de falarmos sobre como otimizar a gestão de estoque, vamos explorar um pouco do que de fato representa essa área da gestão empresarial.

Etapas de qualquer gestão de estoque eficiente

O primeiro passo para uma gestão correta de estoque é identificar as particularidades e necessidades do processo no caso da sua empresa. Já que o estoque “depende” de cada modelo empresarial.

Depois, conforme a demanda de cada processo, pode-se determinar o nível de estoque. O segundo passo é a definição de estoque, que pode ser diferente em cada caso.

O terceiro passo consiste em mapear fluxos de entradas e saídas, de maneira macro e também dos processos. Assim, os gestores saberão as demandas de cada operação.

Esses passos são comuns à gestão de estoque da maioria das empresas. E você pode conferir mais sobre esse assunto em outro post:

Como Minimizar Seus Níveis de Estoque

Entendendo essas etapas,, é possível aplicar as dicas de otimização de gestão de estoque que vou te mostrar agora:

Como otimizar a gestão de estoque em 5 dicas:

gestão de estoque

#1 Planejamento de Controle e Produção

Seu ponto de partida deve ser o planejamento de controle e produção (PCP). A adequação do PCP garante que não ocorra a superprodução ou escassez. Se for o caso de os níveis de estoque intermediários de processo já estarem elevados, deve-se estabelecer indicadores de desempenho que monitorem níveis adequados.

A análise de tudo isso só será viável com o PCP adequado. Com isso, deve-se comunicar o comercial, visando garantir a maior integração possível das demandas, sem impactos negativos.

#2 Identificação dos tipos e níveis de estoque

Dada a evidente necessidade de integrar os processos relacionados a produção e estoque de maneira uniforme com todos os setores envolvidos, a segunda dica é a correta identificação dos tipos e níveis de estoque.

Além de um bom mapeamento de fluxo de processos, para que seja possível monitorar indicadores de desempenho fidedigno, como comentamos na dica anterior.

Entenda os tipos de controle

Os tipos de controle podem ser classificados por periodicidade, mensuração ou modelo de gestão de estoque. Com relação a periodicidade, pode ser:

  • Temporário
  • Permanente

A mensuração pode dividir o estoque entre físico e valor monetário. E os modelos podem variar também: curva ABC, revisão periódica, etc.)

#3 Qual a ferramenta/modelo ideal de estoque para o seu negócio?

Vale mencionar que é inútil aplicar um modelo de gestão de estoque se as dicas anteriores, que são pilares para o gerenciamento, não forem aplicadas de forma coerente.

O modelo ideal de estoque para o seu negócio será identificado junto ao Planejamento de controle e produção, que evidenciará as especificidades do seu caso.

#4 Automatize o controle com um sistema de gestão de estoque

Uma dica que pode parecer óbvia para você, mas que pode não ser para outras pessoas. Mesmo que os processos manuais já tenham servido para diversos objetivos, atualmente a necessidade de contar com softwares automáticos é uma realidade.

Sem isso, e especialmente nas empresas grandes, é impossível implementar um modelo de gestão de estoque sistemática e eficiente.

#5 Melhorias na Definição de processos e responsabilidades

Por fim, um erro comum a muitos negócios é não garantir que a gestão de estoque tenha uma boa definição de processos e responsabilidades. Em muitos casos, funcionários de outros setores ou pessoas não responsáveis pelo gerenciamento de estoque estão envolvidas nos processos.

Isso faz com que a gestão perca o controle de certas entradas e saídas, além de ampliar uma rede de informações não sistemática, o que pode causar confusões.

Com essas dicas, é possível qualificar qualquer gestão de estoque. São dicas que contemplam as minúcias de cada contexto empresarial. Fator fundamental no gerenciamento otimizado.

Faça nosso diagnóstico empresarial gratuito e descubra pontos de melhoria para sua gestão:

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

Search

Compartilhe

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos