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O que é Gestão da Qualidade?

Gestão da Qualidade

A Gestão da Qualidade é um sistema que auxilia o empreendedor a avaliar as necessidades dos clientes, e, criar ações que ajudem a empresa a atendê-las. Ela pode ser entendida como qualquer atividade ou estratégia desenvolvida visando melhorar a organização de uma entidade.

Ela visa atender as demandas dos consumidores por meio do aperfeiçoamento de produtos e serviços. Nem sempre, a aplicação desse conceito envolve a obtenção de certificações, contudo, os certificados são bastante utilizados para mostrar a capacidade da empresa, e atestar o seu desempenho.

O sistema de Gestão da Qualidade possui diretrizes estabelecidas pela norma ISO 9001, que é reconhecida internacionalmente. Logo, os mesmo padrões exigidos e aplicados em empresas brasileiras, também são utilizados por outros negócios ao redor mundo.

Como surgiram as normas de Gestão da Qualidade?

As diretrizes de Gestão da Qualidade estabelecidas na ISO 9001 foram criadas em 1987, pela Organização Internacional para Padronização (ISO) por meio de vários comitês técnicos. Essa normatização já teve duas revisões, uma em 1994 e outra em 2000.

Para desenvolvê-las, a entidade avaliou uma série de normas e diretrizes de diversos países, tais como: Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Alemanha e Holanda. Dessa maneira, os princípios foram elaborados levando em conta características essências em diferentes locais.

Hoje, as normas de Gestão da Qualidade são utilizadas por empresas do mundo todo, independentemente do seu porte ou segmento de atuação. Dessa maneira, foi possível estabelecer um padrão internacional essencial para que os empreendimentos trabalhem em sintonia.

Princípios da Gestão da Qualidade

A Gestão da Qualidade possui alguns princípios básicos que precisam ser observados pela empresa. Dessa maneira, o empreendedor conseguirá ter um panorama mais completo sobre o desempenho do seu empreendimento, avaliando se ele está atendendo as necessidades de seus clientes.

  • Foco no Cliente: Todas as ações e atividades elaboradas dentro de um SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) precisam ter como foco o cliente. A empresa deve visar não só atender as necessidades dos consumidores, como, também superar suas expectativas.
  • Liderança: Os líderes tem papel fundamente dentro da organização da empresa. Eles precisam garantir que os colaboradores estejam envolvidos nos processos de melhoria.
  • Envolvimento dos colaboradores: Os funcionários também são essenciais dentro da Gestão da Qualidade. Isso porque, é necessário o envolvimento de todas as pessoas ligadas a empresa para que as estratégias tenham bons resultados.
  • Abordagem de Processos: O gerenciamento dos processos também é um fator muito importante dentro de um SGQ. Mapeando esses métodos e os recursos utilizados nele é possível avaliar formar de deixar os processos mais eficientes.
  • Abordagem Sistemática: Outro ponto muito importante dentro da Gestão da Qualidade é a visão sistemática. Dessa maneira, o empreendedor poderá identificar todos os processos inter-relacionados, e trabalhar no aperfeiçoamento deles.
  • Melhoria contínua: Toda empresa ter em mente que é necessário um aperfeiçoamento constante para que ela se mantenha competitiva dentro do mercado. O empreendedor deve pensar não só no presente, mas, também, em ações futuras.
  • Abordagem Factual: As ações e atividades estabelecidas dentro da Gestão da Qualidade devem ter como base dados e informações concretas. Para isso, é muito importante que o empreendedor implante um sistema de monitoramento eficaz.
  • Benefícios nas relações com fornecedores: Ter um bom relacionamento com os parceiros é essencial para se manter um bom SGQ. Por conta disso, é muito importante que o empreendedor busque estabelecer alianças sólidas e benéficas para ambos os lados.

Esses princípios são essenciais na hora de elaborar ações e estratégias de Gestão da Qualidade. Lembre-se, esse conceito é muito importante para que a sua empresa consiga obter um desempenho mais eficiente, bem como atender e superar as necessidades dos clientes.

Diagnóstico de Qualidade

O Diagnóstico de Qualidade é muito importante na hora de elaborar ações e atividades dentro do SGQ. Isso porque, ele irá apontar todos os pontos que precisam ser melhorados, bem como, de que maneira eles precisam ser aperfeiçoados, o que facilita o trabalho do empreendedor.

A Gestão da Qualidade é muito importante em qualquer empresa, pois, é ela que irá auxiliar o empresário a ter uma visão mais ampla sobre o seu negócio.

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