Ideia Consultoria Empresarial e Treinamentos

Como realizar um diagnóstico de recursos humanos

diagnóstico de recursos humanos

Se você está prestes a tomar uma decisão de grande responsabilidade em sua empresa, e esta decisão envolve mudança de cargos, demissões e/ou atitudes corretivas, é necessário que toda a situação seja avaliada de forma minuciosa e imparcial.

Para tanto, antes de que se tome qualquer decisão precipitada é necessário que se faça um diagnóstico de recursos humanos preciso, para que não ocorram injustiças, e também para que a sua empresa não seja prejudicada pela remoção de um bom profissional.

Você tem certeza de qual é causa  do problema que tem?

Um dos grandes entraves aos quais os profissionais em gestão de pessoas enfrentam em casos assim é saber de forma parcial do que se trata um determinado problema, e por falta de uma convicção plena sobre o que realmente motivou aquela situação, a válvula de escape mais próxima é direcionar toda a culpa do que está acontecendo para um empregado. Muitas vezes o primeiro questionamento que deve ser feito em momentos assim é: isso realmente é um problema?

Como resolver o problema

Existem muitas ferramentas utilizadas por profissionais da gestão de RH para que uma situação seja avaliada com precisão e de forma imparcial. Uma das mais interessantes que existem é a análise sobre o “clima” e organização de sua empresa. Esse tipo de análise consiste em uma pesquisa que será respondida pelos seus funcionários através de um questionário.

No que consiste o questionário?

Esse tipo de questionário deve ser feito tendo em vista uma gama razoável de áreas nas quais os funcionários estão diretamente inseridos em seu ambiente de trabalho: comunicação, comportamento cooperativo e trabalho em equipe, capacidade de liderar, desenvolvimento pessoal, remuneração, treinamento, expectativas de ascensão, entre outras coisas.

Quanto maior for a quantidade de áreas abordadas no teste, maior também será a capacidade de reflexão que ele irá proporcionar, o que implicará diretamente na precisão do diagnóstico. Uma vez que um exame tão extenso como este seja aplicado, as chances de comparar as expectativas e reações nas diferentes áreas de atuação da empresa aumentam muito, e o contraste da comparação desses resultados indicará com mais clareza onde reside o real problema a ser corrigido.

Ainda existem alguns fatores que deverão ser considerados para aplicação do questionário para garantir melhor a sua eficácia:

  1. É importantíssimo que todos os setores da empresa colaborem e estejam comprometidos com o teste, inclusive os cargos ocupados por diretores e funcionários de maior responsabilidade para a mesma.
  2. Não existe um molde de teste padrão para esse tipo de finalidade. O questionário deve se adaptar às características da sua empresa, seja em relação às relações interpessoais, ou até mesmo as políticas de deveres e direitos que regem o seu negócio. Levar em consideração a cultura local, a forma de se comunicar da determinada região e até mesmo os costumes locais, podem impactar de forma positiva a reação de seus funcionários ao questionário, tornando assim o teste uma análise mais “simpática” para eles.
  3. Tente garantir que todos os funcionários de sua empresa respondam ao questionário. É natural não darmos muita importância para que todos o façam, uma vez que temos indícios de que área em específico pode estar ocasionando o problema, mas tal atitude pode causar problemas na credibilidade com a qual os funcionários responderão ao teste. Por exemplo: Algum funcionário pode se perguntar o porquê não ter sido escolhido para responder às perguntas, e com isso gerar um clima de desconfiança de quem foi selecionado para responder ao teste.

Caso não tenha expertise necessária procure um serviço de consultoria de recursos humanos.

O diagnóstico de recursos humanos é o coração da gestão de RH, então não tente aplicar o questionário que exemplificamos acima se você acredita que não conhece o suficiente para isso. Pequenos equívocos na aplicação do mesmo podem comprometer completamente a eficácia da análise que ele proporciona. É mais válido contratar um profissional em gestão de pessoas para aplicá-lo e assim ter a certeza de se ter um diagnóstico de recursos humanos confiável do que correr o risco de comprometer todo o trabalho.

Tendo em vista essas considerações, capacite e viabilize o aprimoramento do setor de recursos humanos de sua empresa e consiga um melhor desempenho e transparência de seus funcionários e suas áreas de atuação. E como sempre fique atento as novidades que se desenvolvem nessa área para que a sua empresa esteja sempre sob a análise de um ponto de vista profissional.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

Search

Compartilhe

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos