Ideia Consultoria Empresarial e Treinamentos

11 habilidades do líder gerente de projetos!

“Um bom líder faz com que pessoas comuns façam coisas incomuns.”

Liderança com certeza é uma das palavras mais ditas no meio dos negócios, mas infelizmente não são todos que a proclamam e que entendem o seu real significado, ou melhor, praticam as habilidades necessárias para ser um bom líder.

Quando se pratica a liderança é possível influenciar as pessoas e faze-las seguir os objetivos de um organização, além de contribuir e fortalecer seus laços estratégicos, praticamente é viver o mesmo sonho corporativo. Na liderança existe sempre um processo de descoberta onde desfloram-se talentos escondidos, que graças ao papel do líder e somente a essa figura central a equipe é lapidada no maior ativo de uma organização.

Responsabilidade para vencer incertezas

O espirito que nasce do verdadeiro líder enterra todo comodismo, medo do sucesso e incertezas encontradas nos projetos, a pró-atividade, o desejo de atingir objetivos auxilia a mitigar a existência de riscos e estabelecer uma conexão direta com as expectativas dos stakeholders, promovendo uma aliança participativa em cada fase do projeto.

No gerenciamento de projetos, o gerente de projeto é o grande responsável por levar toda equipe a atingir os objetivos do projeto. Seu papel de líder é diferente dos tradicionais gerentes setoriais ou funcionais, ele carrega consigo toda a arte de gerenciar um escopo bem estabelecido, um cronograma certeiro, administrar de forma responsável os recursos financeiros, estabelecer padrões de comunicação que faça a equipe não perder a sintonia, conhecer os riscos e eliminá-los em sua raiz, promover um gerenciamento diferenciado dos recursos humanos, gerir os contratos e acordos e entender cada uma das partes interessadas. Pode-se dizer que o gerente de projetos enquanto é um grande líder executor, deve recordar-se dos objetivos do projeto somente com um olhar diferenciado em sua equipe.

Independente da estrutura organizacional, onde o gerente de projetos em alguns momentos não possui tanta autoridade, ficando subordinado a um gerente funcional que não entende os objetivos que estão sendo percorridos com o projeto, e nesse momento cabe ao líder através de conhecimento, desempenho e uma magnifica capacidade de negociação estabelecer um rumo a seguir através do conjunto de suas habilidades e mostrar o caminho a ser percorrido.

Um gerente e suas habilidades

Segundo o guia PMBOK®, existem algumas habilidades interpessoais de extrema importância que devem ser presentes, considere as dicas para se tornar um grande líder no gerenciamento de projetos:

1. Liderança

2. Construção de equipes

3. Motivação

4. Comunicação

5. Influência

6. Tomada de decisões

7. Consciência política e cultural

8. Negociação

9. Ganho de confiança

10. Gerenciamento de conflitos

11. Coaching.

Gerente de projetos não é super-herói!

Mas um líder de verdade deve estar atento. Em meio a tanta pró-atividade e vontade fazer, pode estar sendo criado um falso super-herói, que por mais bela que seja a história em algum momento vai se deparar que não existem superpoderes, e que as coisas não são fáceis e simples como nas telas de cinema.

Tomando emprestado a frase inicial desse artigo do grande mestre da administração Peter Drucker, que diz que o líder deve ter a capacidade de despertar nas pessoas normais do dia a dia nas empresas o desejo de fazer a diferença, de sair da ociosidade aparente e despertar o empreendedor adormecido em cada equipe de projeto.

Pode parecer um certo poético alguns parágrafos, pode parecer apenas frases de impacto buscando motivar um pouco quem percorre cada linha em sua desprendida leitura, mas o meu intuito, do guia PMBOK®, ou qualquer guia ou livro de negócios que aborde o tema liderança é mostrar que mundo, as empresas, os projetos precisam de novos Martin Luther King, Nelson Mandela, Steve Jobs, eles não podem ser únicos!

Faça parte desse time e gerencie o maior projeto que você tem pela frente, se transformar no líder que foi destinado a ser.

Artigo escrito por Luiz Fernando Nunes Analista de projetos / Gerente de PMO

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

Search

Compartilhe

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos