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Gestão de pessoas e produtividade: 5 erros que comprometem o desempenho da equipe

gestão de pessoas

O crescimento dos recursos tecnológicos, da competitividade do mercado e do comportamento dos consumidores muda e cresce. Assim, as empresas reconhecem cada vez mais a importância de olhar para a gestão de pessoas com mais atenção.

Garantir o funcionamento de um negócio com excelência e melhoria contínua depende também do recurso humano que estrutura diversas partes dele.

Sendo assim, formulamos este artigo com 5 erros que comprometem o sucesso de qualquer estratégia de gestão e também o desempenho da equipe.

5 erros que comprometem o desempenho de qualquer equipe (e como evitá-los)

Assim como qualquer outro setor empresarial, o setor de RH/gestão de pessoas tem papel de influência direta na eficiência e na eficácia da entrega dos serviços/produtos de uma empresa.

A deficiência da produtividade afeta o desempenho e compromete a organização consolidada de uma série de outros setores da empresa como se fosse um efeito dominó.

Dessa forma, a gestão de pessoas está ligada a todas as outras partes gerenciais de uma empresa, influenciando diretamente todos os setores. Ciente da importância de ter uma estratégia eficaz de gerenciamento de pessoal, confira os 5 erros que você definitivamente não pode cometer:

#1 Ausência de diretrizes pra monitoramento e acompanhamento

Isso compromete completamente a organização do que acontece dentro da empresa. Sem diretrizes para monitoramento e acompanhamento do andamento dos processos, não é possível identificar pontos de melhoria e de avanço.

Sem isso, também não é possível gerar relatórios e feedbacks construtivos e assertivos. Como um colaborador de baixa produtividade pode melhorar sem saber o que compromete sua eficiência e eficácia?!

#2 Não ter técnicas/ferramentas para identificação de problemas

Esse erro tem muito a ver com o anterior, visto que são tarefas interligadas, sendo uma feita em detrimento da outra. Quando se tem o acompanhamento correto das operações internas, pode-se identificar os problemas a corrigir.

No entanto, essa identificação precisa ser assertiva e realmente útil. A fim de conquistar o avanço e a correção do problema. Sem técnicas ou ferramentas para isso, torna-se impossível realizar esse tipo de medida.

Se sua empresa já conta com isso, mas necessita de melhorias, é fundamental que a demanda interna seja construída. De forma estratégica e colaborativa junto ao gerenciamento e diretrizes de processos.

Se o negócio já conta com essa ação, porém esta se mostra ineficiente, recomendo que faça o diagnóstico gratuito de gestão de pessoas.

#3 Ausência de diretrizes de trabalho = desorganização, atrasos, baixa produtividade e custos altos

Daqui em diante já dá para entender o “efeito dominó” sobre o qual falamos no começo. Sem os controles internos sobre como fazer, quando fazer, quem faz e quais são as etapas seguintes do trabalho que cada um faz, a desorganização toma conta.

E com isso, acontecem atrasos, aumento de custos operacionais, conflitos internos. E, principalmente, a baixa produtividade.

Ao contrário do que muitos pensam, os conflitos internos por conta da falta de comunicação estratégica pode ser o maior perigo de todos.

→ Comunicação estratégica

A ausência de comunicação estratégica internamente nos setores e também entre eles tem como consequência não apenas a baixa produtividade, mas também:

  • Estresse de todos
  • Baixa qualidade na entrega
  • Perda de oportunidades de crescimento (tanto para colaboradores, quanto pra empresa)
  • Impactos direto nos demais setores

LEIA MAIS → Produtividade em baixa? 6 Fatores que podem reverter a situação

#4 Gestão de pessoas não alinhada com a gestão de processos

Você deve ter notado que a grande causa do problema anterior é a falta de alinhamento do setor de RH com a gestão de processos.

É fundamental que para todas as operações realizadas, interna ou externamente, da empresa tenham um processo definido para realização.

Se seus processos já estão definidos e mesmo assim os problemas persistem, faça um diagnóstico, identificando pontos específicos a corrigir. Qualificando a gestão e garantindo o alinhamento com a gestão de pessoas. E também com a empresa como um todo.

#5 Liderança é fundamental, esquecer dela é comprometer a base de toda a estrutura

Por fim, mas não menos importante, o comportamento de liderança. Mesmo que o conceito de liderança seja diferente em cada cultura organizacional, é imprescindível que seja estimulada a conduta de liderança e autonomia por parte de todos.

Isso porque, de tal modo, é possível ter confiança nas equipes, sabendo que trabalham de forma integrada, motivada, bem orientada e organizada.

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