Os indicadores de desempenho são responsáveis por apontar pontos fracos e fortes do seu negócio. Servindo tanto como um “termômetro” quanto como bússola, elementos que direcionam e norteiam estratégias empresariais como um todo.
Dessa forma, analisar KPIs deixou de ser algo comum a grandes indústrias. Tornando-se uma necessidade fundamental de qualquer empreendimento.
No entanto, a atenção máxima deve se voltar a análise desses indicadores. Eem como a escolha deles para mensurar e acompanhar avanços.
Diante desse contexto, o artigo de hoje pretende auxiliar você, gestor,
O que são indicadores de desempenho?
Antes de qualquer coisa, devemos esclarecer que os indicadores são métricas utilizadas para medir o desempenho/performance de qualquer operação realizada em uma empresa.
Os KPIs e suas análises são amplamente utilizados em empresas porque só assim é possível escalar avanços, trabalhar em otimizações e identificar pontos fortes e fracos.
O que surge como um problema nesse cenário é a análise dos KPIs inadequados para o objetivo. Muitas vezes esse “processo” se perde já na etapa do planejamento, que equivale ao ponto de partida.
Com um planejamento estratégico feito, os KPIs ajudarão a mensurar os avanços, acertos e erros. Daí a necessidade de cautela tanto ao planejar, quanto ao analisar os indicadores de desempenho.
Leia mais: O que são Indicadores de Desempenho?
Quais os KPIS certos para sua empresa?
Independentemente de uma série de outros fatores específicos de cada empresa, alguns indicadores são comuns a qualquer negócio. São eles:
#1 Indicadores financeiros
São os principais para o pequeno e micro empresário. Os indicadores de desempenho financeiro auxiliam na avaliação da saúde financeira do negócio, bem como para mantê-la equilibrada. Os mais comuns são:
- Faturamento
- Custo Fixo
- Nível de endividamento
- Lucratividade
#2 Indicadores relacionados à gestão de pessoas
Ter uma boa equipe é um fator que se relaciona diretamente com o aumento de faturamento, por consequência do aumento do desempenho e da produtividade.
Estabelecer um indicador para a equipe é fundamental. Por isso, investir um cronograma anual de treinamentos para a equipe pode ser proveitoso.
E com isso será possível avaliar os principais pontos a melhorar, focando em treinamentos específicos para essas melhorias almejadas.
Um indicador extremamente comum à gestão de pessoas é a rotatividade da equipe, atente para isso. Esse indicador de desempenho deve ser baixo, caso contrário, você deverá focar em um plano de ação para reduzir esses número.
#3 Indicadores relacionados à gestão de processos
De acordo com o CBOK, Guia para Gerenciamento de Processos de Negócio, todo processo tem métrica e medição associadas com o trabalho. Tendo as seguintes dimensões:
- Tempo: duração do processo
- Custo: valor monetário associado à realização do processo
- Capacidade: montante ou volume de uma saída ou serviço, ou seja, capacidade de produção.
- Qualidade: percentual do real em relação ao que seria “ótimo” na realização de um processo. Pode equivaler a satisfação, variação, erro ou taxa de defeito.
A maioria das outras métricas se derivam dessas dimensões. Essas métricas, ou indicadores chave de desempenho, têm características específicas como:
- Alinhamento
- Prestação de contas
- Previsibilidade
- Acionável
- Poucos em Número
- Fácil de Entender
- Equilibrada e Conectada
- Transformativa
- Padronizada
- Orientada a contexto
- Reforçada
- Relevante
Agora que você está mais familiarizado com os indicadores de desempenho, ou KPIs, que sua empresa precisa para poder avançar na busca dos objetivos, te convido a aprofundar seus conhecimentos ainda mais.
Com o Ebook: Indicadores de Desempenho você aprenderá a criar, desenvolver e implementar indicadores de sucesso para o seu negócio. O download é gratuito! Garanta seu exemplar: