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Indicadores de desempenho: como analisar os KPIs certos para a sua empresa

indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho são responsáveis por apontar pontos fracos e fortes do seu negócio. Servindo tanto como um “termômetro” quanto como bússola, elementos que direcionam e norteiam estratégias empresariais como um todo.

Dessa forma, analisar KPIs deixou de ser algo comum a grandes indústrias. Tornando-se uma necessidade fundamental de qualquer empreendimento.

No entanto, a atenção máxima deve se voltar a análise desses indicadores. Eem como a escolha deles para mensurar e acompanhar avanços.

Diante desse contexto, o artigo de hoje pretende auxiliar você, gestor,

O que são indicadores de desempenho?

Antes de qualquer coisa, devemos esclarecer que os indicadores são métricas utilizadas para medir o desempenho/performance de qualquer operação realizada em uma empresa.

Os KPIs e suas análises são amplamente utilizados em empresas porque só assim é possível escalar avanços, trabalhar em otimizações e identificar pontos fortes e fracos.

O que surge como um problema nesse cenário é a análise dos KPIs inadequados para o objetivo. Muitas vezes esse “processo” se perde já na etapa do planejamento, que equivale ao ponto de partida.

Com um planejamento estratégico feito, os KPIs ajudarão a mensurar os avanços, acertos e erros. Daí a necessidade de cautela tanto ao planejar, quanto ao analisar os indicadores de desempenho.

Leia mais: O que são Indicadores de Desempenho?

Quais os KPIS certos para sua empresa?

Independentemente de uma série de outros fatores específicos de cada empresa, alguns indicadores são comuns a qualquer negócio. São eles:

#1 Indicadores financeiros

São os principais para o pequeno e micro empresário. Os indicadores de desempenho financeiro auxiliam na avaliação da saúde financeira do negócio, bem como para mantê-la equilibrada. Os mais comuns são:

  • Faturamento
  • Custo Fixo
  • Nível de endividamento
  • Lucratividade

#2 Indicadores relacionados à gestão de pessoas

Ter uma boa equipe é um fator que se relaciona diretamente com o aumento de faturamento, por consequência do aumento do desempenho e da produtividade.

Estabelecer um indicador para a equipe é fundamental. Por isso, investir um cronograma anual de treinamentos para a equipe pode ser proveitoso.

E com isso será possível avaliar os principais pontos a melhorar, focando em treinamentos específicos para essas melhorias almejadas.

Um indicador extremamente comum à gestão de pessoas é a rotatividade da equipe, atente para isso. Esse indicador de desempenho deve ser baixo, caso contrário, você deverá focar em um plano de ação para reduzir esses número.

#3 Indicadores relacionados à gestão de processos

De acordo com o CBOK, Guia para Gerenciamento de Processos de Negócio, todo processo tem métrica e medição associadas com o trabalho. Tendo as seguintes dimensões:

  • Tempo: duração do processo
  • Custo: valor monetário associado à realização do processo
  • Capacidade: montante ou volume de uma saída ou serviço, ou seja, capacidade de produção.
  • Qualidade: percentual do real em relação ao que seria “ótimo” na realização de um processo. Pode equivaler a satisfação, variação, erro ou taxa de defeito.

A maioria das outras métricas se derivam dessas dimensões. Essas métricas, ou indicadores chave de desempenho, têm características específicas como:

  • Alinhamento
  • Prestação de contas
  • Previsibilidade
  • Acionável
  • Poucos em Número
  • Fácil de Entender
  • Equilibrada e Conectada
  • Transformativa
  • Padronizada
  • Orientada a contexto
  • Reforçada
  • Relevante

Agora que você está mais familiarizado com os indicadores de desempenho, ou KPIs, que sua empresa precisa para poder avançar na busca dos objetivos, te convido a aprofundar seus conhecimentos ainda mais.

Com o Ebook: Indicadores de Desempenho você aprenderá a criar, desenvolver e implementar indicadores de sucesso para o seu negócio. O download é gratuito! Garanta seu exemplar:

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