Ideia Consultoria Empresarial e Treinamentos

Gestão da Produção para aumentar seus resultados

A Gestão da Produção

A evolução do mercado e o alto nível de concorrência, tem feito com que as empresas busquem cada vez mais, qualificar-se para que seus produtos e serviços tornem-se competitivos em preços e qualidade, superando as necessidades e expectativas dos clientes, alavancando seus negócios no mercado.

Para tanto, a GESTÃO DA PRODUÇÃO OU GESTÃO OPERACIONAL caracteriza-se pela melhor utilização e organização dos recursos disponíveis (Máquinas, Equipamentos, Tecnologias, Informações e Pessoas) para produzir produtos com qualidade ao menor custo possível.

Em se tratando de bens e produtos, temos três processos produtivos: – Produção sob Encomenda – Projetos específicos – Produção em Lotes – Produção Contínua ou Seriada O processo produtivo caracteriza-se pela transformação de materiais e matérias primas em produtos.

O GESTOR DA PRODUÇÃO OU GESTOR OPERACIONAL deve considerar três premissas básicas para exercício pleno de suas funções que são:

– SISTEMA DE INFORMAÇÕES Consiste em planejar, controlar, transformar informações em indicadores e cobrar efetivamente a melhor utilização dos recursos com qualidade.

– PROCEDIMENTOS Trata-se de como fazer. Qual é o método, metodologia ou processo de se fazer, transformar ou produzir.

– ATITUDE É que a competência e o comprometimento do Gestor com o seu negócio. Na prática e não raramente quando diagnosticamos uma empresa, encontramos oportunidades nas três premissas básicas tais como: – Planejamentos mal elaborados

– PPCP; – Processos definidos de forma parcial ou com metodologias impróprias; – Sistema que não contemplam informações básicas tanto de processos, qualidade e resultados no seu todo ou em parte;

– Demora na tomada de decisões e ações rápidas;
– Lay out de produção fragmentado;
– Linhas desbalanceadas e desabastecidas;
– Prazos não cumpridos;
– Equipamentos sub utilizados;
– Falta de mão de obra flexibilizada e qualificada;
– Altos custos de produção dentre outros. As literaturas de forma geral, resumem os sete desperdícios da fábrica como sendo:

1 – Superprodução Maior fonte de desperdício.
2 – Tempo de espera Refere-se a materiais que aguardam em filas para serem processados.
3 – Transporte Interno Nunca geram valor agregado no produto.
4 – Processamento Algumas operações de um processo poderiam nem existir.
5 – Estoques Inversão de Capital parado;
6 – Movimentações Excessos de movimentos geram perda de tempos. 
7 – Defeitos Produzir produtos defeituosos significa desperdiçar materiais, mão-de-obra, movimentação de materiais defeituosos e outros. Quer seja desperdícios ou oportunidades, estão diretamente relacionadas a função do GESTOR e seu gerenciamento do processo produtivo.

Para melhora do desempenho produtivo o GESTOR deve adequar as três premissas básicas a realidade do seu negócio seja lá qual for o tamanho necessitando qualificar-se em:

– Capacidade ao exercício de suas funções;
– Uniformidade e Postura Profissional da sua Gestão;
– Planejamento do seu tempo incluindo a proximidade com o chão de fábrica;
– Ter habilidade no planejamento adequado para utilização dos recursos disponíveis;
– Ter velocidade na tomada de ações;
– Adotar o conceito de “fazermos juntos” valorizando a mão de obra executiva direta.

Somos partidários que a Gestão direta nos processos operacionais permite ganhos imediatos, seguros e duradouros a qualquer GESTOR DE PRODUÇÃO.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

Search

Compartilhe

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos