Ideia Consultoria Empresarial e Treinamentos

Indicadores de desempenho: 9 tipos para utilizar na empresa

Você sabe qual a importância dos indicadores de desempenho? Esses índices são essenciais para todo empreendedor que deseja acompanhar o desenvolvimento da empresa e aumentar a valorização do seu negócio.

Indicadores de rentabilidade e lucratividade que fazem análise de ações, por exemplo, são algumas das métricas essenciais. Isso porque, independente do porte da empresa, é necessário ter organização para alcançar as metas estabelecidas.

Não sabe como usar esses indicadores de desempenho no seu negócio? Tenha calma. Preparamos esse artigo completo com todas as informações sobre o tema. Acompanhe com a gente e tire todas as suas dúvidas. Vamos nessa!

Afinal, o que são indicadores de desempenho?

Primeiro, entenda que os indicadores de desempenho são métricas utilizadas para medir o desempenho de um negócio em um período determinado. Ou seja, são índices que avaliam o sucesso da empresa para realizar tomadas de decisões futuras.

Esses indicadores são representados por dados qualitativos e quantitativos, que a empresa utiliza para medir as ações e otimizar os processos dentro do negócio. Assim, consequentemente, melhora o desempenho e aumenta a lucratividade da empresa.

No geral, os indicadores de desempenho dão o direcionamento que as empresas precisam para tomar decisões e realizar mudanças na organização. 

Portanto, se você possui um negócio e deseja crescer, deve saber como utilizar os indicadores de desempenho.

Qual a importância de utilizar os indicadores de desempenho?

Com os indicadores  de desempenho é possível ter mais clareza de todos os processos da empresa. 

Com essa métrica fica mais fácil e prático entender como potencializar o que está dando certo, e também como ajustar os resultados que não saíram como o esperado.

Ao aplicar os indicadores de desempenho dentro do negócio, o gestor consegue esclarecer para sua equipe as metas que o negócio pretende alcançar. 

Em outras palavras, quanto mais clara e objetiva a sua ideia, melhor compreendida ela será por todos os colaboradores. 

Quais os tipos de indicadores de desempenho?

Para você compreender ainda mais a importância que os indicadores de desempenho possuem para o crescimento da empresa, separamos 9 métricas e como elas são aplicadas  a seguir na empresa. Veja!

Indicadores de produtividade

Os indicadores de produtividade auxiliam na avaliação das entregas de todos os colaboradores do negócio. Ou seja, os serviços prestados para a empresa. 

Esse índice considera o rendimento de acordo com a produtividade de cada colaborador. Assim, o gestor consegue entender como otimizar a entrega de toda a equipe sem afetar o rendimento individual.

Indicadores de qualidade

Os indicadores de qualidade servem para analisar se os resultados da produção estão saindo como o esperado. Por exemplo, uma quantidade de reclamação sobre algum serviço ou produto da empresa durante determinado tempo é um índice de qualidade

Sendo assim, para entender a aceitação do consumidor em relação ao produto ou serviço, o gestor deve comparar esses indicadores com resultados de outro período.

Indicadores de capacidade

Esses indicadores medem a capacidade de resposta de determinado processo de produção em relação a um planejamento que foi estabelecido previamente. 

Essas métricas mostram o quanto um colaborador, empresa ou equipe pode produzir durante o período de tempo específico.

Indicadores estratégicos

Os índices estratégicos são utilizados para identificar o nível que a empresa está em relação às metas e objetivos estabelecidos. Nesse sentido, eles fazem um comparativo do cenário atual do negócio e o cenário que a empresa espera alcançar.

Logo, com essas métricas é possível compreender quais práticas precisam ser feitas para alcançar o cenário desejado no início do planejamento.

Indicadores de lucratividade

Com os indicadores e lucratividade a empresa consegue entender a saúde financeira do negócio. Vale lembrar que o percentual de lucro é adquirido conforme a divisão da lucratividade líquida em determinado período pela receita geral do negócio.

Portanto, se não estiver dentro do esperado, com essa métrica é possível encontrar estratégias que se adequem para que a empresa aumente o lucro. 

Isso vale para resultados para curto, médio e longo prazo. Tudo vai depender da estratégia de negócio.

Indicadores de rentabilidade

Essa é uma das métricas essenciais dentro de um negócio. Afinal, todo empreendimento necessita lidar com números para entender como está o setor financeiro

Com os indicadores de rentabilidade você pode obter todas as informações das finanças do seu negócio. 

Por exemplo, se você tem um negócio e deseja saber o Retorno sobre Investimento, saiba que é possível saber o alcance da estratégia utilizada.

Indicadores de competitividade

Os indicadores de competitividade mostram o desempenho e como a empresa está se desenvolvendo em relação ao mercado. Ou seja, identifica se a empresa está sendo competitiva perante as empresas concorrentes.

Essas ferramentas tem como objetivo analisar fatores que fazem o negócio ser competitivo no setor. Como isso é feito? As métricas mensuram os produtos  e serviços da empresa, para saber se eles estão sendo entregues com qualidade.

Além disso, analisa o reconhecimento da marca no mercado, o faturamento em relação à concorrência, dentre outros fatores.

Indicadores de desempenho: valor do negócio

No caso desses índices, a empresa consegue entender a sua valorização ao longo do tempo que está em atividade.

Com essas métricas, por exemplo, o empreendedor pode direcionar o negócio para processos que otimizem as operações e entreguem serviços e produtos ainda melhores para o consumidor. Assim, consequentemente, pode aumentar o valor da empresa.

Além disso, se você pensar em vender seu negócio futuramente, saberá exatamente quanto pedir pelo seu negócio.

Indicadores de turnover

Esses indicadores servem para identificar a quantidade de profissionais que entram e saem do negócio em certo período. 

Com a análise de turnover, a empresa consegue encontrar quais os problemas estão ocorrendo no processo de recrutamento e seleção. Dessa forma, é possível pensar em estratégias para aumentar a retenção de bons talentos.

Conclusão

Depois de acompanhar todo o conteúdo, temos certeza que você já consegue compreender a importância de utilizar indicadores de desempenho, não é verdade? Então, não deixe de aplicar esses indicadores no seu negócio.

Dessa maneira, você vai conseguir melhorar ainda mais os resultados da sua empresa. Além disso, vale lembrar que os indicadores de desempenho auxiliam os empreendedores na hora de ter conhecimento sobre os processos operacionais do negócio.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

Search

Compartilhe

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos