Ideia Consultoria Empresarial e Treinamentos

Planejamento Financeiro Empresarial

Muitas empresas têm dificuldades financeiras devido a inúmeros fatores, como falta de planejamento financeiro, previsão de fluxo de caixa ou capital de giro para pagamento de contas correntes de operações diversas.

Resultando no aumento do endividamento da organização, redução de recursos para pagamento dos encargos do dia a dia, além da impossibilidade de quitação de empréstimos e/ou geração de reserva.

O planejamento financeiro é necessário para a saúde das empresas e pessoas. Não temos o hábito de planejar finanças por vários motivos: falta de tempo, falta de conhecimento, falta de recursos etc.

Entretanto, nenhuma justificativa pode ser maior que a tranquilidade e a paz que uma empresa ou uma pessoa pode ter ao equilibrar suas finanças.

Existem várias formas de fazer um planejamento financeiro. A que mais recomendo é o Orçamento Empresarial.

Mas o que é o orçamento empresarial?

Em uma definição simples é a quantificação do planejamento estratégico empresarial. É a previsão do caixa, despesas, receitas e investimentos, geralmente para o período de um ano.

Cada departamento planifica suas necessidades. Assim o responsável pela área financeira da empresa irá analisar com a diretoria aprovar o orçamento. Somente após esse processo, o orçamento é implementado.

No orçamento empresarial, mensalmente o responsável pela área orçamentária vai acompanhar a utilização dos recursos financeiros, conferir se estão conforme o previsto pela empresa, objetivando o lucro máximo no período.

Outro grande benefício: o próprio orçamento empresarial é um instrumento que equilibra as finanças da empresa, alinhando uma gestão de fluxo de caixa com o propósito de gerar caixa.

Tão importante quanto gerar lucro, uma organização precisa ser capaz de gerar caixa para investimentos futuros na organização.

Como melhorar o planejamento financeiro?

Veja algumas ações para aperfeiçoar o uso dos recursos financeiros:

  • Projeto de redução de custos
  • Melhoria da eficiência operacional
  • Profissionalização da gestão
  • Alongamento das dívidas
  • Diminuição do prazo de recebimentos
  • Captação de recursos financeiros com melhores taxas e prazos

Para concluir, sem um planejamento financeiro tanto famílias quanto empresas têm a saúde financeira prejudicada.

O inverso também é verdadeiro. O uso desta ferramenta facilita na escolha e seleção do que e quando comprar, onde investir, onde não investir, quanto queremos gerar de reserva e aplicar os recursos da empresa para torna-lá mais sustentável.

Precisa de ajuda para fazer o seu planejamento financeiro?

Clique aqui e solicite agora uma reunião com um de nossos especialistas financieros!

Maicon Putti é administrador, auditor líder pela BVQI do Brasil e consultor certificado pela ABPMP.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

Search

Compartilhe

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos