Ideia Consultoria Empresarial e Treinamentos

7 dicas para alcançar seus objetivos profissionais em 2015

 Especialista lista ações práticas para desenvolver novas metas e obter sucesso no próximo ano

Mais um ano está chegando ao fim e este é o melhor momento para realizar um balanço de como foi cada conquista profissional e quais serão os próximos objetivos para 2015. Mas antes de fechar 2014, é necessário analisar o ambiente atual que se está inserido, se o trabalho promove crescimento profissional, se você se propôs a realizar novos projetos e desafios, se gosta do que faz, se a visão e princípios da empresa são os mesmos que os seus, entre outras reflexões. A partir disso, basta colocar em prática as ações estratégicas e seguir rumo ao sucesso.

Abaixo, o consultor de negócios e diretor da Ideia Consultoria, Maicon Putti, lista ações práticas para você dar início ao planejamento de metas e alcançar seus objetivos profissionais em 2015:

1º Avalie: Faça um diagnóstico dos seus pontos fortes e fracos e verifique se o ano que passou você conseguiu colocar em prática os planejamentos anteriores. Quando há execução e monitoramento contínuo, percebemos a diferença entre o que foi previsto e realizado. Para resolver essa questão é importante rever seu plano de ação para tomar uma nova direção ajustando a rota e entender por qual motivo, em algum momento, saiu do foco.  

2º Olhe para dentro de si: Realize uma autoanálise tanto do lado pessoal como profissional e faça perguntas como: Qual foi a qualidade de comunicação que desenvolvi? Eu me envolvi nos projetos do meu departamento? Fiz algo além do que me era proposto? Eu tive novos aprendizados e os apliquei em alguma atividade? Caso a maioria de suas respostas seja negativa, está na hora de fazer diferente e ser mais proativo em seu trabalho.

3º Esteja motivado:Caso sua autoanálise tenha dado apenas resultados positivos, isso quer dizer que o sucesso não depende, neste momento, somente de você. A troca deve existir entre empresa/funcionário. Procurar novas oportunidades pode deixá-lo mais motivado.Pense se realmente está fazendo o que te dê paixão, pois quando se faz o que gosta, trabalhar muito para conquistar seus objetivos não é um peso e sim um estímulo.

4º Olhe para a empresa: Perceba a estrutura da organização e se ela deseja crescer ou tem ações baseadas no comodismo com barreiras a cada nova ideia, com a já conhecida frase: “sempre foi desta forma e assim continuará sendo”. A empresa investe na gestão de pessoas? Tem um departamento de Recursos Humanos preparado para lidar com seus colaboradores? Se há identificação com cada item deste tópico, é necessário reavaliar se seu lugar é realmente ali, pois a empresa precisa dar base aos colaboradores também.

5º Pense na sua carreira: Pergunte a si mesmo como tem sido seu networking, atualizações, participação de fóruns e recomendações na sua página de carreira pessoal. Lembre-se que cuidar de sua carreira é como cuidar das vendas de um produto: se não houver marketing, promoção, distribuição, uma marca pessoal, uma excelente embalagem e conteúdo extraordinário, quem irá “comprar seus serviços”?

6º Monte seu plano estratégico: liste tudo o que deseja alcançar profissionalmente no próximo ano e comece, desde agora, atuar neste plano. A verdadeira motivação existe quando você tem um objetivo claro na vida, vive para alcançá-lo e quando isso acontece você tem aquele sentimento de realização que faz diferença na vida profissional e pessoal.

7º Tenha foco, disciplina e execute: É difícil prosseguir com o planejado quando muitas das ações dependem do ambiente externo em que está inserido, como família, estudos, vida social e oportunidades profissionais. Se algum objetivo sair da rota, o ideal é persegui-lo, mesmo que demore mais tempo do que o esperado para atingi-lo. Não deixe outros fatores influenciarem na sua busca. Mantenha o foco, execute cada atividade que planejou e siga em frente rumo ao sucesso!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário