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Diagnóstico de vendas – o que saber sobre esse assunto

Fazer um diagnóstico de vendas é um dos passos mais importantes para quem deseja manter o seu ritmo de crescimento em alta dentro do mercado que, como se sabe, encontra-se cada dia mais acirrado.

Saber exatamente o que está sendo vendido e conhecer todo o fluxo com que essas vendas têm acontecendo dentro da empresa, é uma das melhores alternativas estratégicas para manter-se atento a identificação tanto dos pontos fortes quanto dos fracos.

A análise do diagnóstico de vendas permite que sejam criadas campanhas e promoções que possibilitam o crescimento deste balanço geral, seja aumentando as vendas pessoais, seja incentivando que um maior número de clientes venha a fechar compras de fato com a sua empresa.

Entenda mais neste artigo sobre a importância deste processo para o dia a dia do seu negócio e abrace a oportunidade do diagnóstico de vendas para estimular o seu setor comercial hoje mesmo!

Diagnóstico de vendas, para que serve?

Quanto você vende mensalmente? Quanto precisa vender diariamente para atingir as suas metas? Esses números realmente importam? É claro que sim!

A matemática financeira de uma empresa, deve ser precisa e perfeita para que o negócio nunca fique no vermelho e planejar as vendas é uma das melhores estratégias para que isso possa acontecer!

Neste cenário, o diagnóstico da equipe de vendas é sem dúvida alguma o pontapé inicial do crescimento! Diagnosticar, nada mais é do que dar um diagnóstico, conferir um resultado ou apresentar um relatório após determinado período de estudo e de avaliação.

Qual a função deste relatório, portanto? Ter oportunidades! Quanto mais informações você tiver sobre o seu empreendimento, mais poderá focar nele, criando alternativas interessantes e inteligentes para rumar ao crescimento como a partir do aumento das vendas, como alcançando mais pessoas.

O diagnóstico de vendas é fator decisivo para que o planejamento estratégico e operacional do negócio aconteça norteado em números reais e sólidos que, posteriormente, se mostram concretos também.

Abrir mão deste tipo de cuidado é o mesmo que abrir mão da oportunidade de profissionalizar o seu empreendimento!

Como fazer um diagnóstico de vendas?

Mas, afinal, o que deve ser considerado na hora de se fechar um diagnóstico de vendas? Quais dados não podem ficar de fora para que este seja um relatório considerado como completo?

Basicamente, são três os fatores que não podem ficar de fora deste cálculo: Total de negócios, total dos negócios que foram de fato fechados e o ticket médio de todos esses fechamentos.

Quer um exemplo? Considere que ao longo de um mês de trabalho sua empresa atendeu a 30 clientes. De todos os clientes e projetos que foram tratados internamente pelo seu negócio, registrou-se que 18 deles obtiveram êxito, ou seja, foram realmente fechados.

Considere ainda que somando todas as vendas e contratações desses 18 clientes obteve-se um ticket médio de R$ 300.

Com apenas esses três dados, você sabia que é perfeitamente possível ter acesso a uma gigantesca gama de informações que podem melhorar o seu empreendimento?

Esse diagnóstico de vendas poderia ressaltar, por exemplo, que a taxa de conversão do seu negócio é de 60%, ou seja, 60% do total de clientes que entram em contato, realmente fecham algum tipo de contratação.

Outro ponto destacável é o faturamento. Seguindo as informações do ticket médio é possível se concluir que o ganho estimado da empresa foi de R$ 5.400.

Agora, perante tais valores e números, comece a planejar e traçar estratégias de crescimento! Se 30 clientes para um mês foi pouco, que tal se propor a aumentar em 10 a 20% esse número? E por que não investir num atendimento de maior qualidade e referência a ponto de melhor a conversão de 60 para 80%? Tudo importante tratando-se de números!

Abraçar o diagnóstico de vendas, vendo-o como um amigo e recurso é apenas uma etapa para ter sucesso!

Simulador de diagnóstico de vendas: Confira seus números já!

Você viu ao longo de todo este texto que é realmente importante trabalhar com plena consciência do diagnóstico de vendas do seu negócio, seja ele qual for e a qual nicho está ligado.

É provável também que você tenha entendido que a base de um bom planejamento passa, essencialmente, por esta análise e estudo, afinal números norteiam metas e objetivos que são a estruturação de qualquer empreendimento.

Agora, como realizar um bom diagnóstico de vendas para a sua empresa? Se esta é a dúvida que está imperando neste momento, saiba que aqui você também encontra a resposta!

O simulador de diagnóstico de vendas da Ideia Consultoria e Treinamentos é a ferramenta perfeita para você conferir de perto todos esses números e entender o que de fato tem acontecido internamente no seu negócio!

Aproveite para usar o simulador e tenha descubra quais oportunidades estão passando batida graças à falta de acompanhamento desses registros. Veja seus números de diagnóstico de vendas agora mesmo clicando aqui!

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