Índice
FORÇAS
- Motivação e comprometimento dos funcionários;
- Alta qualidade dos produtos/serviços;
- Prazo e pontualidade de entrega;
- Fidelidade com parceiros;
- Disponibilidade de recursos e saúde financeira;
- Foco na captação, manutenção, relacionamento e fidelização do cliente;
- Localização;
- Personalização dos produtos, serviços, construções,
- Diferenciação dos produtos, serviços, construções,
- Equipamentos em bom estado de conservação;
- Realiza pesquisa de mercado constante, ou seja, sabe o que o cliente quer e deseja;
- Mesmos produtos em diferentes obras, otimização de compras e logística;
- Gestão de custos inteligente (- custos – desperdícios + melhores processos e procedimentos + produtividade + resultados + motivação);
- Alianças estratégicas com fornecedores, investidores e financeiras;
- Boas ideias, criatividade, alta comunicação interna;
- Experiência, domínio pleno das técnicas de produção, serviços, construção e busca constante de aperfeiçoamento e novas tecnologias;;
- Rede de relacionamento/network;
- Excelente relacionamento com órgãos públicos;
- Faz benchmarking;
- Participação intensa nas entidades de classe;
- Parceria ganha & ganha com fornecedores e clientes;
- Gestão de RH (Captação de talentos + retenção destes talentos);
- Marketing e comercial agressivo;
- Metodologia / procedimentos de execução (programas de melhoria contínua, certificações,);
- Novas tecnologias e métodos;
- Ética profissional;
- Ter rumo (planejamento estratégico);
- Satisfação e retenção de funcionários;
FRAQUEZAS
- Falta de marketing e visibilidade;
- Logística;
- Custos e gestão da qualidade, indústria, produção, serviços, obras,
- Atendimento aos clientes (regra 12 x 5);
- Produto/serviço não adaptado para a região/cliente;
- Poder de compra e negociação;
- Excesso de gastos e desperdícios;
- Falta de liquidez;
- Faz o feijão com arroz;
- Falta de foco no cliente;
- Falta programa de qualidade
- Falta de planejamento estratégico;
- Falta de certificações;
- Pequena fatia no mercado, pequena expressão no mercado, pouca força da marca;
- Rede de relacionamento/network;
- Pouca/nenhuma informação sobre o mercado;
- Sistemas internos de controle incipientes;
- Conformismo – estagnação – desatualização – acomodação;
- Definição de foco (apagando incêndio);
- Treinamento e capacitação todos funcionários;
- Falta de comunicação com toda a equipe;
- Alta rotatividade de funcionários;
- Alto custo operacional;
- Falta de domínio da língua inglesa;
- Fazer muitas coisas ao mesmo tempo e não terminar nenhuma bem feito;
- Pós-venda;
OPORTUNIDADES
- Economia aquecida;
- Aumento de poder de compra da classe C (100 milhões de habitantes Brasil);
- Concorrência bancos privados x bancos do governo;
- Déficit imobiliário;
- Novos concorrentes vindos de fora;
- Agrobusiness em pleno crescimento e desenvolvimento;
- Clientes muito mais exigentes com qualidade e serviços;
- Financiamento de equipamentos novos;
- Novas tecnologias e métodos de produção, industrialização, construção, plantio,
- Novos nichos de mercados;
- Abertura de novos mercados na indústria, agronegócio, construção… (interna e externamente);
- Crescimento das indústrias;
- Indústria, Agronegócio, Construção, Arquitetura sustentável;
- Ampliação da oferta dos serviços de saúde (foco nestes);
- Maior procura por produtos, serviços e edificações ecologicamente corretas;
- Maior pré-disposição dos compradores pela compra em detrimento do aluguel;
- Valorização maior do imóvel em detrimento as aplicações financeiras;
- Capital estrangeiro;
- Crescimento no segmento de alto padrão e mercado de luxo;
- Casa própria como sonho das pessoas;
- Crescimento do poder de compra e exigências das classes menos favorecidas (D e E);
- Turismo em pleno crescimento;
AMEAÇAS
- Quebra de incentivos do governo;
- Mão de obra sem qualificação;
- Falta de mão de obra;
- Crise financeira mundial;
- Aumento da inadimplência;
- Novas empresas concorrentes vindo de fora;
- Lei ambiental;
- Clientes muito mais exigentes;
- Aumento dos ditos “informais” pessoas que realizam trabalhos informalmente;
- Encarecimento dos insumos (aço, cimento,);
- Vinda de grandes players altamente capitalizados e com maior e melhor tecnologia de produção;
- Concorrência altamente agressiva, tecnológica e competitiva;
- Fuga de investimentos para outros segmentos;