Ideia Consultoria Empresarial e Treinamentos

A importância do Layout na lucratividade das empresas

Segundo o International Labour office, de Genebra, layout nada mais é do que “a posição relativa dos departamentos, seções ou escritórios dentro do conjunto de uma fábrica, oficina ou área de trabalho; das máquinas, dos pontos de armazenamento e do trabalho manual ou intelectual dentro de cada departamento ou seção; dos meios de suprimento e acesso às áreas de armazenamento e de serviços, tudo relacionado dentro do fluxo de trabalho”.

A escolha de um bom layout implica em redução de custos e aumento da produtividade e até mesmo das vendas, o que consequentemente impacta no aumento da lucratividade. Em tempos de crise, olhar para o seu layout e identificar as oportunidades de melhoria através da realocação do espaço pode ser a chave do sucesso desde uma pequena sala até uma indústria multinacional.

Porém um erro de rearranjo se tratando de modificações de estrutura e instalações pode resultar em um grande prejuízo, e para que isso não ocorra é necessário estudar os layouts para identificar a melhor opção para o seu negócio. Para realizar o correto planejamento do espaço é necessário conhecer o produto ou serviço, os processos, a demanda, a movimentação, a quantidade de pessoas circulando no espaço, o fluxo e os estoques necessários.

Não há uma fórmula ou modelo pronto a ser seguido, é preciso entender os tipos de layout e escolher o que melhor irá se adequar ao seu tipo de negócio, ou até mesmo mesclar dois ou mais deles. Existem três tipos básicos de layout que podem ser combinados entre si de acordo com as necessidades. São eles: Layout por processo ou funcional, layout em linha e layout celular.

  • Layout por processo ou funcional

Nesse tipo de layout agrupamos os processos e equipamentos semelhantes no mesmo local, assim como as operações ou montagens do mesmo tipo. Esse tipo de layout é flexível e pode ser alterado sempre que houver mudanças no mercado ou no espaço físico e ainda atende sazonalidades e produtos diversificados entre si, em pequenas e médias quantidades ou com demanda intermitente.

As vantagens desse modelo é que não requer custos altos durante o seu estudo, consegue se adaptar as mudanças nos produtos e ainda possibilita a redução no transporte de peças montadas, porém o fluxo é longo dentro da fábrica. Deve ser utilizado quando houver máquinas pesadas de difícil movimentação ou estrutura e instalações que não possam ser alteradas. Ou ainda se houver grande variedade de produtos e variações entre os tempos de operações.

  • Layout em linha

As estações de trabalho e/ou as máquinas são ordenadas sequencialmente obedecendo a execução das etapas do processo, sem desvios, determinando o caminho que o produto irá percorrer. É ideal para grandes e constantes quantidades, quando não há sazonalidade e para produtos com pouca ou nenhuma diversificação.

Porém requer um alto investimento em máquinas e na automação dos processos e pode comprometer a qualidade caso não haja um bom aproveitamento do layout. Tem como vantagem a adaptação a uma variedade de produtos e mudanças na sequência operacional, proporciona a melhor utilização das máquinas e equipamentos e ainda facilita a continuidade do processo quando ocorrem paradas por quebra de máquina, falta de material ou mão-de-obra. Muito utilizado quando há grandes quantidades a serem fabricadas, com padronização e demanda estável, podendo balancear o fluxo contínuo.

  • Layout celular

Esse modelo de layout busca unir em um só local (a célula) diferentes máquinas que fabriquem um produto inteiro, o material se movimenta dentro da célula buscando o fluxo do processo. É flexível quanto ao tamanho dos lotes de fabricação e específico para uma família de produtos.

Entre os pontos fortes estão a redução do transporte e manuseio de materiais e das quantidades de material em processamento, além de facilitar o controle, o uso do espaço e efetivar a mão-de-obra. Recomendado em situações onde são utilizadas ferramentas manuais ou máquinas simples, para produções de baixa quantidade e com custo alto de movimentação.

  • Como escolher?

Existem ainda outros tipos de layouts onde é possível fazer uma junção de alguns deles para chegar ao modelo ideal para o seu negócio. Para conseguir decidir pela melhor opção é necessário ter um desenho para analisar e discutir.

Utilizar diagramas e plantas auxiliam na visualização e simulação da proposta futura, onde devem ser analisados os prós e os contras de cada alternativa, assim como os custos de instalação e manutenção do layout.

Qualquer mudança a ser realizada, seja de um simples reposicionamento da lata de lixo a um complexo rearranjo de máquinas, seja em uma loja, em um escritório ou em uma grande indústria, pode trazer benefícios ou consequências para o seu negócio, por isso a importância de garantir a escolha certa.

Todo layout é flexível, pode e deve ser modificado. Caso queira saber um pouco mais sobre layouts ou precise de ajuda na readequação do seu modelo atual entre em contato com nossa equipe que teremos o imenso prazer em ajuda-lo.

Gabriela Pescador CRA-PR 28596

Este assunto te interessa? Selecionamos outros interessantes para você:  Produtividade em baixa 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

Search

Compartilhe

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos