Ideia Consultoria Empresarial e Treinamentos

Mapeamento de Processos e Fluxograma: Tudo que você precisa saber!

O mapeamento de processos é uma poderosa ferramenta para o planejamento estratégico e eficiente das operações de uma empresa. Ela promove ampla visão ao gestor com relação aos processos e também garante maiores controles para análise de resultado.

Os mapeamentos mostram uma série de relatórios, gráficos, mapas e tabelas que representam visualmente os modelos de processos e processos já implementados que garantem o funcionamento da empresa. Além de representar visualmente muitas das funções de cada um e a integração dos setores para cumprir objetivos.

Dessa forma, você já deve ter entendido que investir em um mapeamento de processos totalmente eficaz é indispensável, certo?

E para garantir que você entenda tudo sobre o assunto e possa implementar um mapeamento eficaz em seu negócio, continue lendo este texto:

→ Saiba mais: Processos organizacionais: 5 Perguntas a se fazer antes de mudar os seus

Qual a diferença entre mapeamento de processos e fluxograma?

O fluxograma é uma das formas do mapeamento de trazer as informações mencionadas no começo do texto. Muitos gestores conhecem o fluxograma, mas desconhecem formas eficazes de integrar o fluxograma ao mapeamento.

De maneira geral, o fluxograma apresenta algo de forma gráfica. Quando se trata do mapeamento, a ideia é usar o fluxograma para representar as tarefas e responsáveis por elas.

Por exemplo, com um fluxograma de um processo de vendas, será possível identificar cada etapa do procedimento. E, assim, implementar otimizações às etapas que não estão funcionando ou que estão dando baixos resultados.

Como a Gestão de Processos pode Aumentar a Produtividade da sua Equipe

Qual a importância deles?

Diversos são os benefícios do mapeamento de processos. A verdade é que com ele é possível analisar um processo e dizer com precisão como ele pode ser melhorado. Evitando, assim, que seja preciso trabalhar numa melhora outra vez depois.

O grande propósito é mapear a forma como os processos ocorrem na empresa, para que seja possível implementar mudanças em função de resultados.

Dessa forma, sua importância é imprescindível para que as decisões da gestão sejam assertivas e baseadas em análises claras e objetivas.

Além disso, o mapeamento de processos promove:

  • Documentação dos processos
  • Apoio para planejar projetos novos
  • Otimiza a comunicação entre equipes, pessoas e setores envolvidos num mesmo processo ou em processos que se relacionam
  • Informação necessária para analisar como o processo pode ser otimizado.

O que é Análise de Processos e Como fazer?

Como fazer um mapeamento de processos eficaz?

Existem diversas maneiras de fazer o mapeamento de processos, e o fluxograma é uma delas. A eficácia de um mapeamento é garantida pela adequação do método escolhido ao que se deseja analisar.

Além disso, a forma como os gestores fazem o mapeamento também é outra garantia da eficácia do mapa. Por isso, vamos apresentar à seguir alguns dos tipos de mapeamento para que você possa conhecer um pouco mais sobre eles. E, assim, definir como pretende fazer seu mapeamento!

Tipos de Mapeamento de Processos

  • Mapa de processo de atividade: mapeia para representar as atividade de valor agregado e as sem valor agregado em um processo.
    Mapa de processo detalhado: mapeamento com detalhamento do processo.
  • Mapa de documentos: mapa de documentos envolvidos nos processos
  • Mapa de processo renderizado: mapeia o estado atual e projeta o estado futuro para traçar melhorias.
  • Mapa de raias: basicamente, um mapa de responsabilidades e envolvidos.
  • Fluxograma: geralmente feito em formato vertical, o fluxograma representa visualmente um processo.
  • Fluxograma horizontal: a diferença é que esse fluxograma é representado de forma horizontal, para atender a processos que tem muitos subprocessos.

Essas são só algumas das formas de investir no mapeamento de processos na sua empresa. A ideia é ter controles, decisões e operações mais assertivas.

Gostou? Deixe seu comentário?

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

Search

Compartilhe

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos