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Como gerenciar pessoas: veja 5 dicas essenciais

Gerenciar pessoas há muito tempo deixou de ser apenas uma mera função de dar ordens para que os funcionários cumpram. Cada vez mais é preciso liderar pessoas, e não simplesmente mandar nelas.

As empresas que ainda seguem esse modelo antigo podem acabar esbarrando em problemas como desmotivação dos funcionários, improdutividade, clima tenso no trabalho e até mesmo problemas pessoais entre gerente e colaborador. Hoje vamos trazer 5 dicas essenciais para você gerenciar pessoas e melhorar sua carreira de gestor. Acompanhe:

1 – Contrate um consultor de RH

Cada empresa possui uma especificidade na composição de suas equipes. Às vezes algumas necessitam de maior estímulo para o trabalho, outras precisam de dinâmicas de integração, outras necessitam de maior equilíbrio entre as personalidades dos funcionários, outras de treinamentos específicos, etc.

Um consultor de RH é capaz de analisar a equipe, verificando essas características e apontando pontos fortes e pontos fracos, indicando soluções para melhoria de todas as pessoas que ali trabalham.

2 – Fique atento a legislação

Legislações trabalhistas podem ser modificadas e, caso você não acompanhe, pode acabar cometendo algum erro com seus funcionários e ser processado judicialmente. Por isso, fique atento aos casos de mudança de leis e também a processos julgados na área em que trabalha.

Alguns ganhos de causa podem ser aplicados em situações que estejam ocorrendo em sua empresa. Tenha todo o cuidado nesse quesito, até mesmo para não gerar uma indisposição com seus funcionários. Sempre cumpra todos os quesitos que a lei manda.

3 – Esteja sempre aberto a diálogo com seus funcionários

Pequenos problemas são comuns de acontecer em ambientes de trabalho. Porém, a postura do líder nessa hora determinará se é apenas um problema pontual ou se por um acaso se transformará em um problema a longo prazo. Você deve estar sempre aberto a diálogos com os funcionários, resolvendo as situações de forma amigável e respeitosa.

Nunca desmereça a pessoa por estar um cargo abaixo do seu: trate-a de igual para igual. Em caso de discordância em relação a alguma questão do trabalho (alguma meta, metodologia, decisão ou caminho que a empresa deve tomar), escute o que a pessoa tem a dizer. Às vezes ela pode estar vendo uma solução que você não tinha enxergado — e que pode ser fundamental para o sucesso do setor ou do negócio.

4 – Saiba gerenciar as insatisfações dos funcionários

Funcionários insatisfeitos são improdutivos. Além disso, é um sinal de que há um problema de gestão naquele setor. Por isso, observe se seus funcionários estão descontentes enquanto trabalham. Caso estejam, é hora de chamar para uma conversa em particular, tentando descobrir quais as causas da insatisfação.

Tente conversar, negociar o que pode ser mudado e explicar o que infelizmente não dá para mudar. O importante aqui é que o diálogo seja franco e que ambas as partes saibam negociar para evitar aborrecimentos para todos.

5 – Incentive momentos de confraternização na empresa

Para que uma equipe funcione bem, deve haver pelo menos um sentimento positivo que incentive a cooperação entre todos. Assim, confraternizações realizadas pela empresa podem ajudar a estreitar laços, fazendo com que todos se sintam incentivados a colaborar com os colegas, além de criar um ambiente profissional mais tranquilo.

Por isso, marquem uma vez por mês de fazerem uma reunião em um outro ambiente, por exemplo (ou até mesmo na empresa, se houver um espaço destinado a isso), ou incentive pequenos eventos para os aniversariantes do trabalho. Assim, todos saem ganhando e as relações entre todos se manterão tranquilas e saudáveis.

​​​​​​​Então, que tal colocar essas dicas em prática? Quer ver outros temas que podem ajudar no dia-a-dia de sua empresa? Fique de olho em nosso blog!

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