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Como Simplificar o Controle de Qualidade

O que você pensa sobre controle de qualidade?

Existe nas pessoas e empresas uma aversão quanto à palavra “controle”. E esta palavra significa nada mais do que uma forma de controlar o que está sendo vendido, produzido, entregue, recebido etc. O controle faz parte desde o nosso nascimento, nossos pais sempre se preocuparam em controlar nosso horário de chegada à escola. Nossos chefes sempre nos controlaram em razão do horário de entrada na empresa. E assim ocorre em qualquer outro tipo de organização/instituição. Resumindo, o controle faz parte das nossas vidas desde o nascimento. No meio empresarial não é diferente, o controle de qualidade é fundamental.

O que é o Controle de Qualidade?

De uma forma mais simples podemos definir o controle de qualidade como uma forma de verificar o padrão em relação ao que foi planejado e executado, este entra neste ponto para saber se no final da produção, na virada do mês todos os dados previstos foram executados foram realizados adequadamente.

Qual a importância da melhoria contínua dentro de uma empresa?

Qual o benefício dele?

O maior benefício do controle será identificação correta dos erros e a sua causa para tratamento correto do problema identificado, sendo assim o controle de qualidade é uma base para o estabelecimento das ferramentas da qualidade, sem este não temos informação para análise de dados e assim fica difícil saber qual instrumento utilizar para resolver os problemas organizacionais.

Como então aproveitar do controle na empresa para gerar mais qualidade? Podemos implantar um controle de qualidade na empresa nos setores onde merece atenção, ou seja, setores onde em gerado um retrabalho maior, atrasos na entrega, inconsistência nos dados.

Esse processo pode ser estabelecido nas interfaces entre departamentos, no recebimento de documentação externa da equipe de vendas, na chegada de produtos na expedição, na entrega de um módulo do software, ou seja, em áreas que necessitam “validar” o que estão recebendo e assim enviar para frente o processo dentro de um padrão de conformidade esperado.

Como Simplificar o Controle de qualidade?

As etapas para fazer isso são:

1)   Elabore um macro fluxo da empresa para identificar holísticamente onde podemos ter pontos de controle;

2)   Gere um modelo de relatório para estabelecer um controle de qualidade eficaz onde temos as seguintes informações: setor, responsável, data, período (manhã, tarde, noite), causa de desvio, data, opção para registrar nesta data qual foi o desvio identificado;

3)   Apresente este relatório ao setor identificado, ensine as pessoas sua importância, necessidade e benefícios;

4)   Atualize no relatório o que é mais importante: as causas de desvio, quais são os fatores que estão gerando retrabalho, perdas e atrasos;

5)   Defina uma data para implantação;

6)   Acompanhe o apontamento;

7)   Consolide as informações num gráfico;

8)   Apresente aos envolvidos numa reunião de qualidade.

Os resultados de um controle de qualidade irão dizer a qualidade da operação, mas se nada for feito, o relatório do próximo mês poderá ser tão ruim quanto o atual. Estabelecer um plano de ação e utilizar ferramentas da qualidade adequada é fundamental para eliminar os desvios identificados.

A importância do Diagnóstico empresarial

Maicon Putti
CRA/PR 19270
Ideia Consultoria Empresarial e Treinamentos.

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