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Inteligência comercial – como implementar para aumentar a performance da sua equipe comercial?

Estimular a inteligência comercial é o jeito mais interessante de analisar os resultados comerciais, indicadores e tornar a sua empresa mais sólida!

Seria realmente mágico se você pudesse ter acesso às informações do futuro, e conseguisse enxergar como a sua empresa estará daqui 2 anos, certo? Com a inteligência comercial isso é possível!

Não estamos falando de um cenário de filme de ficção científica, muito menos de uma máquina do tempo capaz de te levar para os anos que estão por vir. Essa é uma estratégia comumente utilizada pelo marketing, e que pode ser o segredo para o sucesso de sua empresa!

Para isso, você precisa incentivar um acompanhamento assíduo no que diz respeito aos seus gastos, lucros, e também previsões de mercado. Todas essas informações farão com que você tenha um respaldo completo para obter resultados cada vez melhores.

Como estimular a inteligência comercial na sua empresa?

A palavra de ordem é “antecipação”. Quando você consegue antecipar problemas, imediatamente pode pensar em soluções. Quando consegue antecipar oportunidades, se planeja para recebê-las com todo o preparo, e por aí vai.

A inteligência comercial se apresenta como uma das soluções para isso, e, quando implantada, pode se tornar a sua “bola de cristal” para prever o futuro de seu nicho, de sua empresa e de seus investimentos, o que, consequentemente, facilita as tomadas de decisões.

  • Por onde começar?

Existem diferentes maneiras de começar, e você precisa apenas entender qual delas se adequa melhor às necessidades de seu empreendimento.

Uma sugestão é que você contrate uma consultoria capaz de implantar a inteligência comercial em sua empresa. Existem muitos profissionais que fazem isso! Caso você não queira ou não possa fazer a contratação agora, pode apostar em um software CRM.

O PipeDrive*  é um software de fácil manuseio, que funciona oferecendo relatórios e informações essenciais para que a empresa se desenvolva. As atividades administrativas podem ser automatizadas, fazendo com que a sua rotina seja otimizada.

Assim a equipe comercial consegue se dedicar exclusivamente ao atendimento, prospectando mais clientes e prevendo soluções para aumentar as vendas!

  • Business Intelligence:

Existem diferentes ferramentas conhecidas como BI – Business Intelligence – que conseguem fornecer suporte para que você otimize a rotina de sua empresa. Além de gerar relatórios, as ferramentas também oferecem espaço em nuvem, e facilitam o compartilhamento de dados entre os profissionais.

Como um CRM pode lhe ajudar a ter os melhores resultados?

A inteligência comercial requer que você desenvolva um bom controle a respeito de tudo o que acontece dentro da sua empresa. Um software CRM, por sua vez, é capaz de gerar relatórios e gráficos constantes a respeito de toda as ações dentro da sua empresa.

Através da reunião e organização de dados importantíssimos, você consegue ter uma projeção muito mais precisa sobre o que está por vir, compreende como anda a saúde financeira de sua empresa, e até mesmo consegue perceber quais são os próximos passos possíveis para um crescimento significativo.

  • Clientes inativos:

Outra coisa essencial na hora de implementar a inteligência comercial é retomar contato com clientes inativos. Você deve se preocupar em entender porque é que eles simplesmente pararam de comprar.

Você precisa analisar com cuidado a situação, e decidir se vale a pena tentar resgatar esses clientes, se eles causam impactos no seu faturamento, e, a partir disso, tomar decisões.

  • Criar um canal de contato com clientes inativos;
  • Destacar uma equipe para fazer o contato direto;
  • Fazer campanhas e ações que sejam atraentes para esse público em especial.

Esse é um passo importante, pois lhe ajuda a entender os hábitos dos seus clientes, e elucida a respeito do comportamento dessas pessoas. Ao descobrir onde foi que o contato entre vocês se tornou escasso, você pode agir para impedir que isso ocorra novamente no futuro.

Os benefícios não param por aí! Ao implantar uma inteligência comercial em sua empresa você também conseguirá outros indicativos importantes, tais como:

  • Analisar margem de contribuição
  • Roteirização da força de vendas;
  • Aumentar a prospecção;

            Como resultado, você terá um negócio mais sólido, com mais clientes e que gastam mais, além de manter a relação ativa com clientes antigos.

Ticket médio pode ser um importante indicador!

Outro indicador que pode servir para a implantação da inteligência comercial é o ticket médio. Através dele você consegue analisar como estão as suas vendas, e consegue também ´propor soluções para que o valor gasto por cada cliente aumente.

A partir dessa percepção, você poderá também entender como a sua concorrência atua para aumentar as vendas, e poderá verificar com cautela o comportamento de clientes com ticket médio mais alto, descobrindo se é possível replicar alguma abordagem usada para obter bons resultados com outros clientes.

Muitos indicadores podem lhe ajudar nessa missão!

Saiba que muitos indicadores podem lhe servir de medição na hora de implementar uma inteligência comercial em sua empresa. A análise de concorrência, de indicadores e de clientes podem atuar juntas para que você alcance os melhores resultados.

Tenha em mente que o progresso e o crescimento de sua empresa dependem expressivamente dessa coleta e acompanhamento de todos os dados. Com essas informações é que fica mais fácil criar e apostar em estratégias mais assertivas.

As conquistas possíveis a partir da inteligência comercial são inúmeras. Você pode conseguir mais espaço no mercado em que atua, pode conseguir mais vendas, aumentando o ticket médio, pode prospectar novos clientes e etc.  

            Qualquer um desses resultados depende de uma prévia avaliação de onde você está atualmente, e a determinação de metas e objetivos a respeito de onde você quer chegar com a sua empresa.

A inteligência comercial pode lhe ajudar nessa missão. Basta implementar o sistema de forma qualificada para colher, em breve, os frutos da mudança.  Os ganhos mensuráveis na implementação deste setor podem passar dos 10% sobre a receita bruta mensal, oportunidades existem, precisamos explorar e potencializar.

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