Ideia Consultoria Empresarial e Treinamentos

Como transformar sua empresa com a administração de produção

Normalmente, a produção e as operações são funções principais de diversas organizações por serem responsáveis no alcance do objetivo principal da empresa. Assim, a administração de produção é algo fundamental nas organizações devido a sua grande importância.

O significado de administrar a produção tem como objetivo organizar da melhor forma possível os recursos disponíveis que são destinados a produção de bens e serviços na intenção de atender todas as vontades e necessidades dos consumidores.

Além disso, é envolvido um planejamento e controle de produção que consiste em um processo usado no gerenciamento das atividades de produção, entendendo todas as peculiaridades de cada setor, suas fraquezas e suas forças, para que assim a organização consiga lucrar.

Conheça a administração de produção nas organizações

Como dito anteriormente, a administração de produção é uma forma como a empresa ou organização produz os seus bens e serviços. Normalmente, para a indústria a produção é a área onde são desenvolvidos produtos e serviços através de insumos (materiais, informações e consumidores) e um sistema lógico para realizar essas transformações.

Assim, o processo de produção abrange desde a entrada de recursos que serão transformados, o conhecido imput, os quais são submetidos ao processo de transformação ou processo produtivo e os recursos transformadores, até o momento de sua saída ou output, dando origem ao produto final. Segue as etapas abaixo:

Entrada (input) e recursos a serem transformados

São os insumos que serão utilizados para produzir um produto e que sofrerão mudanças por meio do processo produtivo. Os exemplos de recursos são:

  • Materiais: Matérias-primas e componentes.
  • Informações: dados que são processados em informações que possam ser melhor compreendidas pelo público.
  • Consumidores: são os serviços que são oferecidos para os consumidores, como hotéis, médicos, industriais de entretenimento, entre outros.

Recursos transformadores:

São conhecidos por agir sobre os recursos a serem transformados. Normalmente, fazem parte do processo de produção, mas não são transformados, apenas fazem com que a transformação aconteça. Os exemplos são:

  • Instalações: prédios, máquinas, equipamentos, terrenos, entre outros.
  • Funcionários: que operam, planejam e administram a produção.
  • Conhecimento: tecnologia necessária para o processo de produção e o domínio técnico sobre o processo.

Transformação e processo produtivo

É conhecido como a fase do processo que transforma os elementos usados no processo de produção. Ou seja, é o momento em que ocorre de fato a mudança, como:

  • Processamento de materiais: transformação das propriedades físicas, alterando sua composição, forma ou características. Geralmente, pode ser relacionado a localização, acomodação ou estocagem, ou até mesmo relacionado a sua posse.

O processamento de matérias ocorre nas organizações do tipo manufatura, empresas de mineração, varejo, armazéns, entre outros.

  • Processamento de informação: realiza a transformação da forma da informação. Pode ser referente à sua posse, sua localização, ou estocagem. Esse tipo de processamento é feito por contadores, advogados, bancos, entre outros.
  • Processamento de consumidores: realiza a transformação das propriedades físicas. Geralmente, podem mudar sua localização, como, por exemplo, serviços de transportes.

Além disso, podem alterar também seu estado fisiológico, como hospitais e restaurantes ou ainda podem alterar seu estado psicológico como serviços de entretenimento, cinemas, parques.

  1. Saídas (output)/ Produto Final: por fim , as saídas são quando o produto já sofreu a transformação necessária e já atingiu a sua forma final almejada.

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Realizar um planejamento e controle da produção são atividades operacionais, em que finalizam um ciclo de planejamento mais longo que se começou com o planejamento da capacidade e a fase intermediária com o planejamento agregado. Assim, os objetivos do planejamento da produção são:

  • Permitir que os produtos tenham a qualidade especificada;
  • Fazer com que máquinas e pessoas operem com os níveis desejados de produtividade;
  • Diminuir os estoques, desperdício e os custos operacionais;
  • Melhorar o nível de atendimento aos consumidores;
  • Melhorar os sistemas de planejamento e controle de produção;
  • Melhorar a utilização de mão-de-obra e equipamentos;

Com isso, realizar um planejamento da produção envolve inicialmente a alocação de carga, que é a distribuição das operações pelos vários centros de trabalho.

Em seguida, dadas diversas operações, o planejamento da produção envolve também o processo de determinar a ordem na quais essas operações serão realizadas.

Já o controle da produção, normalmente ocorre uma garantia de que as ordens de produção serão todas exercidas da forma correta e na data certa. Assim, é necessário um sistema de informações que mostre algumas informações periodicamente.

Portanto, a administração de produção quando se alia a estratégias desenvolvendo objetivos e politicas apropriadas, transformam tudo em realidade operacional, fazendo assim com que a empresa obtenha uma vantagem competitiva.

Diagnóstico de Produção

Solicite um diagnóstico para nos conhecer melhor.

>> Clique aqui para solicitar seu diagnóstico

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

Search

Compartilhe

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos