Ideia Consultoria Empresarial e Treinamentos

Como a Gestão Financeira pode Aumentar Os Lucros

Em um país de economia instável, voltar ainda mais a atenção para a gestão financeira de qualquer empresa se tornou algo mais importante do que nunca. A otimização de processos de gerenciamento de finanças de um negócio é determinante para o sucesso deste.

Na verdade, a gestão financeira de qualidade garante os 3 grandes pilares do sucesso de um empreendimento: rentabilidade, geração de caixa e sustentabilidade.

Vamos falar um pouco mais sobre cada um desses pilares e de que forma a gestão financeira de qualidade aumentará os lucros do seu negócio.

Qual o objetivo da gestão financeira?

A gestão financeira orientada e realmente eficiente é também garantir que os processos sejam bem definidos. Desde o uso de recursos, até o gerenciamento do caixa.

Um dos maiores erros dos gestores no Brasil é fazer o controle de forma intuitiva. Seja em função do crescimento rápido, que causa a impressão de um gerenciamento correto. Ou mesmo em função de créditos adicionais.

De maneira geral, a gestão financeira deve garantir os três pontos de sustentação mencionados no começo do texto. Vamos falar um pouco deles e como eles aumentam os lucros.

Rentabilidade

Sem um controle rigoroso das finanças empresariais, o negócio não terá rentabilidade, o que pode comprometer o sucesso e levar à falência. Sem rentabilidade, o investimento sempre será maior do que o caixa gerado.

Geração de Caixa

O maior engano dos empreendedores é pensar que uma empresa precisa gerar lucros para não falir. Na verdade, o que garante que isso não ocorra é o FLUXO DE CAIXA. Sem a geração de caixa, não é possível manter as contas a pagar.

O que exige os empréstimos adicionais de bancos que acabam comendo qualquer lucro em função dos juros.

Sustentabilidade

Um outro engano muito comum dentre os gestores é acreditar que trazendo lucros a empresa se torna sustentável. Na verdade, o negócio pode até ser rentável no curto prazo. Mas sem a gestão financeira adequada e reinvestimentos estratégicos para o crescimento, o futuro do negócio estará comprometido

Você estará se antecipando à imprevistos…

O grande ponto chave que determina a qualidade de uma gestão é o quão assertivamente ela se antecipa. Conforme mencionado no tópico anterior, a empresa deve ter visão de curto, médio e longo prazo. Caso contrário, novos investimentos em função do crescimento podem causar péssimos resultados.

E os lucros obtidos no presente podem não garantir a “sobrevivência” da empresa no futuro, frente à uma instabilidade de mercado, por exemplo.

Isso é o que torna o papel do gestor financeiro ainda mais importante. O responsável por gerenciar as finanças empresariais deve ter consciência de todos esses fatos para, então, estrategicamente investir e focar no aumento de lucros.

A soma dos três pilares de sustentação (rentabilidade, geração de caixa e sustentabilidade) junto à uma gestão profissional levam a garantia de que a empresa terá sucesso em curto, médio e longo prazo.

Conclusão

Dessa forma, a gestão financeira constitui uma série de ações e procedimentos que norteiam e auxiliam a administração e o controle das finanças empresariais. Garantir que essa gestão seja feita da forma mais eficiente possível é garantir também o sucesso da empresa.

É comum que muitas empresas percebam que tem uma gestão financeira falha quando  já estão atoladas em contas. Nesses momentos, uma consultoria empresarial especializada pode ser uma boa saída.

Se você quiser saber mais sobre, inscreva-se para o nosso minicurso de Jornada de Gestão Financeira na PRÁTICA!

Dúvidas? Deixe seu comentário!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

Search

Compartilhe

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos