Ideia Consultoria Empresarial e Treinamentos

Aumente a eficiência – 07 Estratégias

Aumente a eficiência- 07 Estratégias para reduzir custos e aumentar a eficiência

Reduzir custos é um assunto que, para muitos, gera medo ou desconfiança. Mas o tema é necessário, pois uma empresa prospera quando apresenta um método claro e contínuo de avaliação dos custos. A proposta é reduzir custos aumentando a eficiência, ou seja, repensar a forma como a organização emprega todos os recursos de que dispõe para atingir os resultados desejados. Para isso, devemos considerar sete diferentes estratégias que, juntas, potencializam essa meta. São elas:

1. Fornecedores

Analise a carteira de fornecedores e verifique quais são os fornecedores que mais consomem recursos.  Considere a pesquisa de novos fornecedores, negociação das atuais condições de preço, ampliação dos prazos de pagamento e criação de parcerias e projetos em conjunto com fornecedores visando captação de novos clientes. Lembre que o mercado é global e um comprador profissional pode trazer muitos resultados para sua empresa.

2. Marketing

Verifique os resultados das campanhas de marketing. Estão atingindo o público alvo? Estão trazendo retorno para a área comercial? Campanhas pulverizadas, sem o foco em um segmento (ou público alvo específico), são ineficazes; além de aumentar orçamento destinado às promoções. Nesse caso, a melhor estratégia é conhecer seu cliente e saber quando, onde e como há a intenção de compra. É neste momento que a organização precisa aparecer para conquistar o mercado. Recomendamos um programa claro e simples de relacionamento com o cliente.

3. Produtividade

Compare o índice de produtividade da sua empresa com a dos concorrentes. Analise paradas de máquinas, falta de material, programação, execução e controle da produção. Identifique gargalos e remova-os, para que a produção tenha um fluxo contínuo desde a venda até a entrega ao cliente. Outro ponto importante é a ociosidade. A produção não pode parar e, para isso, o alinhamento dos processos de venda, produção e distribuição são fundamentais.

4. Financeiro

Analise os custos da empresa para detectar quais são mais representativos (acima de 5% do orçamento, por exemplo) e trabalhe com planos de ação para reduzi-los. Ainda na área financeira, verifique os custos de produção, como matéria-prima, gastos gerais de fabricação, mão de obra etc. A clareza na gestão de custos, permite ao administrador a tomada de decisão mais adequada quanto à precificação dos serviços, o que significa vender com melhores margens.

5. Mão de obra

Avalie a qualidade da mão de obra. O desempenho de um colaborador mais qualificado ou com desempenho produtivo excepcional, pode representar uma significativa redução de custos operacionais. Muitas vezes, o barato sai caro. Em gestão de pessoas, quantidade não é qualidade. A empresa precisa dimensionar a mão de obra em função do produto e/ou serviço prestado. É primordial investir em pessoas qualificadas, visando à performance e a qualidade do que é produzido.

6. Tecnologia

A inovação é o fator crítico de sucesso para uma empresa. Realize projetos para automação industrial. Adquira novas máquinas nacionais e/ou importadas que possam trazer ganhos em produtividade. Avalie a taxa de obsolescência de suas máquinas. Será que já não passou da hora de trocar? Avalie novos métodos de trabalho que integrem as operações  gerando resultados positivos empresa. Outra recomendação é o sistema de informação da empresa: um software de gestão integrada simplifica análise online do negócio da organização facilitando tomadas de decisão.

7. Processos

Analise toda cadeia de valor da empresa para detectar onde existem gargalos, retrabalhos e ineficiências. Um diagnóstico claro proporciona base para realizar um projeto de gestão de processos de negócios, onde toda empresa produz, de ponta a ponta, gerando valor ao cliente. Processos são métodos de trabalho, e uma mudança na operação pode gerar ganhos incríveis em função do volume desta atividade.

Maicon Putti é administrador, auditor líder pela BVQI do Brasil e consultor certificado pela ABPMP.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

Search

Compartilhe

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos