Ideia Consultoria Empresarial e Treinamentos

Gestão financeira empresarial: 4 erros que colocam seu negócio em risco

gestão financeira empresarial

Se você trabalha com gestão financeira empresarial no Brasil (ou em qualquer lugar), suponho que deseje saber como evitar erros simples que podem comprometer toda sua estratégia.

Gerenciar as finanças de uma empresa pode ser desafiador, especialmente em cenários econômicos instáveis como o nosso. Além disso, é muito comum que os empresários brasileiros toquem seus negócios de forma intuitiva, com poucos controles. O que torna o desafio de manter o empreendimento funcionando ainda maior.

Pensando nisso, elaboramos este material para que você possa fazer um diagnóstico e, assim, procurar os possíveis erros e “furos” na sua estratégia de gestão financeira.

Esses erros são comuns, porém colocam qualquer negócio em risco. Entenda:

4 erros de gestão financeira empresarial: confira e livre-se dos riscos

Quando digo que grande parte das empresas tocam o financeiro de forma intuitiva, quero me referir de forma literal a ideia de “sentir” como vai dar para passar o mês só de olhar o caixa no começo de cada vez.

Ou seja, sem controles, previsões exatas das despesas ou de possíveis custos extras. Dessa forma, tem-se uma noção vaga de como será o mês, sem visão de curto, médio ou longo prazo coerentes.

O que nos leva a o primeiro maior problema de gestão financeira empresarial a não se cometer:

1- Falta de controles

Esse tipo de deficiência de administração financeira faz com que seja impossível perceber antecipadamente quando e porque as contas estão negativas.

Nesse contexto, é muito comum que as empresas entrem (ou já estejam) em crise por conta de margens negativas, processos operacionais com desvios e retiradas financiadas por altos empréstimos bancários.

Alguns controles financeiros básicos a se atentar e otimizar constantemente são:

  • Contas a receber (ativo operacional)
  • Contas a pagar (passivo operacional)
  • Estoque (ativo operacional)

Quando não administrados, esses controles impactam fortemente a empresa.

Controles financeiros e econômicos – Quais deles a sua empresa precisa?

2- Problemas no Fluxo de Caixa prejudica a Conciliação financeira

O fluxo de caixa é uma ferramenta importante, embora básica, para compreender as entradas e saídas financeiras realizadas. E, com isso, é possível planejar a liquidez do caixa.

Os problemas no fluxo de caixa tornam a gestão financeira empresarial desqualificada ao passo que permitem a possibilidade de furos, falhas na conciliação financeira e falta de precisão.

Além disso, ter métricas e controles errados para gerenciar o caixa impacta diretamente nos resultados recolhidos.

3- Analisar os indicadores errados

Aqui, voltamos a importância de garantir que os dois erros anteriores não sejam cometidos. Com a falta de controles adequados, o fluxo de caixa é prejudicado.  E, com isso, a tendência é que não seja possível analisar os indicadores corretos.

4- Não investir em uma estratégia de redução de custos

Por fim, mas não menos importante, sua estratégia de redução de custos é primordial para a gestão financeira empresarial.

Em primeiro lugar, devo ressaltar que uma boa estratégia de redução pode garantir a economia anual de montanhas de dinheiro, como foi o caso da Centrallimp.

O objetivo é garantir controles seguros, que consequentemente garantem a saúde do fluxo de caixa e, por conseguinte, a viabilidade de estruturar os processos operacionais de forma adequada, para a redução de custos.

O descontrole financeiro faz com que os custos operacionais sejam altos, porque nesses casos, não há controle sobre os processos, etapas, hierarquias de produção, sistematização de compras e quantidade com planejamento antecipado, etc.

Dessa forma, podemos concluir afirmando que para garantir uma gestão financeira empresarial de resultados, você precisa garantir não apenas que esses erros sejam evitados. Mas que as ações sejam aplicadas corretamente também.

Por isso, te convido a aprender mais sobre como fazer isso na prática, participando do nosso Minicurso GRATUITO de Jornada Financeira na Prática:

MINICURSO: Jornada Financeira

Em 10 dias, você receberá aulas, ferramentas e materiais que te darão suporte técnico para qualificar sua gestão. E também receberá um certificado!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

Search

Compartilhe

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos