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Diagnóstico empresarial: A importância desse recurso

Diagnóstico Empresarial – Fazer um diagnóstico empresarial é de extrema importância para qualquer empresa. Isso porque alguns indicadores podem fazer um levantamento preciso sobre como está a saúde da companhia e quais os melhores caminhos a seguir, conferindo mais assertividade à tomada de decisões por parte dos empreendedores.

Confira a seguir os itens de um bom diagnóstico empresarial e entenda sua importância:

Faturamento

É o maior indicador que os empresários costumam acompanhar, já que trata sobre as vendas. Portanto, a primeira coisa a se fazer é conferir o quanto você está vendendo e, dessa forma, realizar uma comparação com a meta definida inicialmente em seu planejamento.

Vale citar que o indicador de faturamento indica o volume de negócios que a companhia precisa ter, ou seja, é necessário ligar o faturamento com o indicador de lucro para obter o caixa planejado para a empresa.

Saiba que a relação entre o faturamento e a margem de lucro pode indicar possíveis riscos que a empresa corre. Para ter uma margem que seja aceitável, é necessário possuir um faturamento alto, e isso pode levar a maiores riscos.

Caso o faturamento fique abaixo do que você espera, chega o momento de pensar em novas estratégias de marketing e de começar a procurar clientes novos.

Recebimentos

Com as informações do faturamento, é essencial que você faça uma comparação com os dados de recebimento — lembrando sempre que faturamento e recebimento não são a mesma coisa.

Muitos acham que se as vendas foram boas, tudo está bem, mas em alguns casos, a empresa pode não estar recebendo todos esses valores. O indicado é ter um recebimento próximo ao faturamento. Para resolver isso, uma das ações necessárias é solucionar a inadimplência de clientes.

Ticket médio

O preço médio por venda auxilia o empreendedor a compreender toda a dinâmica de seu negócio. Você pode medir o indicador de duas formas: por cliente ou por venda. No primeiro caso, você poderá ter um melhor entendimento de quem são os melhores consumidores e, dessa maneira, pode personalizar e otimizar o atendimento com uma negociação diferenciada.

Já quanto às vendas, é possível identificar problemas e perceber, por exemplo, que seus vendedores estão mal capacitados. A solução é oferecer treinamentos de vendas para melhorar a relação da equipe com os clientes e, consequentemente, seus negócios.

Taxa de endividamento

Esse é um ponto que deve ter destaque no diagnóstico empresarial. Em alguns casos, a companhia fecha o mês sem margem negativa, no entanto, o pagamento de dívidas e juros ultrapassa o valor do lucro. Vale ressaltar que no nosso país o crédito não é nada barato e, portanto, é essencial prestar atenção no risco de endividamento da empresa.

O recomendado é fugir dos bancos, mas como isso nem sempre é possível, é necessário fazer um controle rígido dos prazos e valores a serem cumpridos.

Lucratividade

O percentual de lucro da companhia, medido pelo faturamento em determinado prazo, auxilia o empresário a compreender qual o melhor caminho a seguir nos negócios. O maior erro de um empresário é controlar apenas as vendas e se esquecer do fator lucro.

Se a companhia possui um faturamento dentro do pretendido mas não sobra dinheiro (ou pior, falta), quer dizer que o problema pode estar nas altas despesas, portanto, o empresário precisa se concentrar nos custos e encontrar uma solução para tampar esse buraco.

Fique sempre atento ao lucro real da companhia e analise se você está fechando o mês ganhando mais do que gasta.

Nessas horas, é importante lembrar de procurar uma consultoria com conhecimento e experiência no assunto, oferecendo mais segurança e qualidade no diagnóstico da sua empresa.

Você já fez o diagnóstico empresarial no seu negócio? Divida conosco sua experiência e deixe abaixo seu comentário!

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