Ideia Consultoria Empresarial e Treinamentos

O que são Indicadores de Desempenho?

Muito tem sido falado sobre indicadores de Desempenho nas organizações e vários esforços têm sido gerados para termos uma base de indicadores que demonstre claramente os resultados de uma organização.

Neste artigo queremos explicar alguns pontos que são necessários ao para termos resultados desta metodologia. Basicamente indicadores de desempenho são importantes para alinhar as estratégias empresarias aos resultados alcançados, em outras palavras, uma empresa que tem em sua estratégia comercial a pontualidade na entrega e/ou execução dos serviços só poderá perceber se isso ocorre caso haja uma medição do processo ponta a ponta, desde o pedido comercial até a nota fiscal de entrega.

Por isso os indicadores de desempenho medem os processos da organização, para auferir se durante o processo os tempos e operações padrões estão sendo executado conforme esperado, percebemos neste ponto o alinhamento da estratégia da Liderança executiva com as operações da empresa e o resultado atingido.

O CBOK Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio explica que todo o processo tem uma métrica e medição associadas com o trabalho ou saída do processo que é executada e essas tem as seguintes dimensões:

Tempo: é uma métrica da duração de um processo

Custo: é uma métrica do valor monetário associado a um processo

Capacidade: é o montante ou volume de uma saída, produto ou serviço viável associado a um processo, em outras palavras, seria a capacidade de produção do processo em questão

Qualidade: é geralmente expressa como um percentual do real em relação ao ótimo ou máximo em termos de processo e pode ter várias formas, sendo – satisfação, variação, erro ou taxa de defeito.

Outras métricas praticadas no mercado são derivadas das quatro dimensões citadas acima. Ainda segundo o CBOK, métricas, também chamadas de indicadores-chave de desempenho têm 12 características:

Indicadores-chave de Desempenho
ItemMétricaCaracterística
1AlinhamentoKPIs estão sempre alinhados com objetivos e estratégias corporativas.
2Prestação de ContasTodo KPI “pertence” a um indivíduo ou grupo da área de negócio que é responsável pelo seu resultado.
3PrevisibilidadeKPIs medem valores de negócio e desempenho desejado.
4AcionávelKPIs são populados com dados atuais e acionáveis de modo que usuários possam intervir e melhorar o desempenho antes que seja tarde demais.
5Poucos em númeroKPIs deveriam focar em usuários e em algumas poucas atividades de alto valor ou na efetividade geral do processo.
6Fácil de entenderKPIs deveriam ser diretos, não baseados em índices complexos que gerentes não sabem como influenciar diretamente.
7Equilibrada e conectadaKPIs devem equilibrar e reforçar um ao outro e não competir e confundir. Do contrário, irá degradar desempenho de processo.
8TransformativaUm KPI deve provocar uma reação em cadeia de mudanças positivas na organização, especialmente quando é monitorado por um gestor de processo ou dono de processo.
9PadronizadaKPIs são geralmente mais efetivos quando estão baseados em definições, regras e cálculos padronizados, de modo que possam ser integrados em diferentes painéis ao longo da organização utilizados para benchmarking dentro do segmento de negócio e entre segmentos de negócio.
10Orientada a contextoKPIs colocam desempenho no contexto ao aplicar alvos e limites de modo que usuários podem medir seu progresso no tempo.
11ReforçadaO impacto de KPIs pode ser aumentado quando associados com remuneração e incentivos.
12RelevanteKPIs gradualmente perdem seu impacto ao longo do tempo e, por isso, devem ser revisados e renovados periodicamente.

Agora que você conhece um pouco mais sobre o assunto, num próximo artigo iremos explicar quais são as etapas para implementar indicadores nas empresas e como gerar remuneração por desempenho com base nos resultados.  

Maicon Putti Professor e Consultor Auditor Líder pela BVQI 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário