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Indicadores de desempenho: o que são e como funcionam?

Para ter bons indicadores de desempenho a empresa precisa contar com uma equipe qualificada. Para reter talentos assim, o ideal é dar benefícios. Esses benefícios podem ser facilitados por meio de Soluções em Cartões que gerenciam gastos e fornecem relatórios. 

Avaliar os indicadores de desempenho é fundamental para tornar a empresa mais competitiva no mercado. Eles servem como bússola para tomar decisões importantes e projetar o futuro da organização

E cada vez mais, é necessário contar com uma equipe qualificada para entender os indicadores de desempenho e criar estratégias para que eles melhorem com continuidade. 

Quer saber mais sobre o que são os indicadores de desempenho e como eles podem ajudar a sua empresa? Acompanhe o conteúdo e saiba tudo sobre o assunto. 

Afinal, o que são indicadores de desempenho?

Os indicadores de desempenho também são conhecidos como KPIs, Key Performance Indicators e são uma ferramenta de gestão eficiente e importante. 

Eles são capazes de medir o sucesso e o desempenho de ações que a empresa tomou, assim como a performance do negócio no mercado que está inserido. 

Não existe uma lista de prateleira de indicadores de desempenho. Como são métricas específicas da empresa, eles são altamente personalizáveis de acordo com as necessidades do negócio e o segmento que atua. 

E não é só a lucratividade que é visada quando o assunto são indicadores de desempenho. A otimização de processos e a qualidade da entrega são pontos primordiais também. 

Pensar em KPIs como estratégia é afinar as tomadas de decisão. Já que eles servem como uma avaliação que permite uma projeção do negócio no futuro do mercado. Toda empresa precisa reavaliar rotas e tomar decisões que estabeleçam melhorias. E para fazer isso com maior segurança é preciso avaliar com periodicidade os KPIs. 

Por que é importante acompanhar os indicadores de desempenho?

Não ser pego de surpresa é uma das principais funções do acompanhamento dos indicadores de desempenho. Eles demonstram exatamente como está a performance da empresa no mercado. 

Com esse acompanhamento é possível notar com maior rapidez os pontos de melhoria e o que a empresa pode trabalhar em destaque como a sua maior qualidade. 

A avaliação de KPIs também permite a redução de gastos inesperados, além de diminuir gargalos em todos os setores. É importante para qualquer negócio ter toda a sua estrutura e entrega sempre avaliadas com cuidado. 

Além de deixar os gestores completamente a par de tudo que acontece, os KPIs podem ser divididos com os colaboradores, deixando a gestão muito mais transparente e engajada. 

Quais são os indicadores de desempenho mais usados?

Os indicadores de desempenho podem ser divididos. Assim, é mais fácil acessar com foco o que deve ser avaliado e que tipo de performance a empresa precisa trabalhar com um diagnóstico. 

Os KPIs também podem ser avaliados em conjunto. Mas para maior eficiência é fundamental saber quais são as perguntas que eles devem responder, como, por exemplo, como está a lucratividade da empresa em determinado período. 

Abaixo, veja quais são os tipos de indicadores de desempenho que podem ajudar o seu negócio!

Indicadores de capacidade

Os indicadores de desempenho de capacidade são muito utilizados na indústria. Eles apontam qual é a capacidade total de produção da empresa, analisando máquinas, períodos de trabalho, momentos de manutenção entre outros fatores. 

A capacidade, no entanto, não é a produtividade. Muitas vezes, a empresa tem uma determinada capacidade de produção e produz menos ou até mais, fazendo com que máquinas e colaboradores fiquem sobrecarregados. 

Esse é um KPI que deve ser avaliado com cuidado para que não gere números abstratos. Precisam ser baseados em produtividades anteriores. 

Indicadores de produtividade

Muito confundido com os indicadores de desempenho de capacidade, o de produtividade leva em consideração o que está sendo produzido, independentemente do que se pode produzir. 

Esses são números factíveis que falam da performance da empresa quando o assunto é fornecer o produto ou serviço que se propõem. 

Indicadores de qualidade

Os indicadores de desempenho de qualidade são fundamentais para qualquer segmento e podem ser atrelados a outros indicadores monitorados sempre. 

A qualidade depende do feedback trazido dos consumidores e da avaliação interna da produção. A qualidade precisa ser mensurada para entender até que ponto existem melhorias a serem feitas e quais são os pontos altos que devem fazer ela se destacar. 

Indicadores de lucratividade

Muitos empreendedores buscam saber dos indicadores de desempenho por causa dos indicadores de lucratividade. Afinal de contas, uma empresa precisa desses números para saber a sua possibilidade de permanência e crescimento no mercado. 

Assim como os indicadores de qualidade, o de lucratividade pode sempre estar atrelado aos outros indicadores para dar maior visibilidade para a gestão da performance de empresa. 

Indicadores estratégicos

Os indicadores de desempenho estratégico pensam sempre no futuro, projetando o que pode ser feito e a possível performance da empresa a partir do que é feito no momento atual da avaliação. 

Os KPIs são ótimos pontos de partida para estratégias eficientes de crescimento, seja ele em qualidade, lucratividade ou produtividade. 

Indicadores de competitividade

Os indicadores de desempenho de competitividade apontam como a empresa é vista pela concorrência e o quanto ela é capaz de crescer nesse quesito. 

Todos os segmentos de mercado são competitivos atualmente. A concorrência é sempre ampla e se destacar é o que faz com que o negócio permaneça no mercado. Saber qual é a potencialidade de competitividade da empresa é fundamental. 

Conclusão

Toda empresa deve avaliar seus indicadores de desempenho, não importa o ramo de atuação. Alguns indicadores são mais relevantes que outros, dependendo do negócio, mas alguns como lucratividade e qualidade são gerais. 

Esse é um recurso que adapta o negócio para ter um bom desempenho na atualidade e que projeta com maior segurança o seu futuro. 

Entenda como os KPIs podem ser inseridos na rotina administrativa para ter mais esse suporte no futuro do seu negócio. 

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