Ideia Consultoria Empresarial e Treinamentos

Gestão de pessoas nota 10: Faça um diagnóstico e aplique as melhores estratégias

Toda organização precisa de pessoas para manter e expandir seus negócios e a habilidade de entender e desenvolver sua equipe é fundamental para qualquer gestor. Sendo assim, parece óbvio, mas muitas empresas têm tido problemas na gestão de pessoas. Então qual é a causa disso? 

Diagnóstico Recrutamento e Seleção

Esse diagnóstico começa por um recrutamento e seleção ruim devido aos métodos aplicados assim como a fonte onde prospectamos mão de obra. Avalie se a descrição do cargo é coerente com o que o mercado pratica e que corresponda exatamente ao que o departamento requisitou.

Também é necessário avaliar quais áreas tem pedido colaborador de última hora, porque o tempo do processo sendo muito curto compromete a pesquisa de bons profissionais.

Recomendamos que seja feito um planejamento de pessoal e abra mais fontes para captação de pessoas. Além de uma company page no Linkedin, porque esta tem sido a mídia social principal para o mercado de trabalho.

Diagnóstico da Integração

Outro fator é a integração de um novo colaborador, porque muitas vezes os processos de integração e capacitação não estão claros e o colaborador e colocado na frigideira com o fogo aceso e um crachá bem grande diz ”em treinamento”.

Quando a chefia imediata não tem as habilidades necessárias para gestão de pessoas, isso se torna uma situação difícil.  Ou seja, temos um talento bom que pode ser desperdiçado.

Assim como já presenciei situações em que as equipes atuais prejudicavam a inserção do novo colaborador.  Seja inventando mentiras ou não ajudando em nada que envolva o novo profissional.

A integração precisa ser feita com base numa programação, em que serão vistos os departamentos da empresa, organograma, produtos ou serviços, descrição do cargo, expectativas para o cargo, clientes e outros fatores específicos que todos ao entrarem na empresa precisam conhecer.

Então, se você acertou no começo, agora vamos criar apresentar estratégias para transformar sua gestão de pessoas numa fonte de receita, ambiente de trabalho agradável e produtivo.

Forme líderes

FDesenvolva a liderança de sua equipe. Então, selecione profissionais com aptidões para liderança. Monte um time tendo se possível um integrante de cada área da empresa. 
É assim que esse programa  terá um foco  estratégico e será realizado continuamente. O laboratório  será o próprio setor que conduzem. 

Treinamento

Treine, mas avalie o desempenho antes, durante e depois do treinamento.
Treinar e não avaliar o resultado é jogar dinheiro fora e isso trava a liberação de recurso no orçamento financeiro da empresa.

Para isso deixe claro as expectativas de cada treinamento realizado, que seja somente uma métrica mas faça isso.  Mensalmente reúna seu RH, Diretoria e equipe em treinamento para avaliar as entregas do investimento em treinamento. 
Resultados práticos precisam vir, por exemplo: aumento da produtividade, vendas, gestão de pessoas aproximada, etc.

Diminua as divisões

Em uma empresa devemos ter somente uma divisória, a da sala de reuniões. Já para os outros setores não recomendamos salas separando equipes de trabalho. 
Isso significa que, quanto menos divisões, mais alinhamento e visibilidade do trabalho. Um grande ganho é a visibilidade  para os gestores e integração dos times.

Achate o organograma

Organograma demonstra uma estrutura que é necessária. Porém, qual melhor modelo, o funcional onde temos uma estrutura verticalizada desenvolvida na década de 40.
Será que sua empresa não merece algo mais inovador?

Sendo assim, acredito que a melhor estrutura é a matricial em que as áreas são integradas por projetos e processos de forma vertical e horizontal. 
Afinal, nã temos ilhas departamentais e sim áreas trabalhando juntas ponta a ponta para entregar melhor aos seus clientes. 

Gestão de mudanças

Como sua empresa muda as rotinas e práticas de trabalho? Acredito que toda organização deveria ter seu método de mudanças.

Para uma gestão de pessoas eficiente, eecomendamos o modelo de gerenciamento da mudança criado por John Kotter. São 8 passos para uma gestão mais eficaz da mudança. 
Mas isso é um tema que queremos continuar  num  próximo  post devido a sua importância  e relevância de mudar as pessoas e organizações. 

Gostou deste artigo? Compartilhe com sua rede de contatos.  Aprendemos muito mais quando promovemos o conhecimento. 

Maicon Putti

Professor, Consultor e Palestrante

CRA/PR 19270

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

Search

Compartilhe

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos