Ideia Consultoria Empresarial e Treinamentos

Empreendedorismo: 8 Filmes que você deve assistir

filmes de empreendedorismo

Hollywood e além, sempre produziram filmes sobre os temas mais díspares e, entre eles, certamente não poderia faltar filmes de empreendedorismo. Neste post, revisaremos 8 filmes tirados de histórias de grandes empreendedores, dos quais você pode aprender algo e se inspirar e se motivar, especialmente em momentos de dificuldade.

Confira aqui as 8 filmes de empreendedorismo que escolhemos para você!

1 – A rede social

O Facebook é o espelho de como todos “consumimos” percepções e sociabilidade através da mídia, gostemos ou não.

O filme parte das origens humildes do Social, atravessando a cultura louca da Universidade de Harvard, juntamente com o drama interpessoal que pode ocorrer quando os fundadores não conseguem consertar as coisas da melhor maneira possível, antes que tudo tenha sucesso.

No nosso top 8 filmes de empreendedorismo, esse não poderia faltar. Podemos tirar uma lição muito importante. Podemos aprender que devemos criar coisas que as pessoas querem e, acima de tudo, usam!

No filme, aprendemos que é sempre difícil, se não impossível, criar primeiro a necessidade e depois o produto.

Qual é a lição a ser aprendida aqui?

Se você decidir estar entre os fundadores de uma startup, certifique-se de conhecer bem quem fará parte da equipe, quanto contribuirá para o crescimento da empresa e quanto receberá parte do que contribuiu para criar

2 – The Aviator

Martin Scorsese, para este filme de 2004, escolhe como intérprete principal Leonardo Di Caprio.

O famoso ator americano interpreta Howard Hughes, o empresário excêntrico que em 1927 herdou uma imensa fortuna e se esforçou para tornar seus sonhos realidade e satisfazer todas as suas paixões mais bizarras.

Em alguns anos, Hughes, sofrendo de um grave distúrbio obsessivo-compulsivo, conseguiu teimosamente construir um império real do cinema em Hollywood e realizar projetos aeronáuticos muito complicados e inovadores. Assim, esse é um dos filmes de empreendedorismos mais emocionantes, cheio de significados ocultos, no estilo escocês completo.

3 – Jogada de gênio

Outra batalha legal cansativa, desta vez contada por Marc Abraham, traça os feitos de Robert Kearns, o inventor dos sistemas de limpador de para-brisa intermitentes.

Sua inovação técnica foi roubada, criada e comercializada pela gigante automotiva Ford, que, graças à ideia do Kearns, aumentou significativamente a rotatividade nas décadas de 60 e 70.

Para obter os benefícios econômicos que lhe eram devidos, o brilhante inventor teve que enfrentar um longo e desgastante processo jurídico.

Assim, esse é um dos filmes de empreendedorismo de luta e esperança, onde não faltam ideias teóricas e noções históricas.

4 – A procura da felicidade

Um dos mais belos filmes de Will Smith. Baseado em uma história verdadeira, conta a vida de um cavalheiro que deseja se tornar um negociante de ações. Ele é negro, pobre e sua esposa o deixou deixando-o com seu filho pequeno.

A procura da felicidade baseia-se na história verdadeira de Chris Gardner, um empresário que precisava de uma renda extra, alcançou sucesso e ganhou uma nova vida ao se tornar consultor depois de passar quase um ano como um sem-teto, também cuidando do filho e trabalhando como estagiário não remunerado.

Na história do filme, existe um conceito muito claro: nunca desista!

Apesar de ter perdido seu parceiro, sua casa e seu carro, Chris não abandona seus sonhos e, com paixão e sacrifício, ele supera enormes dificuldades sem desanimar para garantir um futuro para seu filho.

Filho, nunca deixe alguém lhe dizer o que você não pode fazer, mesmo que seja eu!

Chris Gardner (Will Smith)

É uma história de força de vontade inabalável, que levou Gardner a fazer uma brilhante carreira como corretor e a iniciar seu próprio negócio em 1987, fundando a Gardner Rich & Co. Hoje, sua fortuna é avaliada em cerca de 60 milhões de dólares.

A vida deu um novo golpe em Gardner, agora no auge de seu sucesso profissional, privando-o de sua esposa por causa de uma doença incurável. Além disso, desta vez, após um período inicial de desconforto, ele voltou ao jogo pessoalmente, tornando-se um motivador e ensinando os outros a superar as dificuldades cultivando a confiança em seu próprio potencial.

5 – O diabo veste prada

Este filme irá motivá-lo a trabalhar duro e perseguir seus sonhos. Ele mostra como lidar com situações embaraçosas, combinar coisas aparentemente não relacionadas entre si e, finalmente, a velha máxima de que o trabalho duro compensa. Ao mesmo tempo, se você ainda estiver trabalhando em período integral, aprenderá algumas coisas sobre como subir na escada corporativa.

6 – Steve Jobs

Este drama biográfico apresenta a vida de um dos maiores empresários de todos os tempos: Steve Jobs.

A vida do visionário que morreu em 2011 não é tratada desde o nascimento até a morte, mas se concentra nos eventos nos bastidores de três apresentações de produtos, nas apresentações de Macintosh (1984), NeXT (1988) e iMac (1988).

O filme é baseado em “Steve Jobs. Biografia autorizada do Apple Founder ”por Walter Isaacson, publicado em 2011.

Além do filme biográfico Steve Jobs, há outro filme biográfico que trata do cofundador da Apple que morreu em 2011. Na história de sucesso de jOBS – Steve Jobs, Ashton Kutcher (Dois Homens e Meio) assumiu o papel de homem que representava a Apple como nenhum outro.

Danny Boyles Steve Jobs teve mais sucesso. No Golden Globe Awards 2016, o filme recebeu o prêmio de melhor roteiro.

7 – Startup.com

Este é um documentário  que descreve o boom da Internet nos anos 90. Você receberá ótimas informações sobre startups, como ganhar dinheiro e o impacto da Internet nos negócios.

É um bom plano de aula para empreendedores iniciantes que desejam experimentar algo maior. Assim, é uma ótima inspiração para configurar seu próprio site de e-commerce e ir além da loja, mas criar uma marca incrível em todo o mundo.

8 – Piratas do Vale do Silício

Nomeado para 5 prêmios Emmy, mais 2 outras vitórias e 4 indicações. O filme mostra a grande história da Microsoft e da Apple.

Baseado no livro Fire in the Valley: The Making of Personal Computer, Pirates of Silicon Valley explora a rivalidade entre Steve Jobs e Bill Gates entre 1971-1997.

O filme termina com Bill Gates ganhando vantagem na rivalidade, mas todos sabemos o que aconteceu depois.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

Search

Compartilhe

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos