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Como calcular o valor de uma empresa: o passo a passo para trazer valuation

valuation

Muitos empreendedores, por vezes, se deparam com circunstâncias em que precisam saber o valor efetivo de sua empresa no mercado em que atua. Uma das formas é por meio do processo de valuation. Neste artigo, vamos apresentar como calcular o valor de uma empresa e o passo a passo para trazer valuation. Confira!

Conhecer a empresa para identificar o seu valor

A dinâmica dos negócios, com uma competitividade cada vez mais acirrada, faz com que muitas empresas estejam em constante atenção sobre o mercado e a efetivação de processos internos e externos.

Algumas demandas estratégicas podem surgir para a sua empresa, como a venda de mais cotas, ingresso de novos sócios, entre outras medidas. É nesse momento que precisa-se conhecer o seu negócio para que se identifique o seu valor real de mercado.

É a partir dessa informação que a empresa poderá ser ampliada, receber investimentos de terceiros e ganhar mais força para concorrer no mercado em que atua.

Ferramenta para calcular o valor de uma empresa

E para ter a informação precisa de qual o valor de mercado da empresa, em um determinado estágio, deve-se aplicar uma ferramenta de análise que possibilita calcular o valor da empresa para chegar a essa noção clara do quanto representa o negócio para o mercado.

Essa ferramenta é a valuation.

Bem, ai você deve perguntar o que é a valuation e como ela pode ajudar a gerar essa informação?

Veja abaixo!

O que é valuation

Trata-se de um processo de análise que busca a avaliação de empresas. Essa ferramenta funciona para que se faça uma conversão da projeção do que seria o valor da empresa para a sua estimativa de valor mais próxima do real.

Ou seja, a aplicação dessa ferramenta de análise possibilita que se obtenha o valor da empresa por meio de processos de mensuração. Isso permite que o empreendedor conheça a representação da empresa em um modelo de valor para o mercado.

Ação que favorece para negociações com terceiros, como abertura de seu capital ou também para implementar ações de investimento para o crescimento da empresa. Isso possibilita ganhos para toda a organização.

Um exemplo está na própria efetivação de processos gerenciais para os negócios que ela pratica. Afinal, ao ter os dados obtidos com essa análise, o empreendedor pode tomar decisões mais assertivas e com menos riscos.

Como aplicar o valuation na empresa?

Agora que você já tem a definição do que é valuation e de que forma ele pode beneficiar a gestão de seu negócio, veja como aplicar o valuation. Ele pode ser desenvolvido com três modelos:

  • Por meio da renda – com análise do fluxo de caixa descontado.
  • Por análise do mercado – com foco em múltiplos ou cotação.
  • Por observação dos ativos – pelo valor de liquidação ou valor contábil.

1 – Valuation pela renda

Esse modelo de Valuation ocorre na projeção de destacar que a empresa pode gerar receita para os interessados em se tornarem sócios dela. O modelo de Valuation pela renda obedece três ações para fazer o cálculo:

  • Estimar tudo que for recebido, menos os gastos da empresa, em períodos posteriores a análise.
  • Estabelecer uma taxa de descontos que funcione a partir de uma porcentagem de acordo com o risco do negócio e a comparação com outros investimentos, isso se comparado a bolsa de valores ou renda fixa.
  • Utilizar os resultados ao valor presente, aplicando uma taxa de desconto.

A utilização desse modelo de valuation é recomendado para empresas que já obtêm lucro, com um histórico de negócios que favorece para o desenvolvimento de projeções financeiras mais próximas da realidade.

2 – Múltiplos de mercado

Nesse modelo de Valuation, calcula-se o valor da empresa por meio da metodologia de múltiplos por mercado. Ela funciona de forma que se faça a comparação do desempenho econômico-financeiro de sua empresa com outras semelhantes no mercado.

Essa comparação precisa ser feita com base em aspectos como o tamanho da empresa e a área de atuação, por exemplo. Esse modelo de valuation funciona quando a comparação pode ser feita de forma mais precisa, buscando uma informação de fácil compreensão.

Todavia, para utilizá-lo, o modelo leva em conta dois aspectos:

  • Primeiro, os valores têm que obedecerem o mesmo padrão. Por exemplo, se o cálculo for do múltiplo “preço/lucro”, deve-se encontrar o preço por ação e o lucro de ação da mesma forma na empresa que está servindo de modelo comparativo.
  • Segundo, as empresas que servirão de base para comparação têm que terem características idênticas, pois isso favorece para que não ocorram discrepâncias em dados futuros.

Nesse modelo, os múltiplos podem ser: de lucro (preço por ação dividido pelo lucro por ação); de valor patrimonial (valor de mercado dividido ao valor do patrimônio líquido da empresa); de faturamento (estima-se um determinado preço levando em conta o faturamento em uma determinada época).

3 – Valuation pelo valor patrimonial líquido

Neste terceiro modelo de cálculo do valuation utiliza-se como fórmula para se chegar no valor patrimonial os ativos – passivos. Dessa forma, os ativos é tudo que a empresa possui como bens, direitos e valores ou que receberá.

No caso de bens que receberá, estão: dinheiro em caixa, contas a receber, imóveis, entre outros dados. Já as obrigações financeiras e dívidas são os passivos do cálculo. São eles: dívidas, obrigações financeiras como pagamento de impostos e folha salarial dos colaboradores, financiamentos, entre outros.

Outros modelos de cálculo de valuation

Os três modelos expostos anteriormente são os mais utilizados por empresas. Mas há outros modelos. São eles:

  • Método de liquidação de ativos.
  • Método de capital de risco
  • Avaliação por direitos contingentes.
  • Valuation pré-investimento.
  • Valuation pós-investimento.

Ou seja, há inúmeras metodologias que podem ser aplicadas para chegar a informações que são estratégicas para o empreendedor. Quando ele consegue calcular o valor da empresa, ele pode tomar decisões diferenciadas para o seu negócio.

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