Ideia Consultoria Empresarial e Treinamentos

Como a programação da produção pode solucionar problemas graves na Gestão Industrial?

Programação da sua Gestão Industrial

Conheça hábitos que podem transformar os resultados da sua produção.

É interessante observar como indústrias, embora estejam evoluindo nas últimas décadas, ainda apresentem problemas clássicos na administração de produção.

Então, são problemas que poderiam ser resolvidos, sem sombra de dúvidas, com um bom planejamento de programação de produção. Isso possibilita que problemas corriqueiros desapareçam do seu negócio, impactando positivamente, inclusive nas finanças da empresa.

Para entender se sua empresa também apresenta esses problemas comuns na administração da produção, basta responder algumas perguntas:

  • Sua empresa tem a capacidade de determinar as atividades que serão executadas no próximo mês, ou próxima semana?
  • O departamento comercial tem capacidade de passar prazos de entregas rápidos aos clientes sem comprometer outros pedidos em produção?
  • O departamento de compras acompanha a produção sem necessidade de alta estocagem de matéria-prima que comprometa o capital de giro da empresa?

Sendo assim, note que se algumas dessas questões não conseguiram ser respondidas, você precisa rever toda a programação de produção da sua empresa.

Informatize a programação de produção

Uma das maneiras mais eficazes para conseguir mais eficiência é a informatização da programação de produção.
Dessa forma, evita-se desperdícios que impactam diretamente sobre os custos da empresa.

Existe hoje no mercado diversos sistemas que contam com inúmeros módulos importantes no auxílio da administração da produção e do planejamento e controle da mesma.

Ou seja, para você ter uma ideia de como um sistema de gestão informatizado pode auxiliar o analista de PCP, separamos algumas questões importantes.

Ajudando a definir a programação por recurso, ordem, operação ou período

Lembra da primeira pergunta que fizemos no começo desse artigo? Com um sistema interligado, você será capaz de respondê-la. Pois, o sistema lhe fornecerá relatórios precisos sobre a programação dos recursos, pedidos das próximas semanas ou dos próximos meses.

As possibilidades de relatórios são imensas. Elas variam de acordo com cada sistema, mas podemos listar as seguintes informações que ele pode ajudar a trazer:

  • Comparação entre o realizado e o executado;
  • Quantidade de produtos processados em cada recurso dentro do prazo determinado;
  • Avaliação do tempo de espera do pedido em cada etapa produtiva, auxiliando a encontrar gargalos produtivos.

Ajudando a programar as compras

Outra finalidade que um sistema pode auxiliar o analista de planejamento e controle de produção está na programação das compras.

Através do cruzamento das informações de empenho, com a data de início programada das ordens e do lead time, de ressuprimento dos produtos, o sistema possibilita a geração de relatórios estruturados. Isso aponta a data em que cada matéria-prima deverá ser comprada.

Sendo assim, os relatórios objetivam atender a programação das ordens de produção de maneira eficiente e sem desperdício de recursos. Além da necessidade de alta estocagem, o que necessariamente compromete o capital de giro da empresa.

Auxilia a análise da programação das entregas dos pedidos

Outro benefício de um sistema integrado de produção é identificar se as ordens cumpriram o prazo planejado para a entrega. Assim, fornecendo relatórios precisos que ao serem analisados poderão gerar informações preciosas para a tomada de decisão da empresa.

Através dessa análise minuciosa dos relatórios, a empresa poderá tomar diversas decisões com base nas informações fornecidas pelo relatório, tais como:

  • Desenvolver um indicador de atraso dos pedidos, possibilitando criar estratégias para melhorá-lo;
  • Saber exatamente qual o tempo médio de atraso dos pedidos;
  • Verificar o principal fator responsável pelo atraso dos pedidos e procurar melhorá-lo;
  • Avaliar como o atraso do pedido pode impactar o departamento financeiro da empresa.

Entender melhor o impacto da programação de produção no caixa da empresa

Essa é uma das principais ferramentas que um bom sistema de gestão de produção pode trazer para o analista de PCP. Afinal, muitos desses profissionais não mensuram como a produtividade pode impactar tanto negativamente quanto positivamente sobre o caixa da companhia.

Com um bom sistema integrado, é possível determinar o faturamento total ao finalizar todas as programações de ordens produtivas. Além de entender a velocidade do faturamento e também avaliar quais os meses que a produção se encontrará mais sobrecarregada. Com isso, antecipando-se, e não deixando escapar pedidos nesses meses.

Determinar os gargalos

Para finalizar não poderíamos deixar de falar sobre a identificação dos gargalos de produção que comprometem toda a eficiência, o caixa e o custo da empresa.

Com um bom sistema interligado, os gargalos são facilmente encontrados, e com isso a empresa pode solucionar o problema de maneira mais assertiva.

Dessa forma, podemos concluir que para uma boa administração de produção, um sistema eficiente de planejamento e controle é extremamente importante nos dias atuais. Isso possibilita aos empresários trabalharem com o sistema de produção puxada. O que evita altas estocagens, e ao mesmo tempo ganha em eficiência sobre a concorrência.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

Search

Compartilhe

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos