Existem inúmeras ferramentas da Qualidade, cada uma com um propósito específico, umas são utilizadas para resolver problemas a partir de uma causa identificada, outras para elevar o nível de desempenho de uma operação, outra para desenhar e melhorar uma atividade. Ou seja, na área de qualidade temos várias ferramentas para com os mais diversos fins.
Fazendo um paralelo com um profissional da construção civil este tem a sua disposição várias ferramentas de trabalho e o mesmo precisa saber qual é a melhor ferramenta para a necessidade da obra em questão. Então vamos pensar, como profissional da área de qualidade, você sabe utilizar as ferramentas que tem a disposição.
Consegue no universo de problemas que uma empresa tem saber escolher a ferramenta certa para a aplicação certa e experimentar os resultados de um bom uso? Pense nisso, poucos conhecem a fundo as ferramentas, temos noção do que cada uma faz, mas saber usar para aplicar é para poucos. Então desafio cada um de vocês a conhecer melhor cada uma, explorar os recursos e funcionalidades que as ferramentas nos oferecem.
Após esta fase, a próxima etapa é difundi-la pela sua organização, gerar relatórios com os departamentos, estratificar os dados e com base no problema diagnosticado saber qual ferramenta pode utilizar. Tenha como meta do setor de qualidade a difusão e o uso das ferramentas, já vi empresas reduzirem drasticamente o número de não conformidades aplicando no máximo duas ou três ferramentas.
Colete os resultados deste trabalho, divulgue em percentual e em reais quais foram os resultados do trabalho e verá uma nova percepção dos departamentos quanto ao uso das ferramentas da qualidade.
Maicon Putti
CRA/PR 19270
Consultor da Ideia Consultoria e Treinamentos