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CRM: 10 estratégias para aumentar o seu relacionamento com o cliente e a retenção

Atualmente, as relações de consumo estão mudando e os clientes estão ficando mais analíticos e pesquisando sobre a marca. Este contexto, intensifica ainda mais a importância da retenção dos clientes que já aderiam à marca. Daí vem a importância e necessidade de ter atenção ao CRM, acompanhe este artigo e descubra mais sobre o assunto.

O que é CRM?

A Sigla vem do inglês, Customer Relationship Management, que significa: gestão de Relacionamento com o Cliente. Por isso podemos dizer que ao falar em CRM, está se falando não apenas em como manter contato, mas, mais ainda em como se relacionar-se de forma eficaz com os clientes.

Veja este artigo e descubra 10 estratégias para reter seus clientes através do relacionamento. 

Parte 1 CRM: Entendendo Princípios

Existem alguns princípios que são de observação básica para ter sucesso duradouro e estruturado na sua empresa ou empreendimento. Vejamos alguns que são importantes.

1 Ouça o cliente

É uma das primeiras coisas a se fazer para ter sucesso com as suas vendas. Por isso, tire um tempo para ouvir, buscar entender melhor as inclinações, necessidades, desejos e propensões dos seus clientes. Pois, isto te permitirá traçar uma estratégia de CRM mais eficaz e funcional.

2 Invista em relacionamento

É muito importante que você construa um relacionamento antes de oferecer seu produto, e mantenha este contato mesmo depois da compra efetuada. Investir nesta relação pode se materializar através de descontos em compras futuras, newsletters de nutrição de leads entre outros; é importante manter o cliente por perto com alguma estratégia.

3 Entenda as dores do seu cliente

Entenda o que seu cliente está procurando, mas o mais importante: o que está levando-o a buscar isto. Qual é a real necessidade que está fazendo seu cliente buscar a solução ou produto que você oferece? Ao entender isto, você terá mais facilidade em gerar engajamento e finalizar a venda.

Parte 2 CRM : Planeje-se execute

Depois de entender e obter as informações necessárias às suas vendas, é necessário avançar para a etapa de planejamento, por isso, fique atendo as próximas estratégias de CRM para se relacionar de forma planejada e consciente com seu cliente.

5 Analise seus clientes

A partir do momento que você passa a entender melhor o seu cliente, passa a ouvi-lo, percebe as suas dores e investe no relacionamento é necessário fazer uma análise dos dados que você foi obtendo neste processo. Através disto, monte um perfil básico dos seus clientes, e busque adaptar sua estratégia a esta “persona” geral.

6 Faça um planejamento de vendas

Este passo é importante, pois é assim você consegue ter uma ideia do quanto que você precisa investir em divulgação, relacionamento com clientes e promoções para alcançar o nível de vendas que você deseja ou precisa.

7 Tenha um pós-venda

Alguns negligenciam esta fase, mas é muito importante você continuar se relacionando com o cliente depois da venda. Por que, além dele poder voltar a fazer novas compras, também poderá indicar o serviço ou produto para outros possíveis compradores.

8 Trabalhe para encantar

Não a trabalhe apenas para suprir a necessidade primária do seu cliente, busque superar suas expectativas. Busque ganhar espaço na sua mente, para que quando ele tiver necessidade semelhante ou então alguém próximo tenha, ele se lembre da sua marca.

Parte 3 CRM: Obtenha soluções tecnológicas de automação

À medida que o seu negócio cresce, pode começar a ficar difícil gerenciar as informações de forma eficiente sem organiza-la. Veja a seguir algumas estratégias de tecnologia de gestão de relacionamento com o cliente.

Aqui tem um exemplo de uma solução de CRM Marketing: https://sendpulse.com/br/features/email

9 Gerencie os dados de forma eficiente

Veja que existem várias formas de gerenciar seus dados para melhor relacionar-se com os clientes, mas isto pode ser simples ou trabalhoso. Veja por exemplo a estratégia de relacionamento por e-mail promocional de aniversário. Se você fizer isto manualmente terá muito trabalho e estará sujeito a muitos erros; mas, se tiver uma ferramenta de email em massa para e-mail marketing automatizado isto será muito mais simples.

10 Tenha um software CRM em sua empresa

Um software de CRM nada mais é do que uma base de dados em forma digital, que pode facilitar soluções automatizadas para o seu negócio. Note que, com um bom software de CRM você pode automatizar um vasto número de operações de relacionamento com o cliente de forma eficaz; sendo especialmente funcional para manter o contato com vários possíveis clientes com comunicações e atualizações em massa de forma automatizada.

Um software CRM de uma empresa, cuida de toda a parte comercial e do relacionamento com seus clientes. Um bom CRM é capaz de gerenciar o sistema comercial da empresa de forma completa. 

Conclusão: Por que adotar um bom sistema de CRM para sua empresa

Lembrando: O principal objetivo de um CRM é dar o total controle da gestão comercial da sua empresa em suas mãos. 

Os seus clientes – e potenciais clientes – são os responsáveis pelos lucros da sua empresa e por fazer seu negócio girar. Não saber administrar sua cartela de clientes e não manter um relacionamento com os potenciais clientes pode fazer seu negócio declinar. 

Esteja atualizado, conheça seus clientes, suas necessidades e a hora certa de entrar em contato. Quanto mais você conhecer seus clientes, mais assertivo você será e mais vendas serão fechadas. 

Nós, da Ideia Consultoria, somos altamente recomendados para a implementação do CRM em sua empresa em um curto período de tempo. Nossa média é de apenas 3 meses para os resultados serem efetivos e você ter em suas mãos toda a gestão comercial da empresa e conseguir traçar as melhores estratégias para bater todas as metas. 

Afinal, empresas que adotam um bom CRM conseguem alavancar sua área comercial e ter ganhos acima de 20% de perfomance em cima dos concorrentes que não utilizam o sistema. Bastante vantagem, não é? 

E então? Quer uma ajuda profissional para gerenciar seu relacionamento com o cliente e toda a parte comercial do seu cliente? CLIQUE AQUI e fale conosco.

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