Ideia Consultoria Empresarial e Treinamentos

Seis passos para aumentar a competitividade nas empresas

Esta semana foi divulgado uma pesquisa da CNI em que o Brasil é o penúltimo colocado entre 15 países, onde são avaliados o ambiente econômico, disponibilidade de mão de obra,  custo de  capital etc. E este 14º lugar é o mesmo dos anos de 2012 e 2013.

Agora como podemos ter empresas competitivas num ambiente de concorrência global agressiva sendo que nossos fundamentos macro e micro econômicos estão abaixo do esperado?

Interpreto um relatório deste, como uma demonstração da situação atual do Brasil e a primeira ação dos Governantes é utlizá-lo como um diagnóstico e assim criar um planejamento de curto, médio e longo prazo para atuar nas causas principais da baixa competitividade.

Esse deve ser um trabalho integrado entre a Presidência, ministérios e secretarias porque ações isoladas perdem força quando não são tratadas no todo. Por exemplo: De nada adianta gerar ações para diminuir os custos sociais se o governo não reduzir os custos da máquina pública.

Um país competitivo é feito de um governo, empresa e pessoas competitivas. O Brasil já provou nas últimas décadas que mesmo passando por hiper inflação, estagnação da economia, baixa credibilidade perante os credores internacionais, muitas empresas, cidades e estados cresceram graças a uma estratégia eficaz que gerou grandes resultados.

Mesmo num cenário ruim, as empresas devem buscar a competitividade como foco de suas ações para superar seus concorrentes e permanecer no mercado com faturamento estável, e lucro contínuo.

Agora, como fazer isso na prática?

Veja nossas recomendações em seis passos para aumentar a competitividade nas empresas.

1. Empresários de visão, porque somente assim as empresas rompem a barreira do comodismo, falta de projetos e novos negócios.

2. Ter muita inovação que promova o crescimento da produtividade e dos negócios. Inovar não é somente lançar novos produtos e sim transformar as práticas de trabalho atuais, desenvolvendo novas funcionalidade para produtos atuais por exemplo.

3. Agir com uma Administração Profissional, porque somente com as melhores práticas poderá entregar resultados acima da média. Existe muita tecnologia de gestão que pode e deve ser aplicada nas organizações com vistas ao seu desenvolvimento econômico e social.

4. Entender e entregar produtos e serviços aos clientes com qualidade e pontualidade. Conheça o que realmente seu cliente quer, ouça o cliente, compare os seus produto com a concorrência, agregue valor e assim poderá cobrar mais por isso.  

5. Desenvolver uma liderança que compre a visão e torne em ações suas iniciativas com as equipes e colaboradores. Pessoas são a chave da transformação nas organizações.  

6. Conheça quais são os indicadores de resultado chaves para o sucesso da empresa. Estabeça metas e planos para alcançá-los e mova toda a empresa em direçaõ a estes. Monitore os resultados e com certeza o desempenho será melhor.

Quer desenvolver a competitividade de sua empresa. Conheça nosso diagnóstico empresarial e tenha dados consistentes para avaliar como podemos melhorar os resultados de seu negócio.

Fonte: http://goo.gl/Pfi5vr

Maicon Putti – Professor e  Consultor

Categorias: Gestão Empresarial, Gestão Econômica e Financeira

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

Search

Compartilhe

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos