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Pós black friday: como aproveitar para fidelizar e gerar mais vendas

pós black friday

Você já deve saber que a black friday é uma das datas mais importantes para o varejo… O consumidor recebe um “bombardeio” de ofertas irresistíveis e a “cultura de consumo” dessa data já é demarcada há tempos. No entanto, o pós black friday é uma etapa tão (em alguns casos até mais) importante quanto a BF.

É fundamental estar preparado para aproveitar a pós black friday e gerar mais vendas, prospecção, fidelização, receber feedbacks e até para coletar resultados e dados para campanhas futuras. A grande tendência desta data para os varejistas é o relacionamento que se cria/desenvolve no período.

Afinal, com todo o esforço investido em campanha para vender muito na black friday, é preciso ter bons resultados e saber o que fazer com eles depois…

Pensando nisso, aqui vão algumas dicas práticas de ações para tomar na pós black friday que podem impactar seu faturamento no curto e médio prazo.

Colete feedbacks

Vale começar com uma recomendação que parece óbvia, mas que muitas empresas deixam passar… Os feedbacks. É muito importante coletar feedbacks, primeiro porque assim você sabe identifica os problemas e melhorias a aplicar.

E segundo porque dessa forma você demonstra ao consumidor interesse na satisfação dele durante sua experiência com sua marca.

Você pode fazer isso por meio de avaliações no site ou por email após a conclusão da compra ou mesmo para quem começou a compra e a prorrogou. Então, convide seus clientes a avaliar a experiência como um todo, se possível deixando um depoimento.

Depoimentos de prova social são muito importantes para o seu site e a impressão que ele causa em novos visitantes. Influenciando-os a se tornarem novos clientes por meio da confiança.

Campanha de “ultima chance” para quem não concluiu a compra

Em primeiro lugar, é muito importante lembrar que no meio digital tem-se a possibilidade de criar um vínculo maior com o consumidor ao coletar informações de contato dele. Então, se você investiu em anúncios para a black friday, você precisa ter alguma forma de coletar um cadastro simples de quem passar pelo site.

Isso porque os consumidores certamente comparam preços, benefícios e também a experiência de compra enquanto usuário do site. Então, mesmo que um visitante coloque produtos seus no carrinho e não realize a compra, você terá o contato dele e poderá trabalhar no relacionamento.

Ou, por exemplo, prorrogando preços promocionais para esse grupo específico de contatos. Com a ideia de estimulá-los por ser “a última chance” de comprar por aquele preço.

Campanha para o “top clientes” que mais compraram

Para lapidar ainda mais seu relacionamento com os clientes mais “fiéis”, os que realizaram mais compras ou que costumam comprar fora da data, a dica de pós black friday é: crie uma campanha promocional específica para os “top clientes”.

A ideia é fazer deles sua lista VIP. Isso estimulará novas compras e também funciona como “ferramenta” para fidelização desses clientes.

Essa é uma dica que vale não apenas para vendas da black friday, mas para as lojas em geral.

Use os emails transacionais para vender mais

Os emails transacionais (de confirmação de cadastro, compra, entrega, recuperação de senha etc.) podem ser uma ferramenta poderosa para ofertar novos produtos para o consumidor. Algumas sugestões de como você pode usar os emails transacionais na pós black friday (e sempre!):

  • Oferta de cross-selling com base nas compras realizadas;
  • Deixar link de conversão para que o consumidor entre na lista promocional da sua base de contatos;
  • Cupom promocional com limite próximo, dentro da confirmação da compra realizada;
  • Relacionamento pós black friday com todos os seus contatos por segmentação de acordo com interesses e perfis de compra/consumidor.

São várias as ideias e é muito válido formar essa estratégia com sua equipe de forma coerente ao seu negócio e seus objetivos comerciais.

Esteja extremamente pronto para a cyber monday

A cyber monday é a segunda feira após a sexta de black friday. A ideia dessa data é estimular o consumo digital, ou seja, ecommerce. Dependendo da sua estratégia, pode funcionar como uma espécie de “pós black friday”.

É uma oportunidade muito interessante para trabalhar cupons e descontos promocionais limitados, que geram urgência de compra nos consumidores. Além disso, é possível relacionar as datas nas estratégias de vendas e assim estimular ainda mais as compras.

Lembre-se: relacionamento é a palavra chave para colher bons frutos dessas duas datas, então não deixe de coletar os dados dos usuários que passarem pelo seu site buscando produtos.

Monitore tudo

Para concluir, uma dica prática que pode ser trabalhosa mas que basicamente direciona e organiza todas as outras listadas neste artigo: monitore tudo. Você precisa ter controles eficazes de tráfego, conversão, compras, taxas de clique, taxas de rejeição e todos os demais detalhes relacionados a SEO do seu site.

Pense comigo, antes da black friday é feito o planejamento e a organização da estratégia. Depois, começam as campanhas de aplicação do plano de ação definido em planejamento. E isso deve incluir indicadores e controles que serão monitorados.

Em seguida, a pós black friday também requer o monitoramento.

Essa é a forma mais garantida de entender o comportamento do consumidor com relação aos seus produtos e ao seu site e marca de forma geral.

Com a associação e aplicação dessas dicas práticas, você, com certeza, aproveitará muito mais a data para gerar ainda mais vendas, prospectar e fidelizar. Além de consolidar e lapidar o relacionamento com o público.

Por fim, o monitoramento também é fundamental sob o aspecto financeiro, certamente. E você, como se preparou para essa data?

Caso não tenha, esperamos que tire bom proveito dessas dicas. E se quiser ainda mais dicas sobre vendas e marketing, baixe gratuitamente nosso Modelo de Plano de Marketing:

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