Muito se fala hoje em dia sobre gerar valor, tanto para clientes, investidores, parceiros entre outros.
Mas o que significa isso realmente?
Valor significa a importância que damos para algo, é um diferencial, um atributo, uma qualidade extraordinária.
Para o consumidor a percepção de valor acontece quando o produto e/ou serviço adquirido atende a sua necessidade nas condições que ele estabeleceu para compra. Isso envolve todas as etapas da compra, desde a localização física e/ou virtual da loja, o atendimento das vendedoras, o atendimento do caixa, a embalagem do produto.
O consumidor está experimentando o produto e a cada etapa tem uma expectativa que espera ser atendida como consumidor, isso atingido, gera valor e o resultado é mais indicações e o relacionamento com o cliente.
Na área financeira, o valor é gerado quando pela empresa aos investidores, ou seja, quando aumenta sua lucratividade a médio e longo prazo com ativos, unidades de negócio, produtos e serviços com boa rentabilidade. Na área Industrial, a valor é gerado quando a empresa produz a quantidade certa na hora certa, sem desperdícios, retrabalhos, estoques, movimentações, transportes e armazenamento desnecessário.
Gerar valor e principalmente sustentáveis virou um pré-requisito para qualquer instituição. Se isso não acontecer, ocorre a perda de valor e isso enfraquece a empresa, o produto e o resultado dos acionistas, levando a uma venda e/ou possível falência.
Então me pergunto: Como gerar valor para a organização?
A resposta é simples e óbvia, através de pessoas de valor.
Toda gestão, produção e comercialização por maior que seja o grau de tecnologia e automação de uma empresa passa por pessoas, sendo assim uma empresa só alcançará êxito se tiver pessoal de alto valor agregado.
E qual o perfil destes profissionais?
1) São pessoas excelentes: buscam a excelência em tudo que fazem, torna essa prática um hábito e não algo inatingível;
2) São estrategistas: pensam em alternativas efetivas para alcançar os melhores resultados para a organização;
3) São simples: pessoas burocráticas complicam o meio do campo, tem domínio do que fazem e consegue traduzir as ações de maneira simples, racional e objetiva para a equipe, mercado consumidor, fornecedor e acionistas;
4) Tem visão: enxergam a visão da empresa a curto, médio e longo prazo e fazem disso um caminho para conduzir a empresa a este lugar;
5) Comportamento saudável: profissionais equilibrados fisicamente, emocionalmente e espiritualmente;
6) Tem domínio de processos: sabem os melhores métodos e práticas que podem levar a organização à geração de valor.
Maicon Putti CRA/PR 19.270 Auditor Líder pela BVQI do Brasil Consultor Certificado CBPM