Ideia Consultoria Empresarial e Treinamentos

Exemplos Análise SWOT

FORÇAS

  • Motivação e comprometimento dos funcionários;
  • Alta qualidade dos produtos/serviços;
  • Prazo e pontualidade de entrega;
  • Fidelidade com parceiros;
  • Disponibilidade de recursos e saúde financeira;
  • Foco na captação, manutenção, relacionamento e fidelização do cliente;
  • Localização;
  • Personalização dos produtos, serviços, construções,
  • Diferenciação dos produtos, serviços, construções,
  • Equipamentos em bom estado de conservação;
  • Realiza pesquisa de mercado constante, ou seja, sabe o que o cliente quer e deseja;
  • Mesmos produtos em diferentes obras, otimização de compras e logística;
  • Gestão de custos inteligente (- custos desperdícios + melhores processos e procedimentos + produtividade + resultados + motivação);
  • Alianças estratégicas com fornecedores, investidores e financeiras;
  • Boas ideias, criatividade, alta comunicação interna;
  • Experiência, domínio pleno das técnicas de produção, serviços, construção e busca constante de aperfeiçoamento e novas tecnologias;;
  • Rede de relacionamento/network;
  • Excelente relacionamento com órgãos públicos;
  • Faz benchmarking;
  • Participação intensa nas entidades de classe;
  • Parceria ganha & ganha com fornecedores e clientes;
  • Gestão de RH (Captação de talentos + retenção destes talentos);
  • Marketing e comercial agressivo;
  • Metodologia / procedimentos de execução (programas de melhoria contínua, certificações,);
  • Novas tecnologias e métodos;
  • Ética profissional;
  • Ter rumo (planejamento estratégico);
  • Satisfação e retenção de funcionários;

FRAQUEZAS

  • Falta de marketing e visibilidade;
  • Logística;
  • Custos e gestão da qualidade, indústria, produção, serviços, obras,
  • Atendimento aos clientes (regra 12 x 5);
  • Produto/serviço não adaptado para a região/cliente;
  • Poder de compra e negociação;
  • Excesso de gastos e desperdícios;
  • Falta de liquidez;
  • Faz o feijão com arroz;
  • Falta de foco no cliente;
  • Falta programa de qualidade
  • Falta de planejamento estratégico;
  • Falta de certificações;
  • Pequena fatia no mercado, pequena expressão no mercado, pouca força da marca;
  • Rede de relacionamento/network;
  • Pouca/nenhuma informação sobre o mercado;
  • Sistemas internos de controle incipientes;
  • Conformismo – estagnação – desatualização – acomodação;
  • Definição de foco (apagando incêndio);
  • Treinamento e capacitação todos funcionários;
  • Falta de comunicação com toda a equipe;
  • Alta rotatividade de funcionários;
  • Alto custo operacional;
  • Falta de domínio da língua inglesa;
  • Fazer muitas coisas ao mesmo tempo e não terminar nenhuma bem feito;
  • Pós-venda;

OPORTUNIDADES

  • Economia aquecida;
  • Aumento de poder de compra da classe C (100 milhões de habitantes Brasil);
  • Concorrência bancos privados x bancos do governo;
  • Déficit imobiliário;
  • Novos concorrentes vindos de fora;
  • Agrobusiness em pleno crescimento e desenvolvimento;
  • Clientes muito mais exigentes com qualidade e serviços;
  • Financiamento de equipamentos novos;
  • Novas tecnologias e métodos de produção, industrialização, construção, plantio,
  • Novos nichos de mercados;
  • Abertura de novos mercados na indústria, agronegócio, construção… (interna e externamente);
  • Crescimento das indústrias;
  • Indústria, Agronegócio, Construção, Arquitetura sustentável;
  • Ampliação da oferta dos serviços de saúde (foco nestes);
  • Maior procura por produtos, serviços e edificações ecologicamente corretas;
  • Maior pré-disposição dos compradores pela compra em detrimento do aluguel;
  • Valorização maior do imóvel em detrimento as aplicações financeiras;
  • Capital estrangeiro;
  • Crescimento no segmento de alto padrão e mercado de luxo;
  • Casa própria como sonho das pessoas;
  • Crescimento do poder de compra e exigências das classes menos favorecidas (D e E);
  • Turismo em pleno crescimento;

AMEAÇAS

  • Quebra de incentivos do governo;
  • Mão de obra sem qualificação;
  • Falta de mão de obra;
  • Crise financeira mundial;
  • Aumento da inadimplência;
  • Novas empresas concorrentes vindo de fora;
  • Lei ambiental;
  • Clientes muito mais exigentes;
  • Aumento dos ditos “informais” pessoas que realizam trabalhos informalmente;
  • Encarecimento dos insumos (aço, cimento,);
  • Vinda de grandes players altamente capitalizados e com maior e melhor tecnologia de produção;
  • Concorrência altamente agressiva, tecnológica e competitiva;
  • Fuga de investimentos para outros segmentos;

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