O cálculo da margem de lucro bruta e líquida é fundamental para a saúde financeira de qualquer negócio. Esses indicadores são responsáveis por auxiliar em fatores como a precificação e a identificação dos produtos que trazem mais lucro.
Calcular e acompanhar recorrentemente esses indicadores também proporciona aos gestores uma visão ampla da empresa no curto, médio e longo prazo. Por meio de indicadores como a rentabilidade e a lucratividade, por exemplo.
Vamos explorar com mais detalhes o cálculo da margem de lucro bruta e líquida, bem como suas diferenças. Começaremos por uma diferença básica, entre margem de lucro e lucro.
Índice
O que é margem de lucro?
O cálculo da margem de lucro corresponde à porcentagem de lucro de uma empresa com a comercialização de um produto, considerando os custos totais. Ou seja, subtraindo as despesas da empresa para a venda do produto. O resultado nos diz o quanto a empresa ganha depois da venda e de subtrair despesas de renda bruta.
Dessa forma, a porcentagem da margem de lucro corresponde ao potencial da empresa para geração de caixa.
Qual a diferença de margem de lucro e lucro?
Diferente da margem de lucro, o lucro corresponde à receita de vendas subtraindo as deduções, custos, tributos e demais despesas.
Podemos concluir então que a margem de lucro viabiliza, com suas informações, a análise de uma visão de longo prazo. Enquanto, por outro lado, o lucro fornece informações de curto prazo.
Margem de lucro bruta: o que é, como calcular e qual sua importância
A margem de lucro bruta mede a rentabilidade de uma empresa. Ou seja, seu percentual de retorno de investimento.
O resultado do cálculo desse indicador é fundamental para que seja possível redirecionar a estratégia, se for o caso de identificar produtos com margem baixa. Também é imprescindível para a formação de preço correta.
É muito comum que os empreendedores e gestores definam uma margem bruta com base em análises de mercado e concorrência, de forma intuitiva. Esse é um erro que pode comprometer a saúde financeira do negócio.
Podemos destacar, então, a importância do cálculo em função da formação de preço e dos ajustes de preço de produtos e serviços também.
Cálculo de margem de lucro bruta
Para encontrar a margem de lucro bruta deve-se fazer a seguinte conta:
Margem bruta = receita – deduções – custos diretos variáveis x 100
Os custos diretos variáveis correspondem aos custos de produção (matéria prima, salário pela execução de um serviço, por exemplo). Esse é um custo direto porque a produção depende dele. E variável, porque varia conforme a demanda.
Margem de lucro líquida: o que é, como calcular e qual sua importância
A margem de lucro líquida representa o quanto a empresa lucra de fato com o dinheiro que entra no caixa. Relacionando o lucro líquido com a receita gerada. Ou seja, para fazer esse cálculo é necessário subtrair os custos de produção.
Então, por exemplo, se a margem líquida de um negócio for 10%, significa que para cada R$ 100 gastos em produção, o lucro líquido é de R$ 10.
Dessa forma, notamos que a importância desse indicador se dá pelo auxílio na identificação dos lucros. E também, se for o caso, quantos inadimplentes teriam que quitar suas dívidas para proporcionar lucro.
Cálculo de margem de lucro líquida
Para encontrar a margem de lucro líquida deve-se fazer a seguinte conta:
Margem líquida = receita – deduções – custos diretos variáveis – custos indiretos x 100
Principais diferenças:
Se, enquanto a margem bruta corresponde ao quanto a empresa ganha com a venda de um produto (depois de subtrair as despesas de produção), a margem líquida é o quanto se lucra de verdade para cada real que entra como receita.
Dessa forma, notamos que esses são indicadores que interferem diretamente no DRE (Demonstração do Resultado do Exercício).
E o que é margem de contribuição?
Também temos a margem de contribuição, que pode ser considerada como o indicador responsável por analisar quantos negócios será preciso fechar para que isso cubra os custos.
Se o resultado do cálculo da margem de contribuição for negativo, provavelmente o volume de negócios não é suficiente para cobrir os custos.
Esse é o cálculo por trás dos planejamentos de equilíbrio financeiro, também chamado Break Even Point. Com isso, é possível ter informações suficientes para uma análise aprofundada.
E, assim, trabalhar estratégias de redução de custos, formação de preço e aumento de vendas. Tudo isso pautado em números reais que realmente correspondem ao contexto da sua empresa.
Cálculo da margem de contribuição
Para encontrar a margem de contribuição deve-se fazer a seguinte conta:
Margem de contribuição = preço de venda – (custo variável unitário + despesa variável unitária)
Conclusão
Para concluir, podemos então constatar que atentar para esses indicadores é garantir a saúde financeira de um negócio. Além de auxiliar no alcance de um objetivo que gira em torno da maioria das empresas: o Break Even Point.
Em tempos de crise, ter equilíbrio financeiro pode ser mais difícil do que nunca. No entanto, se você começar a qualificar a forma como acompanha e metrifica todos os detalhes da produção, venda e pós venda, com certeza será possível identificar onde se pode reduzir custos.
Garantir também um bom acompanhamento, que seja constante, é fundamental para que você tenha controles eficazes sobre esses indicadores e a forma como eles estão “performando”.
Espero que tenha gostado do material.
Com ele, você descobrirá ações simples que podem garantir uma mudança radical no seu caixa. Aumentando os lucros em curtíssimo prazo, de 2 a 6 meses.
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