Ideia Consultoria Empresarial e Treinamentos

Pensando Diferente

Falta criatividade e inovação para gerar mudanças nos problemas atuais. Diante de cobranças para problemas de difícil solução, a maioria dos profissionais acaba apresentando as mesmas alternativas para as situações que se revelam como desafios.

Empresas e gestores precisam de equipes que tragam soluções que otimizem os resultados, melhorem o atendimento ao cliente e, não menos importante, tornem a comunicação interna eficiente. Certamente, você já participou de uma reunião onde um problema foi apresentado e os participantes responderam com propostas que, analisadas a fundo, eram a mesma coisa. Na realidade, não eram as ideais. Pelo contrário. Não passavam de propostas superficiais. Quando isso ocorre, o resultado é que a situação/problema permanece e, consequentemente, a organização perde dinheiro pela demora na resolução das suas necessidades.

Essa indesejável realidade também se faz presente – frequentemente – na tomada de decisões. A falta de criatividade leva a respostas básicas sob uma perspectiva parcial dos fatos. O resultado? Decisões sem impacto numa empresa inteira com resoluções superficiais. Uma das principais causas dessa “crise de criatividade”  é a forma de pensar de cada um. É fruto de crenças, preconceitos e percepções não comprovadas.

A solução para desenvolver seu lado criativo e inovador é pensar diferente, utilizar seus recursos cognitivos para trazer soluções que agreguem mais valor às empresas. Como fazer isso? Como reprogramar nossa mente para fugir do lugar comum? Abaixo, listo algumas sugestões que têm feito a diferenças para mim e para colegas do meio empresarial.

Cinco dicas para “provocar” seu pensamento:

1. Leia mais: seja uma pessoa informada com conteúdo aplicado e genérico. Um excelente profissional é pago por aquilo que sabe.

2. Tenha uma agenda que promova atividades diferentes que completem você como pessoa: Exemplo: Tempo para meditação, atividade física, tempo para não fazer nada, tempo com os amigos. Isso tudo vai liberar a sua mente para pensar diferente

3. Coloque tudo no papel: não basta saber, precisa escrever. E quanto mais colocar suas ideias no papel, maior será o desenvolvimento do método criativo.

4.Compartilhe: falar vai exigir expor o que você leu e aprendeu para outras pessoas. Isso amplifica muito o processo de aprendizado.

5. Amplie a visão: enxergue os problemas de todos os ângulos possíveis. Pessoas comuns vêem a mesma coisa; pessoas de visão enxergam oportunidades. Acredito que atitudes simples desenvolvem as empresas e as equipes.

Aplicando este método é possível enxergar alternativas até então invisíveis para a maioria. Resolveremos problemas mais rápidos e com maior profundidade. E ainda há outro grande – senão principal – benefício: o nível técnico da equipe e da empresa vai amadurecer e isso será percebido pelo mercado, clientes e fornecedores. Empresas que pensam diferente promovem resultados excelentes.

Todos nós podemos desenvolver um processo criativo e inovador que irá promover as empresas com lançamento de novos produtos, além  de processos e conquista de novos mercados. Pensar diferente pode nos levar a conquistar níveis de resolução até hoje nunca alcançados. Isso porque a maturidade e a expertise de uma nova forma de pensar trazem resultados surpreendentes para a empresa. E, no final, você ainda poderá atestar: “O negócio aumentou, o  lucro cresceu. E tudo isso foi  fruto de um pensamento diferente”.

Maicon Putti é consultor, palestrante e diretor da empresa Ideia Consultoria

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

Search

Compartilhe

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos