Ideia Consultoria Empresarial e Treinamentos

O que é CRM e como ele ajuda empresas? Descubra agora

O que é CRM e como ele ajuda empresas? Descubra agora

Entender o que é CRM é fundamental para todas as pessoas que desejam ter uma empresa sempre em desenvolvimento. Entretanto, muita gente ainda tem dúvidas e não sabe exatamente o que é CRM.

O CRM é um tema de extrema importância porque elas possuem ligação direta no relacionamento entre cliente e empresa. 

Por isso, se você possui um negócio próprio e quer desenvolvê-lo corretamente, precisa entender o que é CRM e encontrar uma  Hospedagem de site. Especialmente por causa do crescimento das empresas no mercado digital.

Diante dessa importância, preparamos esse conteúdo com as principais informações para você compreender melhor o que é CRM. Sendo assim, continue sua leitura a seguir!

Afinal, o que é CRM? 

Primeiro, para você entender o que é CRM é preciso saber o que significa a sigla, correto? Então, CRM significa Customer Relationship Management, e em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Essa gestão é um sistema que permite organizar todos os detalhes de um contato que um consumidor tem com o vendedor de um negócio. No entanto, é necessário saber que o CRM vai além de uma plataforma.

Para você compreender o que é CRM, pense em uma plataforma que analisa e gerencia as interações, antecipa as necessidades dos clientes dentre outras funções. Assim, você pode personalizar campanhas e consequentemente aumentar a rentabilidade do negócio.

Entenda como é a operação do CRM

O CRM pode operar de duas formas, na nuvem ou no computador. No entanto, você precisa saber que o armazenamento na nuvem é mais moderno e prático, pois não requer compra de servidores nem manutenção de equipe de TI.

No software armazenado na nuvem, você pode acessar seu material por meio de dispositivos móveis ou navegador. Dessa maneira é possível ter mais flexibilidade no acesso, para acompanhar os contatos de qualquer local.

Além disso, no armazenamento de nuvem você terá mais segurança, redução de custo e processos que otimizam seu tempo, por exemplo, a atualização automática. Com esses benefícios as informações do cliente ficam mais organizadas.

A importância do CRM e seus benefícios

Com a utilização do CRM você acaba com o trabalho feito de forma manual que seus colaboradores realizam no seu negócio. O software vai organizar e centralizar as informações de todos os leads do seu negócio.

Essa organização deixa esses dados mais acessíveis para você e para toda a sua equipe de colaboradores. Com isso, os processos da empresa ficam mais otimizados, e com processos de vendas mais simplificados.

Fora isso, o CRM faz com que você esqueça antigos formatos de análises e anotações do comportamento do cliente, como blocos de anotações e planilhas. 

Essa otimização de processo vai ajudar a gerar mais valor para os clientes em potencial, organizar processos, aumentar vendas, dentre outros benefícios.

Organização e controle

Como falamos anteriormente, planilhas e sistemas internos com pouca flexibilidade prejudicam o acompanhamento de leads. Por isso, com o CRM, elas se tornam desnecessárias.

Ao compreender o que é CRM consequentemente você vai entender que essa plataforma ajuda na organização das informações e no processo de vendas. E isso é possível ser feito em tempo real.

Dessa maneira, é fácil ter uma visão clara de todas as fases de negociação com o cliente em potencial e fechar a venda.

Dados reunidos em um só lugar

Com o CRM, você terá as informações centralizadas em um só local, e todos esses dados de forma organizada. Assim, todos os colaboradores dentro da empresa poderão acessar esses dados por meio da plataforma.

Entre eles estão informações de contato, como telefone e e-mail. Porém, também podem ter informações mais específicas, como o histórico das atividades da sua empresa, com pessoas que já realizaram a compra do seu produto.

Fidelização de cliente

Atualmente, com a concorrência cada vez mais acirrada, garantir a fidelização do cliente é um ponto chave para ter uma empresa de sucesso. Portanto, se algum cliente comprou seu produto ou serviço, você precisa conquistar esse consumidor. 

O CRM pode auxiliar você nesse processo de fidelização. Com os dados do CRM, você vai saber quais produtos e serviços vão se adequar às necessidades do perfil do consumidor. 

Vale lembrar que quanto mais informação do cliente você tiver, mais personalizada será sua abordagem.  

Aumento de vendas

Com o CRM o time de vendas pode realizar o processo de vendas por meio de um único lugar. 

Geralmente, as plataformas integram calendário, software e e-mail de uma maneira que os colaboradores realizem o processo sem perder tempo no processo.

Saiba quais são os tipos de CRM

Agora que você já entende o que é CRM, é preciso entender quais os tipos de CRM que existem. Basicamente são 4 tipos de CRM, e para entender melhor cada um deles, veja a seguir!

CRM Operacional

O CRM Operacional é o responsável por todo processo que possui relação com a captação de informações necessárias para o CRM Analítico. É por meio do CRM Operacional que são feitas as formas de contato com o cliente.

No CRM Operacional é possível pegar o feedback do cliente, processar e encaminhar para o CRM analítico.

CRM Analítico

Esse CRM é responsável pela análise de informações dos clientes. O objetivo desse CRM é analisar todas as informações de clientes. Com as informações do CRM Analítico é possível identificar particularidades de cada cliente potencial.

Assim, é possível segmentar ainda mais a comunicação e atingir o público que procura a solução que seu produto ou serviço oferece.

CRM Colaborativo

Por meio do CRM Colaborativo as equipes colocam em ação todo o conhecimento que obtiveram em informações do cliente. Todos os canais que realizam contato entre cliente e a empresa fazem parte desse CRM.

CRM Estratégico

No CRM Estratégico as metas e objetivos são feitas dentro do processo de vendas do negócio. Com esse CRM as empresas fazem um estudo  para entender o mercado, a concorrência e também os processos do próprio negócio.

Como saber se minha empresa precisa de CRM? 

Como você pôde ler até aqui, o CRM tem extrema importância para otimizar o processo de uma empresa. Muitas pessoas pensam que essa tecnologia é somente para grandes negócios. 

No entanto, se você também tem esse pensamento, tire isso da sua cabeça. Uma empresa pequena que possui um CRM, está à frente da concorrência do próprio segmento.

Portanto, mesmo que sua empresa seja de pequeno porte, sem dúvida alguma, se você utilizar CRM, vai potencializar os processos e melhorar a produtividade do seu negócio. Consequentemente terá um crescimento maior com o auxílio do CRM.

No entanto, vale ressaltar que mesmo que a CRM melhore o seu negócio, é necessário que todos os setores da empresa comecem a utilizá-la da maneira correta.  

Conclusão

Aprendeu o que é CRM? Agora que você acompanhou todo o conteúdo deste artigo, já sabe que utilizar esse software é essencial para um negócio.

Diante disso, esperamos que você tenha encontrado todas as informações necessárias para começar a usar essa plataforma na sua empresa. 

Fora isso, lembre-se que ao utilizar esse software na sua empresa, estará a frente da concorrência. Por isso, comece a pensar em todos os benefícios que terá com a CRM a curto, médio e longo prazo.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

Search

Compartilhe

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos