Ideia Consultoria Empresarial e Treinamentos

Conheça as forças e fraquezas do seu negócio através de indicadores de desempenho

Foi se o tempo em que ter indicadores de desempenho era coisa de multinacionais. Hoje, os micro e pequenos empreendedores precisam criar seus próprios indicadores para conhecerem as forças e fraquezas de seu negócio.

Os indicadores de desempenho funcionam como termômetro e bússola ao mesmo tempo. O primeiro mostra a situação de alguns aspectos da empresa e o segundo ajuda a apontar a direção para melhorar o negócio como um todo. Antes de começar a pensar nos indicadores, os empresários devem fazer uma boa análise do período que passou.

Se ele já tinha metas para cumprir, deve avaliar se elas foram cumpridas e, se não foram, deve fazer uma boa análise do porquê isso ocorreu. Ter um bom planejamento estratégico é importante antes de começar a pensar nos números.

O planejamento vai mostrar onde a empresa quer chegar no médio e longo prazo, a partir das ações do presente. Por isso é importante pensar nos indicadores de desempenho por um período maior, de 5 anos por exemplo, e ir fazendo revisões e avaliações ao longo do tempo.

Indicadores financeiros

Os indicadores financeiros são os principais para o micro e pequeno empresário. São eles que ajudam a avaliar a saúde financeira da empresa. Existem vários, mas os mais utilizados pelos gestores são:

Faturamento

Essa medida é muito importante porque indica quanto a empresa está vendendo e quanto de dinheiro está entrando. Dependendo do tipo de negócio, a empresa pode ter meta mensal, trimestral e anual. Assim, se uma meta não foi cumprida no mês, a equipe tem tempo para compensá-la no trimestre e assim por diante.

Custo fixo

As metas relacionadas aos custos fixos do negócio são muito importantes para as PMEs. Esses são aqueles custos que não variam com o faturamento. Ter uma meta que estimule a equipe a reduzir cada vez mais esses custos, mas que, ao mesmo tempo seja condizente com a realidade do negócio, é muito importante. É um indicador que deve ser acompanhado de perto e com muito rigor.

Nível de endividamento

O nível de endividamento precisa ser muito bem controlado para que a empresa consiga manter a sua rentabilidade. Num país com juros altos como o nosso, é importante ficar atento aos empréstimos, caso eles sejam inevitáveis.

Lucratividade

O indicador relacionado à lucratividade deve ser estipulado considerando todas as variáveis do período, como período de férias, feriados e datas especiais. Muitos empreendedores confundem faturamento com lucratividade, mas é importante lembrar que você pode vender e não ter lucro. Se você vende muito, mas não tem lucro, quer dizer que a empresa está tendo muitos gastos ou tem alto índice de inadimplência, e isso precisa ser avaliado.

Indicadores ligados às pessoas

Além dos indicadores financeiros, é importante estabelecer alguns ligados às pessoas. Sabemos que ter uma boa equipe está diretamente ligado ao aumento de faturamento. Estabeleça também um indicador, que pode ser um cronograma anual de treinamentos, para ser cumprido pela equipe. Avalie as principais deficiências e proponha cursos específicos aos colaboradores.

Outro superimportante é o indicador que avalia o turnover, ligado à rotatividade da equipe. Se esse índice estiver muito elevado, deve ser elaborado um plano de ação com diversas iniciativas que podem contribuir para mudar essa realidade.

Como você usa os indicadores de desempenho na sua PME? Compartilhe conosco suas dúvidas e experiências!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

Search

Compartilhe

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos