Ideia Consultoria Empresarial e Treinamentos

O que é a Administração da Produção?

Durante toda a história desde os tempos mais primórdios o homem procura, através da criação de vários mecanismos, aplicar a administração de produção em seus empreendimentos, desde os mais íngremes até os mais sofisticados.

Nesse sentido, conforme a sociedade foi se evoluindo e atingiu a Era industrial no final do século XIX, surgiu o conceito de Administração de Produção.

Foi no Ano de 2010, que Henri Ford deu o pontapé inicial na organização dessa disciplina, criando, naquele ano a linha de montagem em série, um método que revolucionou para a época os conceitos de gestão de produção, e que é utilizado até nos dias atuais por diversas empresas.

Nascia naquele momento o conceito de produção em massa, ou seja, o surgimento de grandes volumes produtivos que tinham por finalidade, aumentar a produtividade, qualidade e uniformidade dos produtos ofertados.

Conceito de Administração de Produção

Nesse sentido, Administração de Produção pode ser um conceito definido por um conjunto de atividades de planejamento, gerenciamento e controle operacional de toda a rotina produtiva de uma empresa.

Sendo assim, para que haja a Administração de Produção a empresa deve dispor de recursos físicos, materiais, tecnológicos e humanos de uma maneira integrada com uma única e exclusiva finalidade, transformar matéria prima em produto acabado.

É bastante importante a atenção para a finalidade, pois, todo o processo e criações de métodos de melhoria de processos nada mais são que atividades com o objetivo de maximizar a uniformização dos produtos para que a empresa atinja a finalidade, que é produzir produtos acabados da maneira mais eficiente possível.

Sistemas de Produção

Sistemas de Produção é um conjunto de atividades e operações inter-relacionadas envolvidas na produção de bens e serviços.

Essa definição demonstra com bastante clareza o que é um sistema de produção e como ele pode colaborar para maximizar a eficiência produtiva da empresa.

Conforme explanamos no início desse artigo, o primeiro sistema de produção foi criado por Henri Ford no ano de 1910, iniciando assim, o estudo acadêmico e sistêmico dos métodos de produção, que avançaram inclusive, em métodos de engenharia, com a criação da disciplina Engenharia de produção.

Nesse sentido, começa então a surgir os diversos modelos de sistemas de produção, todavia, embora levem nomes distintos, como produção em série, ou modelo Toyota, podemos basicamente classificar os sistemas de produção como:

  • Sistema de Produção em Série – Muito utilizado nas indústrias automotivas, de eletrodomésticos e papel e celulose, o sistema de produção em série tem como principal característica o ritmo de produção uniforme e acelerado. Entretanto, para que possa ser aplicado em uma indústria, o sistema funciona bem com produtos padronizados, pois, fluem de um posto de trabalho para outro em uma sequência geralmente prevista.
  • Sistema de Produção em Lotes – Nascido da necessidade de empresas com um mix maior de produtos e que perdiam tempo com a linha em série, o sistema de produção em lotes é bastante utilizado na indústria têxtil, cerâmica e também brinquedos. Nesse sistema a produção passa a ser dividida em lotes, e cada lote que entra na produção tem a finalidade de atender um determinado volume de vendas. Repare que é um sistema que ganha em flexibilidade, todavia, perde em volume de produção se comparado ao Sistema de Produção em série.
  • Sistema de Produção sob encomenda – Também conhecida como produção puxada, esse sistema nasceu mais recentemente, e apesar de maximizar o estoque da empresa e a eficiência na gestão dos recursos materiais, pode ser mais custoso exigindo um planejamento e controle da produção mais eficiente para a redução desses gastos que podem comprometer a eficácia do processo.

Organização e Planejamento da Produção

Como você pode ver, desenhar uma linha de produção com o intuito de maximizar os recursos, agregando menos custo para o produto acabado, foi um dos conceitos mais estudado durante todo o século passado e perdura até os dias atuais.

Todavia, com a inovação tecnológica cada vez mais constante e as transformações digitais mudando a vida e hábitos de consumo, a administração de produção tende, nessa mesma linha, a inovar-se nos próximos anos, assim como, já vem se inovando no decorrer dos últimos anos.

Entendendo a necessidade de controlar e gerenciar a produção com a melhor eficiência possível, surgiu então, o Planejamento e Controle de Produção, departamento responsável por gerenciar e organizar todo o método produtivo, evitando desperdício de tempo e recursos, e é sobre esse tema que falaremos no artigo O que é planejamento e controle de Produção.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

Search

Compartilhe

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos