Ideia Consultoria Empresarial e Treinamentos

As Principais Funções de Um Analista de PCP Dentro De Uma Indústria

Com o aumento cada vez mais constante da concorrência, e o mercado exigindo cada vez mais eficiência das indústrias que se encontram dentro do mercado, planejar, controlar e programar toda a produção de uma indústria seja ela pequena e grande tornou-se algo fundamental.

Para que esse processo seja feito da melhor maneira possível observamos que as indústrias nos dias atuais, precisam cada vez mais aprimorar suas técnicas de administração de produção e inevitavelmente criar um departamento de Planejamento e controle de produção.

Todavia, é em suma, bastante importante entender que um profissional que será o responsável por analisar, acompanhar e programar todo o processo produtivo da empresa precisa ter uma série de pré-requisitos, assim como entender claramente quais serão as suas funções dentro da empresa.

Nesse sentido, separamos nesse artigo as principais funções e requisitos que um analista de PCP precisa ter para se tornar um profissional de sucesso, colaborando para o melhor desempenho produtivo da empresa.

Analisar previsões de venda

Uma das principais atribuições do analista é juntamente com o departamento comercial da empresa analisar e planejar as previsões de venda.

Essa parte é extremamente importante para gerar rapidez tanto na execução quanto na entrega do pedido, sendo que, através das projeções de venda o alinhamento com o setor de compras será mais preciso, e quando os pedidos realmente entrarem na empresa estarão mais alinhados para serem executados.

Planejamento e elaboração do plano de produção

É importante, para o analista de produção responder, em linhas gerais a três questões básicas:

  • Qual a solicitação da demanda?
  • Qual o prazo de entrega do pedido?
  • Qual o volume do pedido?

Através desse questionamento, o analista de produção deve elaborar o plano de produção, procurando alinhar qual seria o meio mais eficiente de produzir o pedido com o menor custo possível dentro do prazo estabelecido.

Resumidamente, o plano de produção consiste em planejar e incluir as ordens de produção para o gerente de produção.

Avaliar as necessidades de compras da produção

Uma outra atribuição que o analista de produção tem é definir o que deverá ser comprado e produzido para que o plano de produção seja cumprido dentro do prazo que foi estabelecido.

Com ferramentas apropriadas o analista de produção tem a possibilidade de se antecipar aos fatos, e dessa maneira colaborar para a eficiência de todo o processo produtivo da empresa.

Acompanhar as etapas da produção

Um dos grandes erros dos analistas de produção é acreditar que após o pedido ser encaminhado para o gerente de produção a sua função estará cumprida, o que é um grande erro.

O analista de PCP deverá, dessa maneira, acompanhar todas as etapas do processo produtivo, devendo desse modo garantir a eficiência dos recursos utilizados no processo produtivo.

Dessa maneira, é possível agir rapidamente caso ocorra:

  • Paradas na produção que não foram programadas;
  • Paradas por falta de ordens de pedido;
  • Problemas em maquinários exigindo manutenção corretiva;
  • Queda de energia elétrica;
  • Trocas de turno.

Sendo assim, com um bom acompanhamento do processo produtivo o analista de planejamento e controle de produção garantirá para a empresa que o produto será realmente entregue dentro do prazo estabelecido, no custo pré-estabelecido, sem que haja surpresas desagradáveis no decorrer da produção.

Apurar custos e sugerir aumento de produtividade

Por fim, podemos atribuir também ao analista de PCP a apuração dos custos, avaliando se as etapas foram corretamente cumpridas dentro do planejamento ou se necessitaram de trabalhos extras, ou até mesmo de matérias primas que não estavam previstas no planejamento inicial.

É bastante importante o planejamento de custos para que a empresa saiba exatamente o quanto está ganhando na produção de cada produto e serviço e possa dessa maneira definir suas estratégias de venda de maneira assertiva.

E para finalizar, o analista de PCP ao acompanhar toda a produção e verificar muitas vezes que a entrada de pedidos está maior do que a capacidade produtiva da empresa pode tomar diversas atitudes para que o planejamento seja cumprido, sendo:

  • No curto prazo – Definição de horas extras ou contratação de mais funcionários;
  • Terceirização de algumas etapas da produção;
  • No médio prazo – Ampliação de turnos de produção ou compra de novos maquinários que aumentam a capacidade produtiva;
  • No longo prazo – Aumento de toda a planta industrial da empresa.

Concluindo

Podemos dessa maneira concluir que para existir uma boa Administração da Produção através de um bom planejamento e controle de produção é extremamente necessário que o analista de PCP seja altamente qualificado.

Dessa maneira, a empresa pode optar ou pela contratação de um profissional já qualificado e com capacidade de gerenciamento e planejamento dos pedidos de produção ou pelo treinamento de novas pessoas que podem ser moldadas de acordo com as necessidades da própria empresa.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

Search

Compartilhe

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos