Conheça os 5 problemas que podem ser evitados ao treinar seus líderes para serem assertivos
Trabalho com pessoas, em atendimentos clinico e também dentro das organizações e identifico constantemente o quanto a falta de assertividade complica a vida pessoal e organizacional, trazendo sofrimento no seu aspecto individual e prejuízos no aspecto empresarial.
Vamos iniciar esse artigo, falando um pouco do que é esse comportamento assertivo. De acordo com Del Prette e Del Prette (1999), o comportamento assertivo implica em ser emocionalmente honesto na expressão de sentimentos negativos e/ou positivos.
A pessoa que se comporta assertivamente procura atingir os objetivos, preservando, tanto quanto possível a relação; persevera nos objetivos e avalia o próprio comportamento; consegue colocar sua opinião; discordar do grupo; defende seus direitos sem ofender o outro; valoriza-se; faz as próprias escolhas, considerando as opiniões alheias.
A falta da assertividade gera dois caminhos, a inassertividade, também conhecida como passividade, e a agressividade. Pessoas que se comportam de modo passivo, tem medo de dizer não, não expressam suas opiniões, permitem que outros decidam por ela e consequentemente não atingem seus objetivos.
Já os que se comportam de maneira agressiva, podem atingir seus objetivos, só que para isso, humilham, gritam, impõem. Como nosso foco aqui é empresarial, vamos dar enfoque nos prejuízos empresariais gerados pela falta de assertividade.
Pensemos em um gerente, que precisa ser claro, objetivo, dar feedbacks negativos e positivos, delegar. Se ele não for assertivo ele corre os riscos de:
- Se sobrecarregar: gerentes inassertivos que adotam uma postura passiva tendem a delegar pouco, corrigir pouco, o que ocasiona um excesso de trabalho para ele mesmo e atrasos nas entregas;
- Trabalhos com pouca qualidade: não ser assertivo ao conversar com um funcionário que comete erros, resulta em trabalhos com pouco critério, com falhas. Gerente que tem medo de magoar e não se posiciona de maneira correta, tem uma setor gerador de erros;
- Desmotivação: gerentes que adotam uma postura agressiva tendem a rotular pessoas, utilizar tom de voz alto, utilizar de imposições. As consequência diretas de adotar comportamentos agressivos, é a desmotivação de funcionários.
- Absenteísmo e turn over: após a desmotivação, funcionários que tem gerentes com posturas agressivas, tendem a faltar mais, e o índice de rotatividade são altos;
- Ações trabalhistas: após o desligamento, alguns ex funcionários de gerentes agressivos tendem a entrar com ações trabalhistas, contra gerentes e empresas.
Essas são algumas das consequências que as empresas têm ao possuir em seu quadro de funcionários líderes despreparados. Os comportamentos assertivos, como quaisquer outros comportamentos, são aprendidos e podem ser desenvolvidos.
Requer tempo, planejamento e treinamentos com bons profissionais. Os resultados são sentidos de maneira imediata. Funcionários e empresa ganham, estes eliminam desperdícios e aqueles ganham em motivação e qualidade de vida. Renata Trovareli Psicóloga Clínica e Consultora de RH.