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O Poder do Estoque no Resultado das Empresas

Em tempos desafiadores, os gestores olham internamente para seus números para ver o que pode ser feito. Além de estar desenvolvendo projetos comerciais e tentando descobrir nichos para atacar e vender, também se olha para os custos e despesas, como já foi discutido em artigos anteriores.

Mas têm algo que muitas vezes passa despercebido para os gestores, no qual é a gestão de estoque, em muitos ramos de negócios é fundamental uma boa gestão, no qual pode ser caso de vida e morte principalmente no varejo. O grande problema que o estoque não interfere diretamente na rentabilidade da organização, e sim no caixa, consequentemente no aumento do endividamento da organização. Mas como assim? 

A avaliação da lucratividade só entra o valor do custo de matéria prima que foi vendido, mas não o que foi comprado, assim o que ficou no estoque parado e depreciado. Este tema é tão importante que é o grande diferencial de empresas do mesmo ramo. Podemos analisar um exemplo das Lojas Renner e Lojas Marisa. As duas empresas são de capital aberto e são concorrentes diretos. Assim poderemos avaliar através de um gráfico a diferença do prazo médio de estoque. Este índice mede quanto tempo um produto permaneceu no estoque da loja. 

Para fazer o cálculo foi somado o valor de estoque dos últimos 4 trimestres e achado a média, dividido pela soma dos 4 últimos custos dos produtos vendidos multiplicado por 360. Este método elimina a o problema da sazonalidade tão presente no varejo, principalmente no fim de ano. Assim a fórmula é Estoque Médio: (Estoque/ CPV) x360. Assim temos o gráfico abaixo:

Olhando o gráfico qual é a empresa mais eficiente na gestão do estoque? A resposta claro que é a Renner, consequentemente ela gera melhor resultado do que sua concorrente. Vemos que um crescimento dos prazos médios das duas no 3 trimestre de 2010. Existe uma explicação, isto se dá pelo fato que as duas começaram um processo de abertura de lojas muito intenso, no qual fez este prazo médio subir. Pelo fato de uma nova loja existe um tempo de maturação assim influenciando nos prazos médios. Mas notamos que as lojas Marisa continuou aumentando e as lojas Renner houve uma estabilização com uma tendência de queda. Isso faz que as consequências apareça nos resultados.

Como a empresa não consegue desencalhar o produto precisa então fazer promoções, assim diminuindo sua margem bruta sobre o produto. Podemos notar a diferença entre as duas no gráfico abaixo:

Diminuindo a margem bruta vemos isso refletir na geração de caixa. Abaixo foi feito um gráfico do % da geração de caixa em relação ao faturamento:

Vemos que a estabilidade do prazo médio de estoque resultou em uma estabilidade no % de geração de caixa. Claro que este resultado envolve outras variáveis, como custos e despesas. Mas observando os dois gráficos vemos o padrões se repetindo tanto pra um quanto para outra loja.

Não é à toa que as Lojas Renner é uma das mais rentáveis empresas de capital aberto ligado ao varejo, mesmo com a crise têm demonstrado solidez e boa gestão. No caso das lojas Marisa tiveram vários problemas conforme seu CEO falou várias vezes, principalmente na escolha ruim de coleções de roupas que não desencalharam. Este case mostra a importância da gestão de estoque, principalmente do relacionamento do compras x logística x comercial estarem trabalhando junto e integrados, pois este é um dos segredos das Lojas Renner.

Infelizmente não só a Marisa que está sofrendo com isso, mas muitas empresas no Brasil têm enfrentado problemas parecidos e até piores, não só por causa da crise mas por falta de know how técnico eficaz que faz faça conduzir a uma Gestão sólida e que traga resultados não só a longo prazo mas também a curto prazo com medidas simples e eficazes.

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