Quando o assunto é área comercial, ouvimos muitas opiniões sobre estereótipos do perfil profissional e estigmas de ações bem e malsucedidas. Assim como exemplos de sucesso e insucesso, pontos de vista não faltam! Mas, quais são as melhores escolhas? O que priorizar em um departamento comercial? Motivação ou técnicas de vendas?
Ao tratar das prioridades do departamento comercial nas empresas, muitos profissionais acabam direcionando seus esforços em ações pontuais, com base na vivência, conhecimento e know how adquiridos ao longo dos anos, porém com resultados muitas vezes inefetivos.
O que muitos especialistas acabam deixando de lado é a questão emocional deste capital humano. Na maioria das vezes tratados como números, confundidos com objetos substituíveis, incapazes de gerar resultados sem o “beabá” empresarial determinado pelas organizações. Comumente, o que acaba acontecendo é: as habilidades e técnicas desenvolvidas pelos especialistas muitas vezes são deixadas em segundo plano, em virtude da má gestão emocional dos times comerciais. O foco está no que o profissional precisa saber ao invés do que ele necessita fazer/administrar com as informações recebidas.
As consequências dessa má gestão acabarão determinando um futuro de fracassos nos resultados de vendas, afetando toda empresa! Como gestor ou profissional da área comercial, seu papel é trazer resultados e gerar lucro dentro da organização. Você precisará estar atento aos sinais do seu time e se posicionar da maneira correta!
Dominar as técnicas comerciais e saber aplicá-las é importante para o seu negócio, mas cuidar da saúde emocional do seu time é primordial. Estudos comprovam e demonstram que as emoções influenciam diretamente nas ações e sistema imunológico das pessoas, ou seja, refletem no comportamento e estado de saúde.
Então, quer dizer que eu preciso me preocupar mais com as emoções do que com as técnicas comerciais? A minha resposta é: Sim e não!
Para conseguir os resultados tão desejados em vendas, o que você precisa é: CONCILIAR todo o aprendizado e aplicação das técnicas de vendas com a saúde motivacional da equipe. Inúmeras empresas contam com bons vendedores, mas não conseguem mantê-los motivados para atingir os objetivos traçados, resultando então em demissões devido à falta de rendimento.
A gestão das pessoas aplicada a correta identificação do perfil do colaborador comercial, fará com que os resultados do seu time sejam muito maiores. Lembre-se: a sintonia fará toda a diferença!