Ideia Consultoria Empresarial e Treinamentos

5 estratégias para reduzir o custo de estoque da sua empresa

Você precisa reduzir o custo de estoque da sua empresa? Separamos cinco estratégias para o seu controle de estoque ficar mais econômico.

A logística é a chave para que a estocagem atue em sincronia com o produto a ser comercializado. A dimensão e as características de um material podem exigir desde a instalação de uma simples prateleira, até sistemas de armazenamento com estruturas complexas de armações, gavetas e caixas.

Controle de estoque

Algumas características devem ser levadas em consideração para poder estocar de forma que facilite a distribuição e armazenamento dos produtos. Tenha conhecimento das seguintes informações antes de decidir como irá estocar:

  • Local viável para a estocagem dos materiais com espaço suficiente;
  • Os tipos de materiais que serão estocados;
  • Quantidade dos produtos que serão estocados;
  • A velocidade que o atendimento necessitará;
  • Como o produto será embalado.

Tendo isso em mente, com certeza serão evitados problemas das mais diversas formas, e também haverá maior controle do que está sendo guardado, bem como na sua distribuição e manuseio.

Como reduzir o estoque de uma empresa

Quando se conhece bem o produto a ser vendido e distribuído, também se compreende bem como armazená-lo, e por conseguinte se evitam desperdícios de espaço e material. Se pergunte: 

  • O seu estoque tem uma grande variedade?
  • Possuem materiais perecíveis e não perecíveis no mesmo lugar?
  • Ambos suportam refrigeração?
  • Os materiais possuem dimensões de tamanho muito diferentes?
  • Qual a fragilidade desses materiais?

Pensando nessa diversidade de situações escolha onde e como armazenar. 

5 estratégias para reduzir seus custos com estoque

Em primeiro lugar, é preciso pensar que um estoque funciona para atender uma demanda futura desconhecida. Então, a melhor forma de lidar com algo que ainda não chegou é melhorando a forma com que se trabalha no estoque, ou seja, a sua gestão.

A gestão de estoque gira em torno de alguns fatores essenciais: a previsão de demanda, e a qualidade dessa previsão e a gestão do estoque. 

1 – Se possível, use estoques menores

Estoques menores, em geral, possuem inúmeras vantagens para a redução do custo. Citaremos algumas aqui para que possamos observar e avaliar melhor:

  • Menor ocupação de espaço: com isso se obtém um galpão menor e mais limpo;
  • Menor custo com manutenção e manuseio: o que diminui a possibilidade de acidentes e avarias, e ainda menos gastos com pessoal;
  • Menor obsolescência, rotatividade mais rápida;
  • Menos riscos frente às variações de preço e prazo.

2 – Conheça bem o comportamento do seu cliente

Quando falamos de melhorar gestão pensamos diretamente em como isso diminuirá o impacto em nossa receita. Logo, precisamos começar de forma bem simples e objetiva a nos conectar diretamente com os nossos clientes pois, através disso, podemos adquirir conhecimento de como são os seus processos de estocagem e compra, e poderemos prever a sua demanda.

Com o conhecimento do ritmo e preferências do cliente, seus hábitos de compra e o que o motiva a comprar mais, você poderá se planejar melhor para atender à suas necessidades.

3 – Descarte produtos obsoletos e sem saída

É necessário antes de mais nada, analisar quais produtos não conseguiram ser vendidos em um tempo determinado (geralmente é utilizado o período de 12 meses). Tais itens devem ser avaliados como produtos obsoletos e sem saída. A medida necessária é a eliminação desse tipo de produto para que ele não continue gerando custos de armazenamento.

4 – Faça um orçamento do seu estoque

É comum que empresas de todos portes possuam um orçamento para gerir o seu estoque anualmente. Esse tipo de orçamento é desenvolvido com bastante antecedência para driblar as possíveis complicações e interagir de forma precisa com a verba disponível para outras operações que lidem com a manutenção do seu estoque.

Em primeiro lugar, tenha em mente as seguintes considerações:

  1. Quanto custa para manter o estoque em quantidade equilibrada, durante as várias épocas do ano?
  2. Quanto custa para fazer o armazenamento?
  3. Quanto custa o transporte?
  4. Quanto custam as outras despesas (limpeza, manutenção, funcionários, etc…)?

Com isso, certamente o seu cálculo será muito mais efetivo e você verá melhor onde pode economizar.

5 – Determine o volume de giro

A rotatividade de um estoque possui um tempo calculável que normalmente é dividido em períodos. A movimentação das mercadorias fornece uma relação entre quantidade e tempo, e é desta relação que tiramos uma média do giro de um estoque. Dessa forma conseguimos saber quais produtos geram mais venda e renda, e quais custam mais. 

Acima de tudo, a chave para a redução do estoque está no conhecimento profundo do produto que se quer distribuir ou comercializar, e do conhecimento de como armazená-lo de forma segura e objetiva.

O desperdício de espaço é evitado quando se tem controle sobre essas características, e também a danificação ou contaminação (se for o caso) do material estocado. 

Portanto, analise bem o seu estoque hoje, os seus produtos e armazenamento, para identificar quais são os gargalos que precisam ser resolvidos para aumentar a sua economia.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

Search

Compartilhe

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos