Ideia Consultoria Empresarial e Treinamentos

Planejando para Vender Mais

A área comercial sempre foi e será uma das mais importantes nas empresas. E a razão é bem simples: podemos ter excelentes produtos com diferenciais claros; um plano de negócios que demonstre o resultado futuro daquele empreendimento com taxas de retorno acima da média – porém nada vai acontecer se não vender.

E a venda não começa na contratação de uma equipe de vendas, mas sim na formação e preparação de um Gestor de Vendas que será a chave para a Geração de Receitas na empresa. Esse profissional deverá montar um projeto da área comercial contemplando os seguintes pontos:

  • Planejamento da venda
  • Estruturação e organização da equipe de vendas
  • Estratégias para aumentar as vendas
  • Programa de relacionamento com o cliente
  • Desenho dos 8 processos da venda
  • Avaliação do desempenho de vendas

Neste artigo, a ênfase é no Planejamento de Vendas. Abaixo, confira alguns pontos essenciais sobre definições que o plano de vendas deve estabelecer:

MercadoOnde vamos atuar Estudo do mercado/Vverificando seu potencial Número de concorrentes e sua participação no mercado
RecursosMão de obra, equipamentos, estrutura física, mobilidade etc.
EstratégiasAlinhamento com o plano de marketing Elaboração dos objetivos, estratégias e metas para equipe de vendas Criação do funil de vendas Como será a venda adicional
LogísticaElaboração da roteirização de visitas Quais canais de vendas vão atuar sozinhos ou em parcerias Distribuição do produto e/ou serviço
ProcessoMétodo de treinamento e de trabalho Etapa de pré-venda, venda e pós-venda.

O objetivo principal do plano é conduzir a empresa para atingir suas metas. Quanto maior o planejamento, menor o esforço e maior o resultado. Faça as contas: empresas investem em grande quantidade de vendedores, não dimensionam equipe e mercado, há falta de treinamento adequado e amargam resultados ruins. O plano de vendas é um desdobramento do plano de marketing e sua saída deve gerar um plano de vendas para cada vendedor, para que esse tenha uma execução perfeita de seu trabalho e os negócios sejam gerados no menor tempo possível e com o melhor resultado desejado.

Veja um gráfico para poder compreender melhor esse desdobramento do Planejamento. Estender a visão da empresa do Plano Estratégico até o Plano de Vendas do vendedor fará com que as informações cheguem em quem precisa e a ação do vendedor no dia a dia, por mais operacional que seja, responderá a estratégia da empresa. Profissionalizará sua atividade no uso do tempo e aumentará os resultados.

O maior desafio no plano de vendas é estimar o mercado. Para sair do “achismo” e minimizar o risco, converse com clientes potenciais, busque sites de associações, sindicatos, feiras, concorrentes, ou seja, use todos os recursos possíveis para estimar se o plano de vendas tem condições de ser atendido na sua área de atuação. Muitas empresas aumentam sua base de atuação, quando descobrem que o cliente pode estar morando ao lado.

Todo esforço poderia ser diminuído e o resultado melhorado em função desta segmentação. Gerenciar vendas não é executar, mas sim planejar como atingir a receita. Fazendo isso as empresas terão uma condição melhor para alcançar seus resultados e transformar um plano de negócios num empreendimento lucrativo e de sucesso.

Maicon Putti é administrador, auditor líder pela BVQI do Brasil e consultor certificado pela ABPMP.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

Search

Compartilhe

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos