Ideia Consultoria Empresarial e Treinamentos

Como e por que criar uma campanha de marketing? Entenda a importância

campanha de marketing

Ao pensar em campanha de marketing você deve pensar diretamente também em estratégia comercial. Marketing e vendas andam juntos e ter um planejamento bem consolidado para as ações de marketing com foco em vendas é um requisito básico para ter resultados.

As campanhas de marketing são fundamentais para fazer rodar toda a estratégia de atração, prospecção, vendas e fidelização. Quando feita de forma integrada e adequada, uma campanha de marketing por auxiliar muito o time de vendas ao segmentar a carta de clientes e prospects.

Neste contexto, preparamos este artigo sobre como criar uma campanha de marketing e como isso pode impactar nas suas vendas. Confira:

Como fazer uma campanha de marketing?

As campanhas devem ser direcionadas conforme seu objetivo. É importante partir de um objetivo bem definido, que inclua: quem, quando, como e por que ele deve ser alcançado. Com isso, traça-se o planejamento e em seguida o plano de ação, o como.

Você já deve saber que existem campanhas diferentes de marketing. Algumas consistem em ações “físicas”, ou seja, não digitais. Por exemplo, panfletagem e outdoor, os exemplos clássicos.

No entanto, as campanhas digitais se mostram bastante funcionais atualmente para a maioria dos empreendedores. O consumidor, das mais diversas personas e públicos alvo, estão no meio digital e procuram soluções por ali.

Dessa forma, suas ações, mesmo que offline, também devem contemplar o meio digital. E tudo começa pelo plano de marketing…

#1 Plano de Marketing

O plano de marketing é o ponto inicial não apenas da campanha de marketing, mas da estruturação da estratégia de marketing em geral dentro de uma empresa. É o modelo de diretrizes que apresenta o necessário sobre a empresa e seus objetivos.

Dessa forma, o plano constitui um “norte” para o plano de ação que contemplará medidas em função dos objetivos definidos em plano.

Se você não tem um plano de marketing ou gostaria de otimizar o seu, baixe gratuitamente nosso modelo:

[TEMPLATE] Plano de Marketing

#2 Plano de ação

Com o direcionamento do plano de marketing, você saberá:

  • Análises de oportunidades/ameaças e forças e fraquezas, por meio do método da matriz SWOT.
  • Dados acerca de seu público alvo e detalhes sobre a persona
  • Resumo objetivo da identidade de marca (valores, slogan, etc.)
  • Objetivos definidos
  • Metas definidas
  • Plano de estratégia para precificação
  • Definição de canais de atuação (tanto para venda, quanto campanha. O que muitos chamam de praça, mas que no meio digital pode ser dividido entre mídias sociais)
  • Ferramentas necessárias para as ações de divulgação da campanha de marketing
  • Modelo de plano de ação

Esse é um resumo de basicamente tudo o que você vai encontrar em nosso template de plano de marketing. Tenho certeza que esse direcionamento vai te ajudar muito na aplicação prática das medidas em função dos objetivos e metas.

#3 Ações e acompanhamento

Além de planejar, o plano de ação também envolve o agir, botar a mão na massa e fazer acontecer. Só que não adianta parar por aí! Você precisa de ações para acompanhamento das medidas tomadas.

É fundamental identificar as ações de sucesso e de fracasso. A fim de saber exatamente o que otimizar, mudar, aprimorar, etc.

O acompanhamento também direciona suas próximas estratégias, direcionando cada detalhe conforme a melhor “aderência” do público em cada ação, canal, promoção, estratégia, etc.

#4 Resultados e redefinição de planejamento e plano de ação

O acompanhamento deve ser um processo contínuo, do começo ao fim de uma campanha de marketing. E investir em campanhas de marketing é como trabalhar em pequenos ciclos, que não se encerram, apenas se entrelaçam.

Por isso, ao final de uma campanha é fundamental analisar os resultados, os problemas, os acertos e erros, para que, assim, seja possível redefinir a próxima estratégia com base na eliminação de problemas e melhoria contínua.

E por que isso importa tanto, como pode me ajudar a vender mais?

Suponho que você tenha notado que, de maneira geral, a campanha de marketing é uma “ferramenta” direta para vendas. Mas, muito além disso, o marketing é o que define a “cara” da sua empresa para seu público, mesmo que você trabalhe B2B.

Se você acredita que sua área de atuação não necessita de marketing para realizar mais vendas ou atrair mais clientes, saiba que ela é necessária para gerenciar a carta de clientes também, além de influenciar a fidelização.

Então, se você deseja investir em uma otimização praticamente simples que pode impactar diversos setores da sua empresa e qualificar seu atendimento e relacionamento com o público, sugiro que comece agora.

Baixando nosso Template de plano de marketing gratuito e fazendo acontecer!

→  [TEMPLATE] Modelo de Plano de Marketing para Empresas

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

Search

Compartilhe

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos