Antes mesmo de planejar uma nova tática de vendas para sua empresa, é preciso fazer o diagnóstico do problema e entender o que é que tem diminuído o seu lucro. Só ao conseguir abordar e resolver essa questão é que os resultados positivos podem, finalmente, aparecer. Por isso, confira agora 3 motivos para diagnosticar os problemas antes de tentar aumentar as vendas!
Índice
1 – Entender por que o lucro não está chegando
É muito importante entender o que está impedindo o lucro de chegar, pois só assim será possível tomar as medidas adequadas para resolver o problema. Para encontrar essa resposta, é preciso fazer algumas perguntas a respeito da sua empresa:
O seu produto é desejável?
Reflita se o produto ou serviço que você oferece realmente tem despertado o desejo de compra do cliente. Caso isso não esteja acontecendo, uma nova estratégia de marketing ou a reformulação do produto deverá ser pensada.
O cliente confia na sua empresa?
Assim como os relacionamentos da vida pessoal, o relacionamento entre a empresa e o cliente também precisa ser cultivado com base na confiança e na segurança. Por isso, é extremamente importante passar a imagem de uma empresa séria, estável e que irá cumprir com o prometido.
O cliente pode pagar pelo seu produto?
Nesse caso, o problema pode ser tanto o preço do produto como também o público-alvo. Além disso, não adianta apenas o cliente poder pagar pelo produto, ele deverá querer pagar também.
Para ajudar a reverter essa situação, vale a pena reestudar o perfil do público para o qual o seu produto é direcionado e rever os preços de modo que o cliente possa pagar. Depois de identificar o problema que está afetando as vendas e, consequentemente, a lucratividade da empresa, você deverá buscar a solução para o problema.
2 – Correr atrás de resultados na empresa
Depois de diagnosticado o problema, é hora de fazer o alinhamento com o marketing, que é mais certo para estimular novamente as vendas.
Mas fazer isso sem resolver o problema, não adiantará em nada: você até terá um produto de cara nova, mas por trás dele ainda estará a mesma empresa com os mesmos problemas de sempre. Para alinhar a nova estratégia ao marketing é preciso ainda parar e analisar com calma, mais uma vez:
- Seu público-alvo: o que ele quer, como ele pensa, como ele age e o que ele espera do seu produto.
- Sua empresa: faça uma nova análise SWOT, estudando seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças, estude a concorrência e veja se a empresa precisa realmente vender mais ou diminuir os gastos.
- Seu produto: crie um diferencial, foque em qualidade e também em um preço atraente para o comprador.
3 – Apostar no aumento de vendas
Antes de sair ofertando preços mais baixos ou de criar expectativas para o mercado, é preciso estar preparado para atender a demanda e não frustrar o cliente. Para isso, procure traçar metas reais, objetivos claros e decidir cautelosamente onde, quanto e como investir para obter um bom resultado.
Só depois de cortar o problema pela raiz é que será possível atingir bons resultados na empresa, alcançar as metas e obter o lucro com o aumento de vendas. Para dar conta de todas essas análises detalhadas, encontrar a raiz do problema e eliminá-lo de vez da sua empresa, uma consultoria com um profissional especializado poderá fazer toda a diferença!
O consultor poderá orientá-lo para os melhores investimentos no seu negócio, além de ter um conhecimento abrangente sobre diversas áreas da empresa como: finanças, vendas, departamento pessoal e etc. Quer saber mais sobre como uma consultoria pode ajudar no diagnóstico do problema da sua empresa? Entre em contato conosco ou deixe seu comentário abaixo!