Ideia Consultoria Empresarial e Treinamentos

Motivação Instantânea

Por Renata Trovarelli*    

Grandes, médias e até pequenas empresas vivem em uma busca desenfreada de soluções para desenvolver a motivação de seus colaboradores. A falta de capital humano, que é uma realidade dos dias atuais, faz com que empresários e departamentos de recursos humanos elaborem estratégias para reter seus colaboradores. Nesse contexto, desenvolver no funcionário a vontade de permanecer na empresa é uma grande saída.

O problema está em como desenvolver a tão sonhada motivação. Alguns estudiosos dizem que a motivação é interna e, se as empresas partirem desse pressuposto, nada podem fazer para que esse sentimento seja gerado em seus funcionários. Outros dizem que a motivação vem de fora e criam estratégias para desenvolvê-la. Em minha prática, pude perceber que é sim possível motivar pessoas, criar estratégias para que mudem seus comportamentos, no entanto, está havendo um grande equívoco. As empresas estão valorizando seus funcionários através de prêmios e bonificações e estão esquecendo de que a forma de se relacionar com o funcionário é tão ou mais importante que apenas gratificar esporadicamente.

Como gratificação esporádica estou chamando as divisões de lucros, as premiações de final de ano, as bonificações mensais por atingimento de metas. É obvio que estes itens podem ser um diferencial, e alteram, com certeza, os comportamentos dos funcionários, mas garanto que não promovem a motivação, não despertam aquela sensação de que “me sinto bem no trabalho, é aqui que eu quero ficar”.

Então, qual variável pode ser importante e que pode gerar motivação diária, não apenas uma motivação instantânea? A chave encontra-se nas relações humanas, principalmente nas relações entre as hierarquias da organização, como as relações entre gestor e colaborador. “Pequenos deslizes” do dia a dia são suficientes para anular qualquer motivação gerada por um prêmio.

Um tom de voz mais alto pode acuar, um adjetivo pejorativo pode humilhar, uma conversa sem olhar nos olhos pode transmitir descaso, excesso de críticas pode causar desânimo, a falta de feedback positivo pode gerar frustração. 

Todas essas situações vivenciadas diariamente criam uma desmotivação tão grande, que prêmio algum consegue resgatar. Prêmios e gratificações são válidos, porém, é preciso ser revisto e desenvolvidos comportamentos que motivam.

*Renata Trovarelli é consultora de gestão de pessoas e psicóloga clínica da Ideia Consultoria Empresarial, que tem mais de 10 anos de experiência em gestão empresarial.        

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